Buscar

Principais ideias- síntese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFF – História Econômica Geral
Síntese de quatro textos, seus autores e posicionamentos. 
Textos: Acumulação Primitiva - de Karl Marx
A Origem do capitalismo – Marx Weber
Os Dois significados de econômico – Karl Polanyi
A Dinâmica do Capitalismo – Fernand Braudel
Karl Marx expõe a base do processo de transição do feudalismo para o capitalismo: o êxodo rural por livre e espontânea pressão. A expropriação dos meios de produção leva à venda da força de trabalho; essa venda faz com que o detentor dos meios de produção se aproprie do excedente da produção.
Marx Weber aponta as origens do capitalismo, que existe, segundo ele, desde que a satisfação das necessidades humanas, tem caráter lucrativo. Weber também expõe que o protestantismo ajudou na transição do capitalismo, e isso se deu no ocidente, já que o oriente ficou muito preso à magia.
Todas as condições prévias do capitalismo que o autor aponta, como o trabalho livre, a liberdade de mercado não foram possíveis sem a organização de um estado racional; que unindo-se com o direito racional (um direito calculável, que beneficia a economia), favorece ainda mais o capitalismo.
Karl Polanyi disserta a respeito de dois significados de econômico, que são distintos, mas o atual conceito de economia os une. O formal, que vem das relações meios e fins, e de onde provem a definição de econômico pela escassez e o substantivo, que diz que os homens não podem sobreviver sem um meio físico que os sustente, nesse sentido, econômico refere-se simplesmente ao processo de satisfazer as necessidades materiais. 
Polanyi defende a economia em seu sentido substantivo, pois segundo ele o significado formal de econômico só implica uma referencia acidental ao significado substantivo (p.72), ele aborda as escolhas como algo não feito a partir da escassez, já que recursos abundantes podem tornar a escolha ainda mais difícil. 
Para ele a única necessidade que o homem possui é a de se sustentar, para isso é necessário a troca em espécie. Logo, o mercado é importante pois cria situações de escassez (já que a insuficiência por si só não cria uma situação de escassez) e dessa forma organiza a economia. Sendo assim a economia de mercado é regida pelas leis da oferta e da procura.
Abordando a parte histórica Polanyi difere a sociedade antiga da moderna por meio da diferenciação entre contrato e status, a sociedade feudal baseava-se no status, adquirido no nascimento a partir da posição familiar; já na sociedade moderna muitas instituições se estabelecem com base em contratos.
Braudel explica que economia mundo não é a mesma coisa de economia mundial. Economia mundo, para ele, é a economia que tem um controle sobre as outras, tem um espaço delimitado; um exemplo de economia mundo é Veneza e outras cidades italianas no século XIII. Já a economia mundial é o mercado de todo o universo econômico. 
O autor também disserta sobre as diferenças entre capitalismo, economia de mercado e as margens externas do circulo econômico: economias capitalistas - são as economias controladoras, as economias de mercado - as áreas periféricas, dependentes da economia-mundo, e as margens exteriores - as áreas pouco atingidas pelo capitalismo, possuem um círculo de trocas pequeno, como as feiras.
A partir da leitura dos textos, Acumulação Primitiva de Karl Marx, A Origem do Capitalismo de Marx Weber, Os Dois Significados de Econômico de Karl Polanyi e A Dinâmica do Capitalismo de Fernand Braudel pode-se notar algumas divergências e concordâncias entre os autores a respeito do capitalismo e sua origem, capital e sobre mercado.
Karl Marx vê a acumulação do capital e a retirada dos meios de produção das mãos do trabalhador para as de um seleto grupo, como o processo que deu origem ao capitalismo, já Marx Weber discorda, pois afirma que o capitalismo existe desde que o homem obteve lucro. Braudel afirma que antes da Revolução Industrial, não pode-se dizer que houve capitalismo, definido por ele como a forma de conduzir, de forma egoísta, o constante jogo de inserção do capital. Marx e Weber concordam que uma condição prévia para o capitalismo, é a apropriação de todos os bens de produção, processo este o que Marx descreve com clareza em seu texto. 
Pode-se subentender que Polanyi define capitalismo como um sistema econômico institucionalmente separado - como a divisão do trabalho, organização do trabalho, etc - com base em incentivos totalmente econômicos; já que nem ele nem Marx mencionam a palavra capitalismo; para ele tudo é economia.

Outros materiais