Buscar

DIAGNOSTICO SOCIAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância
DIAGNÓSTICO SOCIAL
CAXIAS-MA
MAIO/2011
MARIA DAS GRAÇAS ALVES MARTIS RA: 145587
MARIA DE JESUS LIMEIRA RA: 143562
DIAGNÓSTICO SOCIAL
Diagnóstico Social elaborado para fins de avaliação do Estágio Supervisionado I, Aplicado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP – Interativa sob a orientação da Supervisora de Campo Vera Louana Barbosa de Brito e Supervisora Acadêmica Irisletiere Rodrigues de Melo.
CAXIAS-MA
MAIO/2011
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO
Nome da Instituição: Centro de Referência da Assistência Social – CRAS/Bacuri
Endereço: Rua São Francisco, Nº 1239, Bairro: São Francisco
Telefone: (99)3421-0859
CEP: 65600-000 Cidade: Caxias-MA
IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO
Nome da Supervisora de campo: Vera Louana Barbosa de Brito
Nº do CRESS: 1656-PI
Email: louannabrito@hotmail.com
 
1. APRESENTAÇÃO
O Centro de Referencia da Assistência Social – CRASS constitui-se em projeto do Governo Federal, que em parceria com as prefeituras municipais, atua em áreas de vulnerabilidade e risco sócio, visando atender famílias de baixa renda integrá-las a sociedade, no que diz respeito aos direitos humanos e seu cumprimento.
O presente Diagnóstico Social tem como objetivo fundamentar teoricamente o aluno, com base num estudo criterioso e detalhado da realidade institucional como campo de estágio, no que se referem à sua estrutura organizacional, usuários, serviços prestados e suas ações desenvolvidas comoárea setorial da Política Pública; dessa forma, norteando o aluno no campo de estágio. A sua construção tem como ponto de partida, todo referencial teórico disponível na instituição, como também de alguns relatórios das unidades, e da observação e conversas informais sobre cotidiano dos profissionais do Centro de Referencia de Assistência Social.
Portanto faz-se necessário a apresentação deste diagnostico social porque através do mesmo haverá possibilidade de conhecermos as ações desenvolvidas e realizadas no Centro de Referência Assistência Social – CRAS/Bacuri.
 
2. O QUE É CRAS?
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, de base Municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, está localizado em áreas de vulnerabilidade social e risco social, destinado á projeção de serviços e programas socioassistenciais de proteção básica, ás famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, é uma atuação interceptorial na perspectiva de potencializar a proteção social. É a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada do cidadão à rede de proteção básica. Trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades sociais.
As ações de proteção básica devem ser desenvolvidas nos CRAS, como o programa de as famílias - PAIF, e outras, mesmo ocorrendo nas áreas de abrangência desses centros, podem serdesenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas. O CRAS também organiza a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.
Um dos principais programas do CRAS é o PAIF, que expressa um conjunto de ações relativas à colhida, informação e orientação, inserção em serviços da Assistência Social, tais como sócioeducaivas e de convivência, encaminhamos a outras políticas, promoção de renda, especialmente, acompanhamento social família.
Os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização.
Um equipamento onde são necessariamente ofertados e ações do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e onde podem ser prestados outros serviços, programa, projetos e benefícios de proteção social básica relativa ás seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivencia familiar e comunitária e de sobrevivência a riscos circunstâncias.
Objetivos do para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social;
Fortalecer os vínculos familiares,
Promover o protagonismo e a das famílias e comunidade,
3. PUBLICO ALVO
Á população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilidade de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminação etárias, étnicas, gênero ou por deficiência dentre;
Famílias atendidas pelos programas estaduais;
Famílias atendidas pelos programas federais;
Pessoas emsituação de vulnerabilidade social, especialmente jovens,
Adolescentes e crianças que apresentam conflitos nas relações familiares e comunitárias.
Idosos em situação de vulnerabilidade social que requerem acessos em programas sociais (renda e convívio).
4. OBJETIVOS
4.1 GERAL
Prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
4.2 ESPECIFICOS
 Promover serviços, programas, projetos e benefícios, de proteção social básica para as famílias indivíduos e grupos que deles necessitarem;
 Fortalecer a função protética da família; promovendo o acesso aos direitos humanos e sociais e melhoria da qualidade das famílias do Centro de Referência de Assistência Social do Bacuri e vizinhanças.
5. AÇÔES
Atendimento diário das 08h00min ás 17h00min com entrevista psicossocial (Assistente Social e Psicóloga), visitas domiciliares, encaminhamento á rede de socioassistencial e acompanhamento das famílias, atendimento jurídico, atendimento com a Nutricionista, encontros de famílias mensais, palestras socioeducativas.
O CRAS dispõe de oficinas de tear, horticultura e artesanatos,bem como cursos de manicure,cabeleireira, aperfeiçoamento em unhas decoradas e crochê.
 Atividade lúdica com os alunos da brinquedoteca e Projovem;
 Produção de material para a capacitação e inserção produtiva, para oficinas e acompanhamento socioeducativas;
 Reuniões e ações comunitárias.
5.1 Oficinas de geração de renda
A oficina deconvivência e de trabalho sócio educativas para as famílias, seus membros e indivíduos; ações de capacitação e inserção produtiva.
5.2 Projetos realizados pelo CRAS
 Brincar e viver;
 Mãe cidadã;
 Ciranda criança;
 Viver melhor;
 Bebê Abordo;
 Projovem adolescente;
 Projetos com as crianças de 02 a 06 anos (Resgate da Cidadania);
 Centro de convivência dos idosos (CCI).
5.3 Equipe de Referência do CRAS.
A equipe é composta por uma Coordenadora: Nilvanilde Maria Ramos Costa, uma Assistente Social: Vera Louana Barbosa e Brito uma Psicóloga: Irisleide Carvalho, uma Nutricionista: Ilana Waleska Santos, um Advogado, um Técnico Agropecuário: Jânio Bastos: duas Auxiliares Administrativas: Maria Francisca Oliveira da Silva e Antonia Ivalda dos Santos, dois vigias, uma Auxiliar de Serviços Gerais, uma Cozinheira: Socorro e duas Brinquedistas.
5.4 Espaço Físico do CRAS
O espaço físico do CRAS constitui fator determinante para o reconhecimento do CRAS, lócus no qual os direitos socioassistenciais são assegurados.
O CRAS Bacuri dispõe de uma recepção, sala de atendimento dos técnicos, sala da coordenação, banheiro, biblioteca comunitária, espaço destinado ao tear, uma sala para os alunos do Projovem, salão de beleza, cozinha, sala de arquivos, brinquedoteca e uma sala de lanche ao lado.
6. CONSIDERAÇÕES FINAS
Mediante o exposto no Diagnóstico Social que configura avaliação primordial da disciplina do Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social.
Podemos observar que o Diagnóstico Social,como toda pratica nessa perspectiva se dirige para fins de transformação das relações sociais. Portanto,podemos perceber a importância do Centro de Referência da Assistência Social,sendo considerado o principal instrumento da Proteção Social Básica.Neste espaço,são oferecidos serviços,programas,projetos e benefícios de Proteção Social Básica relativo ás segurançasde rendimento ou autonomia,acolhida,convívio,vivência familiar e comunitária.A ênfase desses serviços é o atendimento à família,mesmo que esses programas e benefícios socioassistenciais não sejam prestado diretamente no CRAS,este mantém referencia para os devidos encaminhamentos.
Portanto, a apartir do que foi exposto, entendi-se que o CRAS como unidade estatal, que destina suas ações a população excluída do acesso aos bens e serviços e que vivem nas áreas de maior vulnerabilidade social. O Centro de Referência de Assistência Social tem como principais características a gratuidade,a continuidade,o investimento público Permanente e a descentralização das ações.
 
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME. Norma Operacional Básica do Sistema Único Assistência Social Brasília, Governo Federal 2004.
MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME. Política Nacional de Assistência Social. Brasília,Governo Federal, 2004.
Orientações técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério Social e Combate a Fome – 1. Ed.-Brasília; 2009.p
72.
SUAS – Sistema Único de Assistência Social

Outros materiais