Buscar

psicologia da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aprendizagem 
	
	Sabemos , que a aprendizagem faz parte da nossa história , mas afinal , o que significa aprendizagem ?. São inúmeros os estudiosos e as teorias que explicam seu conceito , embora as teorias sejam diferentes umas das outras , elas contribuem e explicam nossos questionamentos .
	Segundo o psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner (1904) , a “aprendizagem é uma mudança na probabilidade da resposta , devendo especificar sob as quais ela acontece”, para Skinner, a palavra chave de aprendizagem é “comportamento” , pois a mesma concentra-se na capacidade de estimular , ou reprimir comportamentos desejáveis ou indesejáveis . A aprendizagem ocorre através de estimulos e reforços , de modo que se torna mecanizada . No processo de aprendizagem , Skinner destaca o professor , que segundo ele tem um papel muito importante neste contexto . 
	Já o psicólogo russo Lev Semenovitch Vygotsky (1896) a “aprendizagem é o processo pelo qual o sujeito adquire informações , habilidades , atitudes e valores , a partir do seu contato com a realidade , o meio ambiente e as outras pessoas . Ao contrário de Skinner , a palavra chave de aprendizagem , segundo Vygotsky é “interação social” , ou seja, a aprendizagem é uma experiência social , a qual é mediada pela interação entre linguagem e ação . Vygotsky afirma também , que a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP (zona de desenvolvimento proximal) , onde o conhecimento real , é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho , e o potêncial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar .
O pensador alemão Kurt Lewin (1892) , afirma que a aprendizagem “é um conceito complexo e que se traduz em diferentes tipos de comportamentos , percebemos que por trás da palavra “aprendizagem” estão implícitas várias significações , tais como : aprendizagem como mudança na estrutura cognitiva . Ele também previa aprendizagem como “uma mudança na área físico – biológica de uma pessoa , mudanças que estaria ligada á maturidade biológica , e muito importante na aquisição de habilidades específicas , em que área motora é principal .
	Os teóricos que se dedicaram ao estudo da aprendizagem , consideram seu conceito como único , e definem – a como cognitiva , ligada apenas ao conhecimento racional . A aprendizagem foi tomada como um modelo explicativo do comportamento humano , cujo os principais são considerados universais no homem . 
	Essas teorias permanecem vivas no espaço psíquico , e são de suma importancia , pois possibilitam aos acadêmicos e profissionais de psicologia , e de outras áreas , a ter um amplo conhecimento e ter a oportunidade de conhecer os teoricos e suas teorias , e é direito de cada um escolher a teoria que melhor lhe cabe.
	Referências : http://pt.slideshare.net/k4akis/falando-de-aprendizagem?related=1
	http://pt.slideshare.net/joaomaria/teorias-da-aprendizagem-2475571?related=1
	http://www.infoescola.com/pedagogia;teoria-de-aprendizagem-de-skinner
	http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/

Outros materiais