Buscar

1. A autonomia da sociologia jurídica como ciência e suas relações com outras ciências sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Capítulo 6 do PLT
A autonomia da sociologia jurídica como ciência e suas relações com outras ciências sociais.
A Sociologia Jurídica, autônoma em relação à Sociologia (pois tem objeto próprio, método e leis):
estuda a relação direito-sociedade,
preocupa-se com a eficácia das normas,
preocupa-se com as funções das normas jurídicas, ou melhor, com a análise sociológica dos sistemas jurídicos (vendo o sistema e o contexto),
estuda a relação funcional entre a realidade social e as diferentes manifestações jurídicas como forma de regulamentação da vida social
Teoria tridimensional do direito: fenômeno jurídico = fato subjacente (fato econômico, geográfico, cultural) + valor (significação ao fato como ruim, bom, desejável) + regra ou norma (integração de um elemento ao outro).
*pensar no prisma
	Esses três fatores inseparáveis do Direito vão constituir o objeto de três ciências distintas: a Sociologia Jurídica, que cuida do fato, a Ciência do Direito, que cuida da norma, e a Filosofia do Direito, que cuida do valor.
Distinção entre Sociologia Jurídica e Ciência do Direito – a SJ descreve a realidade social do direito sem levar em conta sua normatividade. Preocupa-se com sua existência, como produto ou fenômeno social (como ser) e não como concebido pelo legislador. Já a CD preocupa-se com o aspecto normativo do direito, como conjunto de leis e regras escritas e emanadas pelo Estado, com o dever ser.
Distinção entre Sociologia Jurídica e Filosofia do Direito – a SJ não se envolve com as ideologias, com os valores das normas. Isso é preocupação da FD, que se preocupa com a concepção do direito e com a escala de valoração jurídica dos bens existentes na sociedade. É a FD que estuda o aspecto moral do direito e, consequentemente, sua essência ética. A FD busca nos princípios consagrados em cada ordenamento a valoração em que está lastreada cada sistema.
Ex. Relações sexuais são lícitas quando praticadas entre adultos, por que assegurado o valor da liberdade sexual, do casamento, da união estável, mas ilícitas quando praticadas entre adultos e menores de idade, porque não está assegurada a independência do menor.
Ex2. A escravidão era lícita quando o valor liberdade não tinha grande valor social ou quando os valores sociais diferenciavam seres humanos a partir da cor de suas peles.
	A eficácia, a vigência e o fundamento.
	Novamente, à luz das três dimensões do direito, pode-se se dizer que a Sociologia se ocupa dos problemas relativos à eficácia do direito; a Filosofia Jurídica, dos problemas relativos aos fundamentos do direito; por fim, à Ciência do Direito, resta a preocupação com os problemas de vigência do direito posto.
História do Direito x Sociologia do Direito
Identidade: ambas possuem o mesmo objeto material: a vida social
Diferenças: SD se ocupa com os fatos sociais presentes, enquanto a história se ocupa dos fatos passados. Além disso, a primeira quer apanhar da singularidade do fenômeno social o que sejam suas características genéricas e a segunda quer olhar para este mesmo fenômeno e enquadrá-lo no sistema geral em que a histórica em si própria consiste.
PERGUNTAS:
A partir da teoria tridimensional do Direito, a qual pretende explicar o fenômeno jurídico, discorra brevemente sobre a ocupação de cada uma das seguintes ciências: sociologia jurídica, filosofia jurídica e ciência jurídica.
Cite um dos objetos de estudo da Sociologia Jurídica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes