Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Caso concreto 01

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CASO CONCRETO 1
O professor Romeu Laport foi ao quadro e escreveu a seguinte frase da autoria de um tal de Miguel Reale: "Aos olhos do homem comum o Direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros. Assim sendo, quem age de conformidade com essas regras comporta-se direito; quem não o faz, age torto". A seguir, virou-se para os alunos e falou: - Esta frase contém um dos possíveis sentidos para o vocábulo direito. Quais os outros significados que vocês conhecem? Ajude os alunos a responder a questão, a partir dos ensinamentos obtidos no Capítulo 1- Noções Iniciais, do livro didático.
No caso em questão o professor utilizou o termo direito como norma ou conjunto de normas, normas estas jurídicas ou, especificamente, às leis. Como estudamos em sala de aula estas normas ou leis por não fazerem parte do ser humano (sujeito/subjetivo) classifica-se este direito das normas como sendo o direito objetivo. Existem outras formas ou expressões em que a palavra direito surge no significado “conjunto de normas”:
Direito positivo (conjunto de normas criadas, ou postas, por decisão);
Direito natural (conjunto de normas que deriva da natureza);
Direito costumeiro (conjunto de normas que deriva dos hábitos);
Direito estatal (conjunto de normas positivado pelo Estado); 
Direito não-estatal (conjunto de normas não positivado diretamente pelo Estado).
Falamos do direito quanto extrínseco ao ser, e quando este direito é intrínseco ao homem ou quando este direito significa poder ou faculdade? Sendo o direito pertinente e intrínseco do sujeito?
A este chamamos de direito subjetivo. 
Em caso como este a palavra é usada para indicar o poder que pertence a uma pessoa individual ou coletiva. Utilizamos o termo nesse sentido, por exemplo, nas seguintes frases: o comprador tem o direito de receber a coisa comprada, o credor tem o direito de cobrar a dívida, o réu tem o direito de apresentar a contestação.
Pelo fato de o poder sempre pertencer a uma pessoa, a um sujeito, utiliza-se a expressão “direito subjetivo”. Deve-se esclarecer que hoje em dia estes direitos se complementam. O Estado por meio do direito objetivo cria normas que assegurem os direitos subjetivos.
Parece estranho, mas todavia já houve descompassos entre o direito positivo e subjetivos, por exemplo os períodos da Revolução Francesa, ou mesmo Brasil colônia.
Também devemos lembra de quando o direito significa de acordo com a justiça, conforme a justiça ou devido por esta. Quando é dito que praticar determinado ato não é direito, por exemplo; “furtar não é direito”, ou viver em certa situação “passar fome não é direito”, estamos dizendo que não é certo, que não é justo e que não esta de acordo ou conforme a justiça. Mesmos sem um caso concreto temos idéia de que quem emprestou algum objeto ou recursos tem direito a tê-lo devolvido.
Então deixando claro, no sentido de justiça, podemos usar a palavra direito para: 
1. Avaliar um fato conforme o critério do justo; 
2. Indicar que um bem é devido a uma pessoa como exigência da justiça.
Outro sentido para a palavra seria aquele que repetimos quando nos referimos ao que estudamos na graduação, estudamos direito como conjunto de disciplinas diferenciadas e com metodologias, o direito feito pelos alunos não é a norma ou a justiça, mas a ciência.
Por fim, há um significado sociológico da palavra “direito”. Entre os fatos sociais estudados pelo sociólogo, existem fatos religiosos, econômicos, políticos e, também, os jurídicos. Trata-se de um setor da vida social, com características próprias, também chamado de direito.
Os significados aqui apresentados não esgotam as possibilidades de definições do “direito”. 
Em outros campos do saber, a palavra indica reta (segmento direito), perfeição aritmética (cálculo direito), perfeição moral (homem direito) ou, simplesmente, um dos lados de qualquer coisa (lado direito, oposto ao esquerdo). 
Referências:
BETIOLI, Antonio Bento. Introdução ao Direito. São Paulo: Saraiva. (Lição VIII)
MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. São Paulo: RT. (cap. 1 – o conceito de direito)
QUESTÃO OBJETIVA
Resposta correta Letra C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes