Buscar

Simulado - Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0350_EX_A3_201102285901
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: DANIELLI SALES RODRIGUES ALMEIDA
	Matrícula: 201102285901
	Disciplina: CEL0350 - CONT. MET. PRAT. ENS 
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		No que concerme ao papel das creches e pré-escolas na Educação Infantil é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	As creches e pré-escolas são oferecidas no Ensino Fundamental como um dever do Estado e tem como tarefa desenvolver a educação formal.
	
	
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um direito social e tem como tarefa compartilhar com as famílias a função de cuidado e educação das crianças pequenas.
	
	
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um dever do Estado e tem como tarefa somente a educação das crianças pequenas.
	
	
	As creches assumem diferentes funções da pré-escola, pois sua única tarefa é cuidar das crianças pequenas e não educa-las.
	
	
	As creches e pré-escolas devem garantir o ensino para as crianças pequenas, pois o cuidado é responsabilidade da família.
	
	
		2.
		Na Educação Infantil, conforme Sonia Kramer (2006), o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todas as crianças. Nesse sentido, é importante considerar:
	
	
	
	
	
	Os currículos determinados pelos dirigentes e especialistas, a fim de impor padrões de ensino e de aprendizagem dos conhecimentos.
	
	
	As crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar e descobrir.
	
	
	As crianças e adultos, identificando suas semelhanças no momento de aprender e de apropriar-se do conhecimento.
	
	
	As crianças, suas diferenças e suas fragilidades, para que conheçam o mundo por meio das orientações dos adultos.
	
	
	Os procedimentos adotados pelas educadoras para avaliar a construção do conhecimento ensinado as crianças.
	
	
		3.
		Na creche "Moranguinho" a professora de turma, avisou a professora auxiliar que ao longo da divisão de tarefas, em hipótese alguma, ela levaria qualquer criança da turma ao banheiro, pois ela não estudou para isso e essa tarefa não é dela.
 A frase da professora acima REFLETE:
	
	
	
	
	
	espaços de ação e compartilhamento em que todos interagem trocando experiências significativas.
	
	
	uma visão equivocada que está associada a praticas fragmentadas e excludentes que ajudam a marcar a divisão social de classes.
	
	
	as conclusões de pesquisadores e especialistas da área que buscam em seus discursos e textos demonstrar a importância do cuidar como aspecto essencial na educação infantil.
	
	
	o texto das diretrizes nacionais curriculares, que afirmam a importância de dividir as tarefas ligadas ao cuidar e ao educar.
	
	
	sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurando que essa professora procura dar atenção especial, conforme as necessidades que identifica nas crianças.
	
	
		4.
		Trabalhar com crianças de Creches e Pré-escolas significa ter uma concepção integrada de desenvolvimento e Educação Infantil que dê a mesma importância às ações de cuidado e educação. O educador cuida e educa uma criança quando:
	
	
	
	
	
	Reconhece que a criança,somente aprende pela brincadeira, portanto deve planejar apenas as brincadeiras adequadas a faixa etária da criança.
	
	
	Reconhece que a criança não é capaz de atuar ativamente nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem;
	
	
	Promove diariamente registros nas diferentes linguagens e avalia através de exercícios se ela pode ou não ser promovida a fase seguinte;
	
	
	Acredita, mas somente com muitos exercícios que ela pode aprender sobre algumas coisas importantes ao seu desenvolvimento;
	
	
	Reconhece que é pela interação com os adultos, com outras crianças e com o meio que elas ampliam suas experiencias e se desenvolvem globalmente;
	
	
		5.
		Durante o cotidiano das instituições de educação infantil serão promovidas ações que irão consolidar a união do cuidar e educar como práticas inseparáveis. É no espaço do dia a dia, no ritmo e ao longo de cada jornada que acontecem saltos qualitativos no desenvolvimento da criança, respeitando sua singularidade, movimento e necessidade, a criança fará descobertas vivendo experiências a partir de tudo que será oferecido a sua volta. Com relação a esse aspecto está correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	identificar a organização da rotina e do ambiente como aspectos que devem garantir exclusivamente a saúde e a segurança da criança.
	
	
	a alimentação e o sono devem ser considerados os aspectos mais importantes, pois permitirão a saúde e o crescimento saudável.
	
	
	o planejamento não é um aspecto importante, pois o essencial é a abertura para os movimentos espontâneos da criança.
	
	
	a família deverá preocupar-se em manter-se informada a respeito de tudo que acontecerá nesse espaço.
	
	
	a avaliação deve ser criteriosa, pois nesse momento serão identificadas as capacidades iniciais de aprendizagem.
	
	
		6.
		Cuidar e educar as crianças de forma integrada exige a cumplicidade a todo momento de adultos e crianças. Os adultos devem proporcionar espaços de ação e compartilhamento em que todos possam interagir trocando experiências significativas em que ¿corpo¿ e ¿cabeça¿ não sejam percebidos separadamente, mas com o mesmo valor. Portanto, pensando nos aspectos que envolvem o cuidar e o educar está INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	o uso do banheiro deve ser planejado pensando na altura da pia, a disponibilidade de sabonetes e toalhas de rosto, a quantidade de vasos sanitários e chuveiros.
	
	
	não existem muitas diferenças no planejamento das atividades pedagógicas considerando as diferentes faixas etárias: 0 a 3 anos e 5 a 7 anos.
	
	
	todas as crianças, independente de religião, sexo, raça são consideradas cidadãs e, portanto, devem ter direitos ao brincar e à educação de qualidade.
	
	
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	
	
	a organização da rotina e do ambiente familiar são aspectos fundamentais para estimular e favorecer o desenvolvimento da aprendizagem, a autonomia e a criatividade das crianças.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 25/04/2015 23:04:09.

Outros materiais