Buscar

Simulado - Aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: DANIELLI SALES RODRIGUES ALMEIDA	Matrícula: 201102285901
Disciplina: CEL0355 - CONT MET PRAT ENS E 	Período Acad.: 2015.1 - EAD (G) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
Em 1900 os primeiros automóveis chegaram ao país. Instaura-se, assim, uma nova era para a sociedade brasileira, que vai deixando de ser um país prioritariamente agro-exportador para adentrar o mundo da industrialização, impulsionando o desenvolvimento do hábito do consumo. Sob as influências de um novo contexto do capitalismo mundial, o Brasil vai percebendo a necessidade de um trabalhador adequado, ou seja, que respondesse às suas demandas. Qual foi o grande movimento mundial, que abarcou desde uma nova visão urbanística e arquitetônica, até cuidados com a beleza e com a saúde?
	
		Pedagogicismo.
		Misticismo.
		Tecnicismo.
		Saúde plena.
		Higienismo.
Em que período da história a educação física escolar, entendida como atividade exclusivamente prática, tinha como função formar o atleta herói e construir homens obedientes e disciplinados:
		Iluminista.
		Idealista.
		Higienista.
		Militarista.
		Culturalista.
O fenômeno da globalização interfere diretamente nas práticas desenvolvidas pela escola, influenciando assim a forma como o educador compreende o sentido e o desenvolvimento de práticas corporais. Neste sentido, podemos afirmar que uma ação escolar alienante contribui para formar educandos com:
	
		mentes e corpos saudáveis.
		capacidade de conhecer o seu corpo.
		mentes saudáveis e corpos belos.
		capacidade crítica e corpo fragmentado.
		mentes atentas e corpos paralisados.
Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica. Qual foi a teoria criada por Demerval Saviani?
		Pedagogia higienista
		Pedagogia reprodutivista
		Pedagogia liberal
		Pedagogia redentora
		Pedagogia histórico-crítica
Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que, partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses.
 Assinale a alternativa correta apontando as questões geradoras do novo problema.
I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas, tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada.
 II - "é possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?"
 III - "é possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?"
		Somente a alternativa II está correta.
		As alternativas I e II estão corretas.
		Somente a alternativa I está correta.
		As alternativas II e III estão corretas.
		Somente a alternativa III está correta.
6.
Quais são as teorias pedagógicas consideradas por Demerval Saviani como "não críticas"?
		Tradicional, Nova e Tecnicista.
		Progressista, Liberal e Redentora.
		Higienista, Militarista e Tecnicista.
		Libertadora, Libertária e Crítico social dos Conteúdos.
		Psicomotora, Escolanovista e Reprodutora.

Outros materiais