Buscar

histórico do nutricionista parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 04 – Histórico do Nutricionista e Áreas de Atuação 
OBJETIVO: Conhecer como ocorreu o surgimento e evolução do nutricionista no Brasil, bem como a expansão das áreas de atuação.
No cenário mundial, o surgimento do campo da Nutrição é relativamente recente – início do século XX. Foi no período entre as duas Guerras Mundiais, tanto em países da Europa, como da América do Norte e, posteriormente da América Latina, foram criados os primeiros centros de estudos e pesquisas, os primeiros cursos para formação profissional especialista e as primeiras agências condutoras de medidas de intervenção nutricional.
O responsável pela emergencia da Nutrição na América Latina foi o medico argentino Pedro Escudero (estudamos as Leis da Alimentação de Pedro Escudero em aulas anteriores).
Ele foi o criador do Instituto Nacional de Nutrição em 1926, da Escola Nacional de Dietistas em 1933 e do curso de medicos “dietólogos” da Universidade de Buenos Aires.
No Brasil, a Nutrição emergiu entre 1930 e 1940, como parte integrante do projeto de modernização da economia brasileira. No entanto, existe certa divergência em relação aos marcos emergenciaisda Nutrição no Brasil. 
O livro Higiene Alimentar, de autoria de Eduardo Magalhães foi publicado em 1908, além de pequisas anteriores a respeito de doenças carenciais relacionadas à alimentação e de hábitos alimentares da população brasileira desenvolvidas pelos médicos Gama Lobo sobre “avitaminose A” e Nina Rodrigues sobre o consumo de farinha de mandioca. 
A partir de 1940 surge o campo da Nutrição Clínica (Dietoterapia), considerada a especialização matriz do campo da Nutrição dentro do contexto mundial. Nesse campo, o conceito principal é o “alimento como agente de tratamento”.
Nesse sentido, Vasconcelos (2002) fez uma análise histórica da Nutrição no Brasil, mostrando a trajetória da profissão no Brasil dividida em quatro fases distintas. Mostraremos aqui de forma resumida essas fases. Posteriormente, recomendamos a leitura do artigo O Nutricionista no Brasil: uma análise histórica, para melhor compreensão dessas fases.
FASE DA EMERGÊNCIA DA PROFISSÃO: de 1939 à 1949, é marcada pela criação do primeiro curso de Nutrição da Universidade de São Paulo. Surge nesse período a primeira Sociedade Brasileira de Nutrição (SBN), entidade de caráter técnico científico e cultural que passaria a defender os interesses dos profissionais do setor, particularmente, dos medicos nutrólogos. Em 1944 é criada a primeira revista científica brasileira neste campo, denominada Arquivos Brasileiros de Nutrição. Foi em 31 de agosto de 1949 que fundou-se a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN); primeira entidade brasileira criada com o intuito de representar e defender os interesses dos nutricionistas/dietistas. Em função disso, a data 31 de agosto passou a ser comemorada como o “Dia do Nutricionista”.
FASE DA CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSÃO: de 1950 à 1975, é caracterizada tnato pela ampliação do número de cursos, de nutricionistas e das areas de atuação, quanto pela luta para regulamentação da profissão. A luta pelo reconhecimento do curso de nutricionista como de nível superior levou cerca de 10 anos. Foi em 1962, que o Conselho Federal Educação reconheceu os Cursos de Nutricionistas como de nível superior. Já a regulamentação da profissão ocorreu em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada a Lei no. 5.276.
FASE DA EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO: de 1976 à 1984, se destaca por dois fatos: instituição do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pelo Insituto Nacional de alimentação e Nutrição INAN), com repercussão fundamental na aceleração do processo de criação de novos cursos (de sete cursos existentes até então, saltou para 30 cursos de Nutrição no Brasil), e a criação dos Conselhos Federal (CFN) e Regionais (CRN), em 1978. Até então, os nutricionistas brasileiros estavam sob a responsabilidade dos órgãos regionais de fiscalização da Medicina.
FASE DA REPRODUÇÃO AMPLIADA: de 1985 à 2000, é caracterizada pelo crescente processo de mobilização e politização da categoria, que resultou na realização de importantes eventos técnico científicos. Destaca-se também a ampliação dos campos de atuação profissional, gerando a necessidade permanente de atualização, bem como a adoção de novos conhecimentos em ferramentas tecnológicas, na area de informática.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
VASCONCELOS F.A.G. O nutricionista no Brasil: uma análise histórica. Rev Nutr, Campinas, SP, v. 15, n.2, p. 127-138, maio/ago. 2002.
Exercícios
O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi instituido em função da criação do primeiro curso de Nutrição. Esta correta essa informação?
( ) Sim. (Não, foi não acertou!) O primeiro curso de nutrição foi criado no início da década de 1940.
( ) Não. (Você acertou!) O Dia do Nutricionista foi estabelecido a partir da surgimento da Associação Brasileira de Nutricionistas.
Analisando a Tabela 1 do artigo “O Nutricionista no Brasil”, responda corretamente:
( ) De 1975 a 2000, o total de cursos de Nutrição existentes no Brasil aumentou de 7 para 22. (Resposta incorreta! O total de cursos saltou de 7 para 106 nesse período)
( ) De 1975 o número de vagas disponíveis nos cursos de Nutrição, de escolas públicas e privadas, aumentou de 570 para 8000. (Resposta correta!)

Continue navegando