Buscar

Projeto TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO DE PESQUISA
BRITO, Djúlia Alves de RU 1504063.
POLO GOIANÉSIA
UNINTER
 
TEMA:
Uma dificuldade na aprendizagem em matemática: Discalculia 
DELIMITAÇÕES DO TEMA
Caracterizar o Transtorno de Discalculia no ensino-aprendizagem, reconhecimento da mesma como distúrbio e a capacidade de lidar com ela em sala de aula, facilitado o ensino de aluno por meio de materiais lúdicos.
 
PROBLEMATIZAÇÃO 
Em matemática, o distúrbio mais comum nos indivíduos é a disculculia, será que o professor de matemática conhece ou sabem lidar com indivíduos discalculio? 
JUSTIFICATIVA 
A escolha do tema surgiu após uma analise feita ainda no Estágio Supervisionado. Durante a observação em sala de aula, notou-se que a grande maioria tem dificuldades de aprendizagem. Muitos alunos possuem inabilidades diante os conteúdos matemáticos. É necessário um estudo aprofundando sobre as causas e os motivos no qual esse problema é frequente no ambiente educacional. 	
Sendo assim este trabalho têm como finalidade esta auxiliando no processo de ensino, citando alguns fatores correlacionados a dificuldade de aprendizado, elementos que dificultam a capacidade do pensamento logico no calculo, caracterizar discalculia como transtorno de aprendizado, somando e contribuindo com professores que atuam na área matemática e possam intervir pedagogicamente e estrategicamente no ensino.
OBJETIVOS 
OBJETIVO GERAL 
Estudar a ‘’ disculculia’’ caracterizada pela dificuldade de aprendizado na matemática, citando alguns fatores correlacionados com o transtorno buscando compreender quais são os tipos de discalculia, e destacar o importante papel do professor na intervenção do ensino dos alunos. 
OBJETIVO ESPECIFICO
Identificar as dificuldades matemáticas que aluno discalcúlico apresenta referente ao seu período escolar. 
Conscientizar alunos e professores da existência da discalculia como um distúrbio de aprendizagem e uma dificuldade real em sala de aula. 
Relacionar a brincadeira e métodos de jogos lúdicos como recurso e soluções de problema nas atividades do aluno discalcúlico.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
Dificuldades em operar cálculos e lidar com os conceitos matemáticos são encontradas todos os dias em sala pelos professores. Tais dificuldades se tornam grandes vilões no processo de aprendizagem dos alunos que podem gerar vários fatores relacionados com o desenvolvimento. Barbosa (2008) afirma dentre os fatores a discalculia. 
A discalculia é definida como uma dificuldade para a realização de operações em cálculos matemáticos, ligada a um distúrbio neurológico (PAIN, 1992, p54). 
O aluno sente uma dificuldade de calcular e compreender a matemática em geral, onde a discalculia pode causar certa exclusão por parte da turma em sala de aula e até mesmo pelos professores quando não sabem da gravidade do problema. 
	Porem o uso de jogos e brincadeiras lúdicas e ate mesmo a tecnologia pode ajudar e muito quem sofre de discalculia. Para Wilson et al (2006), a utilização do computador por alunos com dificuldades de aprendizado aproveita o fascínio por jogos digitais e desperta curiosidades, favorecendo a aprendizagem. 
Para Piaget, brincar serve a necessidade da criança de perceber e manipular o objeto e consolidar seu o seu conhecimento através de ações prazerosas (cf. Piaget, 1994). 
METODOLOGIA 
A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico em livros didático, artigos e internet para reunir dados sobre o assunto, a fim de contextualizar o trabalho de conclusão de curso fazendo uma verificação do tema abordado, caracterizando a discalculia como: tipos, sintomas e diagnósticos. Finalizando, será construído um artigo critico com levantamentos a partir de possíveis soluções que auxiliaram o trabalho com estudantes que apresentam dificuldades em sala de aula. 
REFERÊNCIAS 
BARBOSA, Laura Monte Serrat. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. 2ed. Curitiba: Bolsa nacional do livro, 2008. Disponível em:<http://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/dificuldade-aprendizagemmatematica-discalculia.htm.>Acessado em 23 de Set. 2018.
BALASUBRAMANIAN, Nathan; WILSON, Brent G. Games and Simulations. In:
SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY AND TEACHER EDUCATION
INTERNATIONAL CONFERENCE, 2006. Proceedings…v.1. 2006. Disponível em:
<http://site.aace.org/pubs/foresite/GamesAndSimulations1.pdf>. Acesso em: 23 de Out. 2018
PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PIAGET, J.; INHELDER, B. (1966) A Imagem Mental na Criança: Estudo sobre o Desenvolvimento das Representações Imagéticas. Porto: Civilização Editora, 1994.

Outros materiais