Buscar

MODULO II PORTOS

Prévia do material em texto

PORTOS E AEROPORTOS 
Modulo II – portos
Professor: KARLA GRASIELE DE SOUZA BELÉM
ENGENHEIRA CIVIL – MESTRANDA EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - UFMG
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
	DEF.: O significado mais habitual de porto está relacionado com o espaço que, situado numa orla ou na costa, permite que os navios realizem operações de descarga e carga ou de desembarcação e embarque.
 	 CARACTERÍSTICAS
É uma das principais portas de entrada e saída das riquezas de um país. 
É um local onde se realizam atividades aduaneiras (relativas à Receita Federal no que diz respeito aos trâmites de mercadoria na importação ou exportação), alfandegárias, comerciais, entre outras.
Transportar bens importantes à sociedade, como alimentos (principalmente cereais).
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
 Rompe barreiras (mares, lagos, rios, etc) e assim permite o escoamento da produção e serviços, garantindo a manutenção da economia. 
Transporte de cargas em grandes volumes, diferenciando-se do transporte aéreo, que não apresenta a mesma capacidade. 
Pela grande capacidade de volume, os portos podem ser considerados indutores do crescimento econômico.
Zonas portuárias apresentam grande importância na manutenção da balança comercial de um país. 
TIPOS DE PORTOS
Os tipos de portos podem ser
classificados por três linhas de 
análise, entre essas 
linhas estão: quanto à localização, 
quanto à infraestrutura e quanto
 à atividade (função).
TIPOS DE PORTOS
Classificação dos portos
Portos Marítimo ou Costeiro ou Litorâneos: Esses referem-se aos que estão localizados em contato com o mar, e podem ser subdivididos em Portos Naturais, Portos de Mar Aberto e Portos Abrigados;
TIPOS DE PORTOS
Classificação dos portos
Portos Lacustres: Esses estão localizados em 
contato com lagos e com mar através de 
canais de navegação;
Portos Hidroviários: Esses estão 
localizados em rios
SISTEMA PORTUÁRIO BRASILEIRO
Com uma costa de 8,5 mil quilômetros navegáveis, o Brasil possui um setor portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações. O modal aquaviário possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para o transporte dutoviário e aéreo, de acordo com estudos desenvolvidos pela Coppead (Instituto de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).
O sistema portuário brasileiro é composto por 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desse total, 18 são delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada à administração por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Os portos fluviais e lacustres são de competência do Ministério dos Transportes.
PRINCIPAIS PORTOS BRASILEIROS /critérios para criação de um porto
A criação de um porto depende de fatores essenciais para sua operação, critérios associados diretamente a suas atividades como terminal multimodal – local onde há a integração entre o meio de transporte aquaviário e outros modais (rodoviário, ferroviário ou dutoviário) – e elo de uma cadeia logística de transporte de cargas e passageiros.
Antes de tudo, um porto é um local de abrigo dos ventos, das ondas e de correntes marítimas para navios. É onde as embarcações podem permanecer (atracar) e embarcar ou desembarcar suas cargas de forma tranquila, sem grandes riscos de acidentes tanto com as mercadorias, quando forem movimentadas, como com a própria embarcação (de ela ser lançada por uma onda contra o cais, por exemplo).
Outro critério é a existência de um acesso aquaviário profundo o suficiente em relação aos navios que irá atender. O cais santista, atualmente, pode receber embarcações com até 12,3 metros de calado (a dimensão vertical da parte da embarcação que fica submersa).
critérios para criação de um porto
critérios para criação de um porto
O porto também deve contar com uma retro área, para a armazenagem de cargas, e acessos que garantam a chegada e a saída dessas mercadorias. Essas ligações tanto podem ser rodoviárias, como ferroviárias, duto viárias, hidroviárias (por barcaças) e aeroviárias. As cargas de Santos são trazidas ou levadas de seus terminais, em sua maioria, pelas estradas do Sistema Anchieta-Imigrantes, pelas linhas ferroviárias das concessionárias ALL e MRS e por duto vias.
A criação de um porto depende dos impactos sociais, econômicos e ambientais de suas atividades. Ele deve estar em uma região que precise receber ou escoar mercadorias em quantidade suficiente para compensar sua implantação.
Especialmente nos último anos, somente após a avaliação desses reflexos e se forem comprovados que os ganhos da atividade portuária compensam essas consequências, a construção de um porto é autorizada.

Outros materiais