Buscar

Simulado - Aula 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0355_EX_A2_201102285901
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: DANIELLI SALES RODRIGUES ALMEIDA
	Matrícula: 201102285901
	Disciplina: CEL0355 - CONT MET PRAT ENS E 
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		No Período Clássico, mais especificamente na Grécia Clássica, na era entendida entre o ano V a.C até III a.C, o corpo foi destituído de sentido e valores (Aranha, 2000). Sendo assim, o cuidado com o mesmo e a prática de exercícios físicos, foram considerados irrelevantes em detrimento ao mundo das ideias, ou seja, a alma intelectiva. O filósofo que postulou estas concepções foi:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Homero.
	
	
	Aristóteles.
	
	
	Sócrates.
	
	
	Santo Agostinho.
	
	
	Platão.
	
	
		2.
		A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando diferentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	o uso do corpo não sofre influência social.
	
	
	o uso do corpo é determinado unicamente pelo indivíduo.
	
	
	o uso do corpo é histórico e socialmente determinado.
	
	
	o uso do corpo não depende da relação com o outro.
	
	
	o uso do corpo é eminentemente biológico.
	
	
		3.
		"Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em TemposModernos. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.FreiBe⊙JornaldoBrasil,14jun.2001
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente da quadra com aulas de ginástica e esporte está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercícios físicos.
	
	
	Demonstrar ao aluno a importância dos exercícios físicos para acabar com as lesões ocupacionais.
	
	
	Orientar o aluno para que ele atinja um padrão de beleza compatível com a sociedade em que vive.
	
	
	Demonstrar ao aluno que os exercícios físicos irão levá-lo a atingir os padrões estéticos que deseja.
	
	
	Orientar os alunos para construir ações com alto índice de performance corporal.
	
	
		4.
		É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
 II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
 III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
 Marque a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	
		5.
		No modelo atual da sociedade brasileira o corpo ocupa um lugar central na discussões sobre valores e estética. A escola é o local que deverá mediar estes diálogos e o professor de educação física é considerado o profissional capacitado para tal, contextualizando e aplicando vivências, brincadeiras, lutas e jogos de cada cultura. Este conceito pode ser entendido como a ¿compreensão do corpo humano como elemento histórico, repleto de significados e inserido num contexto social que lhe imprime diferentes valores, possibilitando atuações distintas¿. O conceito descrito acima está coadunado com a ideia chamada:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Cultura corporal.
	
	
	Cultura popular.
	
	
	Cultura de Massa.
	
	
	Cultura Hegemônica.
	
	
	Cultura Erudita.
	
	
		6.
		)- No Período Clássico, mais especificamente na Grécia Clássica, na era entendida entre o ano V a.C até III a.C, o corpo foi destituído de sentido e valores (Aranha, 2000). Sendo assim, o cuidado com o mesmo e a prática de exercícios físicos, foram considerados irrelevantes em detrimento ao mundo das ideias, ou seja, a alma intelectiva. O filósofo que postulou estas concepções foi:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Platão
	
	
	Sócrates.
	
	
	Homero
	
	
	Santo Agostinho.
	
	
	Aristóteles.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 17/03/2015 16:35:28.

Outros materiais