Buscar

AD1 ALFABETIZAÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – AD1 - 2018.1
Questão 1:
O processo de alfabetização vem se desenvolvendo com o passar dos anos, buscando sempre, uma melhor maneira de fazer com que haja aprendizado por parte da criança. Assim, a partir da década de 1980, com influência da perspectiva construtivista, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto de que o enfoque deveria ser a criança e a maneira com que a mesma aprende e não mais o (a) professor (a).
Pelo fato do processo de alfabetização ter início antes da criança entrar na escola, pois a mesma vive em uma comunidade letrada, surgiu o termo “ambiente alfabetizador” que é levar o ambiente letrado no qual a criança está inserida no seu cotidiano, para dentro de sala de aula, com espaços para leitura dos mais variados tipos de texto e materiais e atividades com os mesmos, sem se apegar ao uso exclusivo da cartilha. É de suma importância que o docente saiba como trabalhar como esses materiais e provocar os alunos a interagirem com eles, não o reduzindo à um simples “cantinho da leitura”. Dessa maneira, então, esse ambiente se torna uma poderosa ferramenta no processo de ensino
– aprendizagem, “transformando as crianças em usuárias ‘naturais’ da linguagem escrita.”
Ao examinarmos alguns relatos sobre o ambiente alfabetizador contidos no material didático, constatamos que muitos educadores focam na concepção de que o ambiente alfabetizador se resume a apenas um momento de leitura com seus alunos e não faz uso de novas metodologias e/ou atividades que agucem o interesse e a curiosidade de seus alunos.
É importante que através de ambiente alfabetizadores, o docente faça uso de novas práticas alfabetizadoras que motivem o conhecimento de seus alunos, através de atividades que privilegiem a discussão e a expressão do que seus alunos já sabem. Dessa maneira, o professor conhecerá seus alunos e poderá apresentar novas atividades com situações práticas como jogos, perguntas, músicas, dentre outas, o que fará com que o aluno interiorize o conhecimento.
Ainda convém lembrar que o aluno é sujeito de sua aprendizagem e que o professor deve atuar como sujeito intermediário desse processo, auxiliando em sua busca por novos conhecimentos a partir dos saberes pré-existentes que esse aluno já traz consigo.
Pesquisando sobre o contexto escolar brasileiro, concluímos que as práticas alfabetizadoras estão comprometidas visto que, ainda hoje, utiliza-se com frequência, o contexto mecanicista de ensino aprendizagem, colocando o aluno em um papel de mero “copiador” de conteúdos e o professor como um simples transmissor de informações prontas.
É importante que o professor tenha autonomia para organizar e realizar seu trabalho em sala de aula e que esteja em constante aprendizado de novos métodos de ensino para que proporcione aos seus alunos autonomia para aprender a aprender.
Questão 2:
Tanto para Emília Ferreiro quanto para Paulo Freire é necessário que haja significação para que o processo de alfabetização ocorra, ou seja, é preciso que o docente leve em consideração que seus alunos possuem vínculo com a língua materna, por já estarem inseridos em uma sociedade letrada.
Freire afirma que antes do educando aprender a ler um texto, ele já sabe ler o mundo que o cerca criando sentido para as mais diversas situações. Pelo fato de que cada indivíduo é único, sua criação de sentido também será. Dessa forma, ao ler um texto, cada indivíduo cria sua própria significação, que será diferente do outro. Assim sendo, pode-se afirmar que a leitura de mundo e a leitura de palavra estarão entrelaçadas.
O ambiente alfabetizador descrito por Emília Ferreiro, também leva em consideração o saber e a visão de mundo que a criança já possui internamente. Por esse motivo, a autora afirma que esse ambiente deve ser estimulante, com temas do interesse dos alunos e com suas próprias atividades. É importante que o professor ouça seus alunos e considere suas opiniões e preferências, levando para a sala de aula atividades, música, parlendas, teatros, para que juntos aluno e professor construam a alfabetização significativa e o aluno se torne autônomo de sua aprendizagem.

Outros materiais