Buscar

Anatomia do telencéfalo resumo

Prévia do material em texto

Anatomia do telencefalo (Machado) GENERALIDADES
5
Alessandra Rocha Lima
P3 - Medicina
Compreende os dois hemisférios e a lâmina terminal (porção anterior do III ventrículo)
Os dois hemisférios são unidos pelo corpo caloso (fibras comissurais) e possuem os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrículo a partir dos forames interventriculares.
Cada hemisfério tem: 
3 polos -> frontal, occipital e temporal.
3 faces -> dorsolateral (convexa), medial (plana) e inferior ou base (irregular).SULCOS E GIROS. DIVISÃO EM LOBOS
Apresenta depressões (sulcos), que delimitam os giros cerebrais e aumentam a superfície.
Em cada hemisfério, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral e central -> também são chamados de fissuras.
Lateral: inicia na base do cérebro, separando os lobos frontal e parietal (acima) do temporal (abaixo) e vai pra face dorsolateral e termina se dividindo em 3 ramos -> ascendente, anterior (que são curtos e penetram o lobo frontal) e posterior (que é mais longo e termina no lobo parietal).
Central: percorre a face dorsolateral separando os lobos frontal e parietal. Inicia na face medial do hemisfério próximo a borda dorsal e vai em direção ao ramo posterior do sulco lateral (são separados por uma prega cortical). Ladeado pelo giro pré-central (anterior, relacionado a motricidade) e pós-central (posterior, relacionado a sensibilidade).
Temos os lobos frontal, temporal, parietal, occipital e a insula (profundamente ao sulco lateral)
Frontal: localiza-se acima do sulco lateral e na frente do sulco central
Occipital: seu limite anterior é o sulco parietoccipital, o limite dorsolateral é uma linha que une o sulco parietoccipital e a incisura pré-occipital.
Obs: do meio desta linha sai outra em direção ao ramo posterior do sulco lateral e junto com ele limita o lobo temporal do parietal.MORFOLOGIA DAS FACES DOS HEMISFÉRIOS
FACE DORSOLATERAL:
É a maior das faces cerebrais, relaciona-se com todos os ossos da abóboda craniana, contém os 5 lobos cerebrais.
Lobo frontal:
Tem 3 sulcos principais na superfície: pré-central (paralelo ao central, podendo se dividir em 2 segmentos); frontal superior (inicia na parte superior do sulco pré-central e é perpendicular a ele); frontal inferior (parte da parte inferior do sulco pré-central e vai pra frente e pra baixo)
Entre o sulco central e o pré-central está o giro pré central -> principa área motora do cérebro.
Acima do sulco frontal superior, na face medial está o giro frontal superior.
Entre o sulco frontal superior e o inferior está o giro frontal médio.
Abaixo do sulco frontal inferior está o giro frontal inferior -> dividido pelos ramos ant e asc do sulco lateral em orbital (abaixo do ramo anterior), triangular (entre o anterior e o ascendente) e opercular (entre o ascendente e o sulco pré-central).
Obs.: no giro frontal inferior do hemisfério esquerdo (de Broca) se localiza uma das áreas de linguagem.
Lobo temporal:
Está na face dorsolateral e tem 2 sulcos principais: temporal superior (inicia próximo ao polo temporal, ficando paralelo ao ramo posterior do sulco lateral e terminando no lobo parietal); temporal inferior (paralelo ao sulco temporal superior sendo geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas).
Entre o sulco lateral e o temporal superior está o giro temporal superior
Entre o sulco temporal superior e o temporal inferior está o giro temporal médio
Abaixo do sulco temporal inferior está o giro temporal inferior, que se limita com o sulco occipito-temporal (face inferior)
Afastando os lábios do sulco lateral -> parte do giro temporal superior. A porção posterior a esse assoalho é atravessada pelos giros temporais transversos e o mais evidente deles é o temporal transverso anterior (área da audição).
Lobo parietal:
Apresenta dois sulcos principais: pós-central (paralelo ao central, frequentemente dividido em dois segmentos); intraparietal (geralmente perpendicular ao pós-central, terminando atrás no lobo occipital).
Entre o sulco central e o pós-central está o giro pós central (área somestésica).
O sulco intraparietal separa o lóbulo parietal superior do inferior ( que tem dois giros: giro supramarginal -> curvado em torno da extremidade do ramo posterior do sulco lateral; e o giro angular (curvado em torno da porção terminal e ascendente do sulco temporal superior)
Lobo occipital:
Parte pequena e inconstante da face dorsolateral
Ínsula
Afasta-se os lábios do sulco lateral na fossa no fundo está localizada a ínsula, que cresce menos que os demais durante o desenvolvimento.
Tem forma crônica e apresenta os sulcos: circular da ínsula, central da ínsula; E os giros: curtos e longo da ínsula.
FACE MEDIAL
Para visualização é necessário secção no plano sagital mediano.
Corpo caloso: é a maior comissura inter-hemisférica, formado por fibras mielínicas que cruzam o plano mediano e entram no centro branco medular do cérebro unindo áreas simétricas do córtex de cada hemisfério.
Aparece como uma lâmina branca arqueada dorsalmente -> tronco do corpo caloso; E se dilata no esplênio do corpo caloso; E se flete anteriormente em direção a base -> joelho do corpo caloso.
O joelho se afila pra formar o rostro do corpo caloso e termina na comissura anterior (inter-hemisférica), entre ela e o quiasma óptico temos a lâmina terminal (substância branca que une e limite anterior do III ventrículo)
Fórnix: situado abaixo do esplênio do corpo caloso e arqueado para a comissura anterior. É um feixe de fibras constituído por duas metades laterais simétricas.
A porção intermedia, onde as duas metades se unem -> corpo do fórnix
Extremidades que se afastam -> colunas do fórnix (anterior) e pernas do fórnix (posterior)
Obs: as colunas terminam no corpo mamilar correspondente
As pernas penetram de cada lado no corno inferior do ventrículo lateral e se ligam ao hipocampo.
Entre o corpo caloso e o fórnix encontra-se o septo pelúcido -> tecido nervoso que separa os ventrículos laterais.
Lobo occipital: tem 2 sulcos importantes na face medial
Sulco calcarino: inicia abaixo do esplênio do corpo caloso e se arqueia em direção ao polo occipital, nos seus lábios localiza-se a área visual (estriada -> estria branca visível)
Sulco parietoccipital: profundo. Separa o lobo occipital do parietal e encontra o sulco calcarino.
Entre o sulco parietoccipital e o calcarino está o cúneus. Abaixo do calcarino está o giro occipito-temporal medial (continua anteriormente com o giro para-hipocampal -> lobo temporal)
Lobos frontal e parietal: existem dois sulcos que passam do frontal pro parietal
Sulco do corpo caloso começa abaixo do rostro do corpo caloso, contorna o tronco e o esplênio e continua com o sulco do hipocampo (l. temporal)
Sulco do cíngulo: paralelo ao s. do corpo caloso, sendo separados pelo giro do cíngulo. Termina posteriormente em dois ramos -> marginal (vai pra margem superior do hemisfério) e subparietal (continua em direção ao sulco do cíngulo).
Do sulco do cíngulo a margem superior do hemisfério -> sulco paracentral. Ele delimita junto com o sulco do cíngulo e seu ramo marginal o lóbulo paracentral.
Obs.: nas partes anterior e posterior do lóbulo paracentral estão localizadas, respectivamente, áreas motoras e sensitivas da perna e do pé.
Área septal -> abaixo do rostro do corpo caloso e anterior a lamina terminal. É considerada um dos centros de prazer.
FACE INFERIOR
Pode ser dividida em duas partes: uma pertence ao lobo fontal e repousa sobre a fossa anterior do crânio e a outra (maior) pertence quase toda ao lobo temporal, repousando sobre a fossa média e tenda do cerebelo.
Lobo temporal: apresenta 3 sulcos principais longitudinais da borda lateral pra medial:
Sulco occipto-temporal: limita o giro temporal inferior com o sulco temporal inferior. Quase sempre forma a borda lateral do hemisfério. Medialmente limita o giro occipito-temporal com o sulco colateral.
Sulco colateral: inicial próximo ao polo occipital e limita o giro occipito-temporalmedial com os sulcos calcarino e delimita o giro para-hipocampal com o sulco do hipocampo, a parte anterior desse gro se curva em torno desse sulco pra formar o úncus. O s. colateral pode ser contínuo com o rinal (separa a parte anterior do giro para-hipocampal do l. temporal) e esses separam o paleocórtex (medial) do neocórtex (lateral).
Sulco do hipocampo: inicia no espênio do corpo caloso e vai pro polo temporal, onde separa o giro para-hipocampal do úncus.
O giro para-hipocampal se liga ao do cíngulo por meio do ístimo do giro do cíngulo.
Giro para-hipocampal + úncus + istmo do giro do cíngulo + giro do cíngulo = lobo límbico
Área entorrinal -> parte anterior do g. para-hipocampal que é importante pra memória. Uma das primeiras a serem lesadas pelo Alzheimer.
Lobo frontal 
A face inferior apresenta o sulco olfatório, de direção anteroposterior, medialmente a esse sulco encontra-se o giro reto (que continua dorsalmente como giro frontal superior). O resto da face inferior -> sulcos e giros orbitários.
Rinencéfalo -> formações relacionadas a olfação na face inferior do lobo frontal.
Bulbo olfatório dilatação de substância cinzenta que se continua posteriormente com o trato olfatório, ambos no sulco olfatório. O bulbo recebem filamentos que atravessam a lamina crivosa do etmoide e constituem o n. olfatório. 
Posteriormente o trato se bifurca e forma as estrias olfatórias lateral e medial, que delimitam o trígono olfatório. Atrás desse trigono e anteriormente ao trato óptico está a substância perfurada anterior (vasos).MORFOLOGIA DOS VENTRÍCULOS LATERAIS
.
Ventrículos laterais direito e esquerdo -> cavidades revestidas de epêndima, contendo líquor e que se comunicam com o III ventrículo pelo forame interventricular.
A capacidade deles varia de pessoa pra pessoa mas apresenta sempre: parte central e 3 cornos, correspondente a 3 polos do hemisfério.
As partes que se projetem nos lobos são: l. frontal -> corno anterior; l. occipital -> c. posterior; l. temporal -> c. inferior.
Todas as partes do ventrículo têm o teto formado pelo corpo caloso, exceto o corno inferior.
Se remover c. caloso expõe a cavidade.
MORFOLOGIA DAS PAREDES VENTRICULARES
Corno anterior: situa-se adiante do forame interventricular. Sua parede medial é vertical e constituída pelo septo pelúcido (separa os cornos anteriores dos ventrículos lat.). O assoalho forma a parede lateral e é constituído pela cabeça do núcleo caudado. O teto e o limite anterior são formados pelo corpo caloso.
Parte central: dentro do l. parietal, do forame interventricular até o esplênio do corpo caloso atrás, onde a cavidade se bifurca no corno inf e post -> trígono colateral. O teto é formado pelo corpo caloso e a parte medial pelo septo pelúcido. O assoalho une-se ao teto no ângulo lateral e é formado por -> fórnix, plexo corioide, face dorsal do tálamo, estria terminal e núcleo caudado.
Corno posterior: pra dentro do l. occipital, suas paredes são quase todas formadas pelo corpo caloso.
Corno inferior: vai em direção ao polo temporal a partir do trígono colateral. O teto é formado por substância branca e na margem medial a cauda do núcleo caudado (na extremidade observa-se a amigdala cerebral -> emoções, medo) e a estria terminal. Assoalho apresenta a eminência colateral (sulco colateral) e o hipocampo medialmente.
O hipocampo está acima do giro para-hipocampal e é constituído do arquicórtex. Se liga as pernas do fórnix pela fímbria do hipocampo (borda medial) e na margem dessa está o giro denteado (substância cinzenta). O hipocampo se liga lateralmente ao giro para-hipocampal pelo subiculum (função de memória).
PLEXOS CORIOIDES DOS VENTRÍCULOS LATERAIS
O plexo da parte central se continua com o do III ventrículo pelo forame interventricular e acompanhando o fórnix vai pro corno inferior. Os cornos anterior e posterior não tem plexo.ORGANIZAÇÃO INTERNA DOS HEMISFÉRIOS
Cada hemisfério tem uma camada superficial de substância cinzenta e um centro de substância branca (centro branco medular do cérebro), dentro da qual existem massas de subs. cinzenta -> núcleos da base do cérebro.
NÚCLEOS DA BASE
Aglomerados de neurônios existentes na porção basal do cérebro, sendo eles: núcleo caudado, núcleo lentiforme (putâmen e o globo pálido), claustrum, amigdala e núcleo accumbens.
Núcleo caudado: massa de substância cinzenta relacionada com os ventrículos laterais. Sua extremidade anterior -> cabeça do núcleo caudado, que se funde com a parte anterior do putâmen (estriado -> motricidade). Segue-se o corpo do n. caudado, a cauda do n. caudado, que vai até a extremidade do corno inferior.
Núcleo lentiforme: situa-se profundamente no interior do hemisfério, medialmente se relaciona com a cápsula interna (que o separa do núcleo caudado e tálamo), lateralmente relacionado com o córtex da insula (separado dele por subs. branca e claustrum). É dividido em putâmen e globo pálido por substância branca.
O putâmen (mais lateral) é maior que o globo pálido (medial) e esse tem coloração mais clara por causa das fibras mielínicas. O globo pálido é dividido por uma lâmina de substância branca em porção lateral e medial e tem função motora.
O núcleo caudado e o lentiforme constituem o corpo estriado dorsal
Claustrum: esta situado entre o córtex da ínsula (separado desse pela cápsula extrema) e o núcleo lentiforme (separado desse pela cápsula externa)
 Da face lateral até o ventrículo: córtex da ínsula, cápsula extrema, claustrum, cápsula externa, putâmen, globo pálido, cápsula interna, tálamo e III ventrículo.
Amigdala: Situada no polo temporal em relação com a cauda do núcleo caudado. Faz saliência no teto do corno inferior do ventriculo lateral. Está relacionada com emoções, especialmente medo.
Núcleo accumbens: situado na zona de união entre o putâmen e a cabeça do n. caudado, integrando com eles o corpo estriado ventral. Área de prazer.
CENTRO BRANCO MEDULAR DO CÉREBRO:
Formado por fibras mielínicas divididas em dois grupos: projeção (liga o córtex a centros subcorticais) e associação (une áreas corticais de partes diferentes do cérebro). Entre as fibras de associação estão as que unem áreas simétricas dos hemisférios constituindo 3 comissuras telencefálicas: corpo caloso, comissura anterior e comissura do fórnix.
As fibras de projeção estão em dois feixes: fórnix (une do córtex do hipocampo ao corpo mamilar) e a cápsula interna (contém a maioria das fibras que entram e saem do córtex)
Acima do nível dos núcleos lentiforme e caudado, as fibras da capsula interna constituem a coroa radiada.
Na cápsula interna distingue-se: perna anterior (entre a cabeça do n. caudado e o n. lentiforme) e perna posterior (entre o n. lentiforme e o tálamo). Quando essas pernas se encontram formam o joelho da cápsula interna.PESO DO ENCÉFALO
Medido pelo coeficiente de encefalização K -> aumenta na medida que se sobe na escala zoolígica e quanto maior o peso do animal

Continue navegando