Buscar

aula historico do nutricionista parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 5: Histórico do Nutricionista e Áreas de Atuação
OBJETIVO: Identificar a função principal do nutricionista, as diversas áreas de atuação do nutricionista, bem como conhecer o conteúdo do Juramento do Nutricionista.
O QUE É SER NUTRICIONISTA?
Toda profissão, devidamente regulamentada, dispõe de um Código de Ética, a fim de estabelecer e normatizar regras e condutas éticas para exercício da profissão.
Segundo o Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN No.334/2004), no Capítulo I – Dos Princípios Fundamentais - temos:
Art. 1°. O nutricionista é profissional de saúde, que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade.
Art. 2°. Ao nutricionista cabe a produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos que regem a prática científica e a profissão.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
A profissão de nutricionista assumiu posição de destaque na área de saúde e se expandiu para os campos de interface da Alimentação e Nutrição com as demais ciências.
No campo de atuação específica novos espaços se abriram e a participação conjunta em outras áreas é cada vez mais, surpreendentemente, diversificada.
De acordo com a Resolução CFN No. 380/2005, estabeleceu-se como áreas de atuação do nutricionista as seguintes:
I. Alimentação Coletiva - atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como tal entendidas as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissarias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador;
II. Nutrição Clínica - atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos Spa e quando em atendimento domiciliar;
III. Saúde Coletiva - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária;
IV. Docência - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição;
V. Indústria de Alimentos - atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição;
VI. Nutrição em Esportes - atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares;
VII. Marketing na área de Alimentação e Nutrição - atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição.
Outras áreas de atuação do nutricionista poderão surgir nos próximos anos. Nesse caso, serão objeto de estudo e avaliação, a critério do Conselho Federal de Nutricionistas e devidamente divulgadas.
JURAMENTO DO NUTRICIONISTA
O juramento da profissão representa o compromisso ético e moral do profissional ao assumir o início de sua atuação
“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona."

(Juramento Oficial do Nutricionista - Resolução CFN nº 382/2006).
Saiba mais: www.cfn.org.br
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1) Resolução CFN No.334/2004 – Código de Ética do Nutricionista. Disponível em http://www.cfn.org.br.
2) Resolução CFN No. 382/2006 – Juramento do Nutricionista. Disponível em http://www.cfn.org.br.
3) Resolução CFN No. 380/2005 – Áreas de Atuação do Nutricionista. Disponível em http://www.cfn.org.br.
EXERCÍCIOS
Assinale a alternativa correta em relação às áreas de atuação do nutricionista.
( ) A atuação do nutricionista junto à comissarias e hotelaria marítima fazem parte da área de atuação denominada Nutrição em Hotelaria.
(Não. A atuação em comissárias e hotelaria marítima fazem parte da grande área denominada Alimentação Coletiva.
( ) O nutricionista que atua na área clínica pode trabalhar, entre tantos locais em Spas. (Correto. A atuação junto a Spas faz parte da grande área denominada Nutrição Clínica).
Assinale a alternativa correta em relação às áreas de aruação do nutricionista.
( ) O nutricionista não pode atuar no desenvolvimento de produtos alimentícios, apenas o engenheiro de alimentos. (Incorreto! O nutricionista pode atuar em indústria de alimentos, no desenvolvimento de novos produtos).
( ) O nutricionista pode lecionar em cursos Técnicos de Nutrição e cursos de graduação em Nutrição. (Correto! Dentro da área de docência, essa prática está incluída).

Outros materiais