Buscar

A BNCC e a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental MODULO 2

Prévia do material em texto

Título:
Curso:
Disciplina:
Módulo:
Tipo:
Atividade Avaliativa - BNCC e a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental
A BNCC E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA (60h)
A BNCC e a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental
Módulo 2
AA
   1)  Conforme o conteúdo a abordagem do conteúdo desta disciplina, 
no que se refere a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) podemos afirmar que: 
A BNCC é um documento de caráter sugestivo que define as aprendizagens que são essenciais a todos os estudantes, exclusivamente em sua trajetória pela educação básica.
A BNCC é um documento de caráter ilustrativo que não define as aprendizagens que são essenciais a todos os estudantes, durante sua trajetória pela educação básica.
A BNCC é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens que são essenciais a todos os estudantes, durante sua trajetória pela educação básica.
A BNCC é um documento de caráter representativo que define as aprendizagens que não são essenciais a todos os estudantes, durante sua trajetória pela educação básica.
   2)  A LDB 9394/96 define como estudantes que fazem parte do grupo com Necessidades Educacionais Especiais (NEE),aqueles que: 
Apresentam Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) / Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades ou Superdotação, conforme redação do artigo 59 dada pela Lei nº 12.796, de 2013.
Apresentam exclusivamente as Dificuldades de Motoras, sem atentar-se as NEE, conforme redação do artigo 59 dada pela Lei nº 12.796, de 2013.
Apresentam exclusivamente os Transtornos auditivos, sem atentar-se às NEE e as SRM, conforme redação do artigo 59 dada pela Lei nº 12.796, de 2013.
Apresentam exclusivamente a Deficiência Visual, conforme redação do artigo 59 dada pela Lei nº 12.796, de 2013.
   3)  Os processos educativos devem ser construídos de maneira 
cuidadosa e intencional, a fim de promover: 
desgaste dos processos de aprendizagem.
 aprendizagens significativas e sintonizadas com o perfil de aprendizagem de cada estudante, para que estes tenham a possibilidade de se tornarem pessoas autônomas e capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas.
aprendizagem superficial a qual impossibilite o desenvolvimento da autonomia.
exclusivamente a aprendizagem coletiva de forma exaustiva e sem sintonia com os contextos vivenciados pelos estudantes.
   4)  
Em consonância com a Lei 9394/96, a BNCC, enquanto instrumento que exige uma escola aberta a pluralidade e a diversidade, prevê que a experiência escolar seja acessível, eficaz e agradável a todos os estudantes, com garantia de que estes possam aprender, tendo, efetivamente, acesso ao conhecimento veiculado pela escola. Nesse sentido, a BNCC exige: 
Que a escola desenvolva um olhar tradicional para as questões centrais do processo educativo, ocasião em que levanta pontos para reflexão: o que o estudante deve aprender; para que aprender; como ensinar; como não promover redes de aprendizagem colaborativa; como avaliar o aprendizado.
Que a escola desenvolva um olhar contemplativo para as questões centrais do processo educativo, sem levantar pontos para reflexão: o que o estudante deve aprender; para que aprender; como ensinar; como promover redes de aprendizagem colaborativa; como avaliar o aprendizado.
Que a escola desenvolva um olhar inovador e inclusivo para as questões centrais do processo educativo, ocasião em que levanta pontos para reflexão: o que o estudante deve aprender; para que aprender; como ensinar; como promover redes de aprendizagem colaborativa; como avaliar o aprendizado.
Que a escola desenvolva um olhar penalizado e vitimizado para as questões centrais do processo educativo, ocasião em que levanta pontos para reflexão: o que o estudante deve aprender; para que aprender; como ensinar; como promover redes de aprendizagem colaborativa; como avaliar o aprendizado.
   5)  
Uma proposta curricular pensada para todos os alunos, adequada às diferentes formas de aprender e não um currículo que tenha por base que o estudante deverá a ele se adaptar:
 é uma proposta que contempla a inflexibilidade curricular.
é uma proposta que contempla a aplicação curricular fixa.
 é uma proposta que contempla a materialização curricular engessada.
 é uma proposta que contempla a flexibilização curricular.
   6)  
Qual é o termo utilizado por Bersch, (2017) para “[...] identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.”.
Tecnologias Demonstrativas.
Tecnologias Relativas.
Tecnologias Assistivas.
Tecnologias Afirmativas.
   7)  
A flexibilização curricular prevê a construção de:
um currículo inclusivo e um trabalho pedagógico centrado em um planejamento que priorize os conteúdos, priorizando o aumento financeiro da escola.
um currículo facilitador e um trabalho pedagógico centrado em um planejamento rígido, que priorize a desigualdade de direitos.
um currículo sem flexibilização e com trabalho pedagógico centrado no planejamento financeiro da escola.
um currículo inclusivo e um trabalho pedagógico centrado em um planejamento que priorize a igualdade de direitos, e que consiga reverter a situação de exclusão escolar, que é histórica.
   8)  
Complete o texto a seguir com uma das opções abaixo. As ................................. atendem aos requisitos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, buscando garantir o direito dos estudantes com NEE à educação, a partir da adoção de medidas que garantam a participação destes, em igualdade de condições com aqueles que não apresentam NEE, em todo o processo educacional. 
 Redes gestoras de atendimento.
Redes de apoio.
Redes conetoras.
Redes distributivas.
   9)  
Modalidade de Educação Especial oferecida, de forma suplementar ou complementar, aos estudantes com NEE, no turno oposto ao que estão matriculados nas turmas comuns.  
Atendimento Educacional Especializado.
Classe de reforço.
Aulas de recuperação paralela.
Atendimento pela direção escolar.
   10)  
Diz respeito à seleção de materiais, ferramentas e estratégias a serem utilizadas por pessoas com NEE, no sentido de resolver os desafios de comunicação que estão presentes no seu cotidiano. Correspondem a ampliação de habilidades de comunicação para pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e a habilidade de falar e/ou de escrever.
Estratégias para o desenvolvimento escolares.
 Matriz curricular.
Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Materiais de EPI.

Outros materiais