Buscar

Avaliando aprendizado Aula 1á 5

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado Aula 1á 5 – Física 2.
1 - Um peixe de encontra a 15m de profundidade da superfície de um oceano. Sabendo-se que a densidade da água do mar vale d=1,03x103 Kg/m3, a Patm= 1x105 N/m2 e que g=10 m/s2, podemos afirmar que a pressão suportada pelo peixe vale, em Pa:
R: 2,55 x 105
2- A física está presente em muitas situações cotidianas, quando mergulhamos, sentimos a ação da pressão hidrostática, com base no estudo dos fluidos, é correto afirmar que:
R: quanrto maior a densidade e a profundidade, maior será o valor da pressão hidrostática.
3- Um cano de água entra em uma casa 2,0 m abaixo do nível do solo. Um cano de menor diâmetro leva água a uma torneira situada no segundo andar, 5,0 acima do solo. A velocidade da água é 2,0 m/s no cano principal e 7,0 m/s no segundo andar. Tome a massa específica da água como sendo 1,0 × 103 kg/m3. Se a diferença de pressão no cano principal é 2,0 × 105 Pa, a pressão no segundo andar é:
R: 7,5 × 104Pa, com o cano principal na pressão mais alta.
4- Um bloco está preso a uma das extremidades de uma mola ideal horizontal e repousa em uma superfície sem atrito. A outra extremidade da mola está presa a uma parede. O bloco é deslocado uma distância x0 em relação à posição que ocupava com a mola relaxada e recebe uma velocidade inicial v0 ao ser liberado. Qual dos parâmetros abaixo deve ser conhecido, além de x0 e v0, para calcular a amplitude do movimento harmônico simples subsequente? 
R: Período. 
5- Um fluido escoa no regime estacionário. Isso significa que: 
R: a velocidade em um dado ponto do fluido não varia com o tempo. 
6- A massa do peso de um pêndulo é m e a massa de um bloco pendurado em uma mola também é m. A constante elástica da mola é escolhida para que o pêndulo e o bloco oscilem coma mesma frequência. O que acontece com os dois sistemas se as duas massas forem aumentadas para 2m? 
R: A frequência do bloco diminui e a frequência do pêndulo permanece a mesma. 
7- Uma bola de aço está pendurada em uma mola ideal vertical e descreve um movimento harmônico simples com uma amplitude de 0,157 m e uma frequência angular de π rad/s. Qual das expressões abaixo representa a aceleração da bola, em m/s2, em função do tempo?
R: a = - 1,55 cos (p t ) 
 8- O freio hidráulico e o macaco hidráulico se baseiam em um princípio da pressão dos fluidos, segundo o qual:
R: as variações de pressão são transmitidas igualmente a todos os pontos de um fluido. 
9 - Na década de 60, diversos testes nucleares foram deflagrados no mar, provocando em algumas situações ondas com vários de amplitude. Suponha que em um deste testes, duas bombas diferentes, A e B, foram detonadas em regiões diferentes do oceano, provocando ondas de mesma velocidade, porém de comprimentos de onda diferentes, com a bomba A provocando ondas com o dobro de comprimento da bomba B. Considerando este contexto, PODEMOS AFIRMAR que: 
R: A onda provocada pela bomba A terá maior período e menor freqüência da onda provocada por B.
10-Para a verificação do comportamento da pressão em um líquido, colocado em uma coluna, os estudantes simularam a seguinte situação, utilizando-se um applet, mantiveram constante a profundidade de manômetro e variaram os tipos de fluidos utilizados, visando verificar se a densidade provoca alterações na pressão de um fluido. Foram feitos experimentos para cinco fluidos com densidades que vriaram de 0,7 g/cm3 até 13 g/cm3. É correto afirmar que no final do experimento os alunos devem ter concluído que : 
R: a pressão foi maior para os valores das densidades maiores. 
11- Urna esfera metálica oca encontra-se a 200C e Quando ela é aquecida a 100°C, verifica-se que:
R: o volume da parte oca aumentou;
12-Ao ser submetida a um aquecimento uniforme, uma haste metálica que se encontrava inicialmente a 0°C sofre uma dilatação linear de 0,1% em relação ao seu comprimento inicial. Se considerássemos o aquecimento de um bloco constituído do mesmo material da haste, ao sofrer a mesma variação de temperatura a partir de 0°C, a dilatação volumétrica do bloco em relação ao seu volume inicial seria de:
R: 0,3%.
13- Um fluido incompressível de viscosidade desprezível é bombeado continuamente para a extremidade mais estreita de um cano longo, cuja largura aumenta continuamente, e sai do cano na outra extremidade. A pressão na entrada é maior que a pressão na saída. Uma possível explicação é que:
R: a saída está em um ponto mais alto que a entrada.
14- Uma pessoa sopra horizontalmente acima de um dos lados de um tubo em forma de U, que contém água. O nível da água nesse lado do tubo:
R: sobe ligeiramente.
15-Um comportamento dos materiais estudado exaustivamente pela Ciência é a dilatação que ocorre com os mesmos a medida que aumentamos a temperatura, uma, consequência da maior amplitude de vibração de sua estrutura atômica, necessitando maior volume. Considerando estas informações, Marcos, engenheiro recém formado, deseja projetar um envólucro que sofra a menor variação dimensional possível com o aumento da temperatura, dispondo dos seguintes materiais listados na tabela a seguir.
Material Coef. de Dilatação (oC-1) x10-5
Cobre 1,60
Aço 1,10
Alumínio 1,30
Ouro 1,43
Quartzo 005
Qual destes materiais seria o mais adequado considerando apenas a restrição quanto a dilatação dimensional? 
R: Quartzo
16- Um corpo possui massa de 500gramas e calor especifico 0,4g/calºC. A quantidade de calor que o corpo deve receber para que sua temperatura varie de 5ºC para 35ºC é:
R: Q=6000Cal
 17- Um corpo de massa 100g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20°C para 60°C, sem variar seu estado de agregação. O calor específico da substância que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura, é:
R: 0,6 cal/g.°C.
18- Para aquecer 500g de certa substância de 20ºC para 70ºc, foram necessárias 4000 calorias.A capacidade térmica e o calor especifico valem respectivamente:
R: 80cal/º C e 0,16cal/gºC

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes