Buscar

Método_Kabat

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Método Kabat
Facilitação neuromuscular proprioceptiva
Breve Histórico
O método kabat está incluído no grupo da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e foi desenvolvido pelos norte-americanos Herman Kabat, médico e Margaret Knott, fisioterapeuta, entre 1946 e 1951. Trata-se de um recurso terapêutico cinético que utiliza o estímulo da sensibilidade proprioceptiva para aumentar a força, flexibilidade e coordenação, melhorando a qualidade do movimento. Sendo que o nome imposto pelo método já subentende sobre a sua mecânica, onde facilitação refere-se a tornar mais fácil. Neuro muscular é um envolvimento de nervos e músculos e proprioceptivo são receptores sensitivos que fornecem informações a respeito de movimento e posicionamento corpóreo.
Método Kabat
Nesta técnica, enfatiza-se a reeducação seletiva dos elementos motores individuais por meio do desenvolvimento neuromuscular, através da estimulação dos receptores que iram favorecer a estabilidade articular e mobilidade coordenada. Os objetivos do método são, portanto, aumentar ou recuperar a potência muscular, aumentar a velocidade de execução do movimento, melhorar a precisão do movimento e recuperar e/ou melhorar a função estabilizadora.
 O método Kabat utiliza sempre a unidade motora - (motoneurônio mais fibras musculares por ele inervadas) que trabalha em relação ser do tudo ou nada.
Método Kabat
 As técnicas utilizam contrações musculares concêntricas, excêntricas e estáticas, combinadas com resistência propriamente graduada e procedimentos facilitatatórios adequados, todos ajustados para atingir as necessidades de cada paciente. Baseando-se nisto a facilitação neuromuscular proprioceptiva envolve uma serie de princípios que devem ser seguidos, a fim de que seu método seja executado de forma fidedigna. Para que assim possam obter os objetivos esperados, os quais estão associados à neuroplasticidade, que ira favorecer o alongamento muscular, fortalecimento muscular, propriocepção e coordenação. 
Objetivo
 O objetivo das técnicas de FNP é promover o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.
Técnicas Básicas
Contato manual 
Comandos e comunicação
Estiramento (EST)
 - Estimulo
 - Reflexo de estiramento
 - Tração e aproximação
Resistência Máxima
Sincronização
 - Sincronização para ênfase 
Contato Manual
Os contatos manuais usam pressão como um mecanismo de facilitação.
 O contato deve informar ao paciente a correta direção do movimento, a pressão aplicada no músculo incrementa sua capacidade de contração. Colocar pressão em oposição à direção do movimento, em qualquer ponto do membro, estimulará a musculatura sinérgica, reforçando assim a contração.
Comando e Comunicação
Contatar manualmente a pele do paciente, dizer a ele o que fazer, e orientar a visão para direcionar o movimento são meios de comunicação.
Visão: ajuda o paciente a controlar e corrigir sua posição e seu movimento. 
 O terapeuta deve usar comandos mais altos quando uma contração muscular de maior intensidade é desejada, usar um tom mais calmo quando o objetivo é o relaxamento ou alivio da dor. 
O terapeuta deve preparar o paciente para a ação, dizer ao paciente para começar a ação e orientar o paciente como corrigir ou modificar a ação.
Reflexo de Estiramento
O reflexo de estiramento pode ser usado para iniciar o movimento voluntário, assim como para aumentar a força e intensificar uma resposta mais rápida dos movimentos fracos. Mesmo nos músculos paralisados pode haver resposta diante a um reflexo. 
Tração e Aproximação
A tração é a separação das superfícies articulares, e a aproximação é compressão das mesmas.
Tração: Promover movimento.
Aproximação: Promover estabilidade.
Resistência 
 É usada para facilitar a habilidade do músculo em se contrair, aumentar o controle motor, ajudar o paciente a adquirir consciência dos movimentos e aumentar a força muscular.
Sincronização
Sincronização é a seqüência dos movimentos. A sincronização para a ênfase envolve a modificação da seqüência normal dos movimentos para enfatizar um músculo em particular ou uma atividade desejada.
Técnicas Específicas
Contrações Repetidas (CR)
Movimento ativo manter-relaxar (MAMR)
Contrair-relaxar (CRx)
Contrações Repetidas (CR)
A repetição de atividade é necessária para o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento de força e resistência.
Para enfatizar a resposta de um componente fraco de um padrão, ou de um padrão fraco, o movimento é repetido até que o paciente atinja a fadiga na execução do mesmo.
Movimento ativo manter-relaxar
Contrações isométricas resistidas, seguida de relaxamento.
O terapeuta ou o paciente move a articulação ou o segmento corporal até o final da sua amplitude ou até o ponto com ausência de dor, é preferível que o movimento seja ativo. O terapeuta deve resistir se não causar dor. 
O terapeuta solicita uma contração isométrica do músculo encurtado ou do padrão (antagonista), com ênfase na rotação, a resistência é aumentada gradativamente. Terapeuta e paciente não têm intenção de movimento. Após manter a contração por tempo suficiente (pelo menos 5 segundos), o terapeuta pede ao paciente que relaxe e, ambos, terapeuta e paciente, relaxam. A articulação ou o segmento corporal são reposicionados, ativa ou passivamente, até o novo limite da amplitude
Contrair-relaxar
Contrações isotônicas resistidas dos músculos encurtados, seguidas de relaxamento e de movimento na amplitude adquirida.
Descrição:
·        O terapeuta ou o paciente move a articulação até o final da sua amplitude passiva.
·        O paciente deve realizar uma forte contração do músculo encurtado;
·        Permite-se um pequeno movimento para se certificar que todos os músculos a serem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais