Buscar

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PARA PROVA

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES:
Explique como funciona a máquina de Von Neumann?
R= A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: uma memória, uma unidade aritmética e lógica (ALU), uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada. Todos os elementos dessa arquitetura são alinhados da estrutura hardware do CPU, assim o sistema pode realizar todas as suas atividades sem apresentar erros no desempenho.
Qual a principal função de um sistema operacional?
R= A principal função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada.
Defina o que é BIT.
R= Bit, que é proveniente das palavras dígito binário, ou “BInary digiT”, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática. 
O que é 1 Bit?
R= Um bit tem um único valor, zero ou um, verdadeiro ou falso, ou neste contexto quaisquer dois valores mutuamente exclusivos.
O que é um caractere? 
R= caractere é unidade de informação. Cada caractere é formado por um Byte, que por sua vez é formado por 8 bits, os quais podem formar 256 caracteres diferentes.
Um Kilobyte (KB) vale quantos Bytes?
R= 1024 Bytes
Um Kilobyte (KB) vale quantos Bit?
R= 8 Bit
O que é interrupção e para que serve? 
R= interrupção é um sinal de um dispositivo que tipicamente resulta em uma troca de contextos, isto é, o processador para de fazer o que está fazendo para atender o dispositivo que pediu a interrupção. 
Faça um esboço básico de um computador e defina os seus componentes.
R= Os principais componentes de um computador é unidade de processamento (CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos de interconexão entre esses componentes. A CPU, passou por sua vez, consiste em uma unidade de controle, uma unidade lógica e aritmética (ULA), registradores internos e mecanismos de interconexão. 
O que é dispositivo de armazenamento em massa e cite exemplos. 
R= Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de armazenar informações (dados) para posterior consulta ou uso. Um dispositivo de armazenamento pode guardar informação, processar informação ou ambos. 
Tipos de dispositivos de armazenamento:
Por meios magnéticos. Exemplos: Disco Rígido, disquete.
Por meios ópticos. Exemplos: CD, DVD.
Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória, pen drive.
O que é um BUS de DADOS? 
R= São os condutores por onde circulam os dados que o processador vai buscar à memória RAM ou aos dispositivos de I/O.
Defina o que é memória RAM, FLASH e EEPROM. 
R= Memória Flash refere-se a um tipo particular de EEPROM (sigla em inglês para "Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente"). É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia. Essa tecnologia também é usada para fazer o boot de computadores, além de compor cartões de memória, modens e placas de vídeo.
Memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de RAM e naturalmente, quanto mais memória, melhor o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica. O nome mais apropriado seria: Memória de Leitura e Escrita, que está expressa na programação computacional.
Memória EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente. Pode ser lida um número ilimitado de vezes, mas só pode ser apagada e programada um número limitado de vezes, que variam entre as 100.000 e 1 milhão. Esse limite é causado pela contínua deterioração interna do chip durante o processo de apagamento que requer uma tensão elétrica mais elevada. 
Porque fisicamente as memórias ficam próximas ao processador? 
R= 
Para o hardware os bits são representado de que forma?
R= 0 e 1 (0 = negativo e 1 = positivo).
Diga o nome de cada porta lógica e o resultado de sua saída. 
Organização
 De 
Computadores
Gutemberg Costa Silveira Alves 
Matricula: 201407134884
Estácio FIC - Parangaba
Turma 3005
Noite

Outros materiais