ED 906 Psicologia Social (2)
18 pág.

ED 906 Psicologia Social (2)


DisciplinaPsicologia Social6.927 materiais208.375 seguidores
Pré-visualização4 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMPUS PARAISO
ED - PSICOLOGIA SOCIAL
Disciplina PSOI/906-P 
Aluno: 
RA: 
Turma: Tutelado
SÃO PAULO
2018
Exercícios módulo um ao quatro - NP1
1- Identifique entre as afirmativas abaixo o(s) preceito(s) vinculado(s) relacionado(s) à Psicologia Social de tradição americana:
I. É uma ciência pragmática com intenções de prever o comportamento humano.   
II. Deseja-se explicar a relação que o indivíduo mantém com a sociedade e os processos subjetivos que vão ocorrendo nessa relação.
III. O homem, a partir de seu contato com o mundo organiza essas informações em sua cognição e essa organização que possibilitará compreender ou categorizar esse novo fato.
Está correto APENAS o que se afirma em:
A) I e II
B ) I e III
C) II e III
D ) II
E ) I, II e III
Justificativa: estão corretas as assertivas I e III da alternativa B pois a Psicoloia Social tem um percurso próprio, um caminho cheio de desvios, de histórias, de indicações sobre qual seria melhor e muitas vezes de vazios que suportam a construção de um campo de conhecimento.
2- Leia atentamente as duas afirmações abaixo e responda a seguir:
(1)  A Psicologia é uma ciência que tem sua história ligada aos ideais das ciências naturais.
(2)  Assim, a presença da dimensão social como parte dos fenômenos psicológicos só gradativamente, ao longo do século XX, vai encontrando um lugar de importância na instituição da psicologia como ciência.
A ) A primeira afirmativa está correta e a segunda justifica a primeira.
B) Apenas a segunda afirmativa está correta.
C) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
D) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
E) As duas afirmativas são falsas.
Justificativa: Estão corretas as duas alternativas C As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
3- Quando falamos de um campo de estudos críticos, dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já construídas, ou seja, uma teoria do conhecimento que visa determinar os fundamentos lógicos, o valor e o alcance objetivo deles, estamos falando fundamentalmente em:
A)Ética
B) Epistemologia
C) História
D) Antinomia
E)Lógica
Justificativa: Esta correta a alternativa B, pois a epistemologia é a doutrina dos fundamentos e dos métodos de conhecimento cientificos. Desta forma, a epistemologia analisa os critérios pelos quais se justifica os conhecimentos, para além de considerar as circunstancias historicas, psicológicas e sociologicas que levam a sua obtenção.
4- Robert Farr, psicólogo social inglês, desenvolveu importante análise sobre as influências da História no desenvolvimento e nas características da psicologia social dos EUA. Analise as questões abaixo sobre a história da Psicologia Social Americana e assinale a alternativa incorreta.
A) A Segunda Guerra Mundial foi importante para a caracterização e a consolidação da psicologia social nos EUA por, ao menos, dois motivos: a migração de psicólogos da Europa para os EUA e a encomenda de estudos científicos de grupos pelo exército norte-americano (The American Soldier).
B) Em virtude da migração de psicólogos europeus para os EUA, a Psicologia Social acabou por sofrer fortes influências da gestalt, tornando-se, em boa parte, uma psicologia cognitivista.
C) Apesar das influências cognitivistas, o behaviorismo continuou presente na psicologia social. Prova disto é a importância histórica de Floyd Allport na caracterização da psicologia de grupos, como sendo uma parte da psicologia dos indivíduos, cujo comportamento é o principal objeto de investigação.
D) A colonização protestante, nos EUA, é considerada uma das causas históricas para o enraizamento de uma ideologia individualista que caracteriza, até nossos dias, boa parte da psicologia social daquele país.
E) Os estudos de grupo desenvolvidos pela psicologia social nos EUA, visam reduzir as influências da ideologia individualista, predominante em suas ciências humanas e sociais. Por este motivo, o fortalecimento da consciência histórica e das potencialidades críticas dos grupos, têm sido os principais objetivos da psicologia social norte-americana.
Justificativa: a alternativa incorreta é E pois Robert Farr elaborou uma história da Psicologia social , que foi constituida a psicologia social e experimental e que enste caso se constituiu como ciencia experimental, e assim foi difndida como pratica de conhecimento.
5- Analise as afirmativas abaixo e responda a seguir:
I. Na virada do século XIX para o século XX, vários expoentes das ciências humanas e sociais escreveram sobre o individual e o coletivo, mas entretanto, poucos conseguiram estabelecer seu inter-relacionamento.
II. De acordo com Robert Farr, o estabelecimento das diferenças é um passo importante no desenvolvimento de um campo de estudo. Neste sentido, a diferenciação proposta por Wundt entre a psicologia fisiológica e a psicologia social foi um "passo" importante no curso e percurso de ambas as disciplinas.
III. A psicologia social de Durkheim (1858-1917) é uma resposta deliberada à distinção estabelecida por Wundt (1832-1892) entre Völkerpsychologie e a psicologia fisiológica.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) I.
E) I, II e III.
Justificativa: a alternativa correta A pois a Völkerpsychologie é focalizada na percepção interiorizada e a psicologia fisiologica na exteriorizada, portanto as duas compoem o campo da psicologia fisiologica, o interior implica no exterior e Durkheim concorda com essa teoria.
6- Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa que contiver o enunciado correto sobre o texto.
 \u201cDesde o início, nossas teorias consideraram que dever-se-ia conceber a Psicologia Social como uma disciplina mista. Uma disciplina que se situa no cruzamento das ciências psicológicas  e das ciências sociais (...) Existe uma reciprocidade, uma relação dualista entre as duas famílias de conhecimentos científicos. Devemos tê-la sempre presente ao espírito, pois é ela que determina o caráter específico de nossa disciplina. Se bem que em nosso trabalho de pesquisa, como na formação de estudantes, é necessário dar uma atenção extrema à produção e ao pensamento dos sociólogos e antropólogos (...) Nós, psicólogos sociais, estamos em permanente necessidade de combater a tendência de separar os fenômenos psíquicos dos fenômenos sociais, de erguer barreiras entre suas respectivas disciplinas\u201d (Moscovici)
A) O texto representa a Psicologia Social Sociológica, pois defende a tendência de separar os fenômenos psíquicos dos fenômenos sociais.
B) O texto representa a Psicologia Social Psicológica, pois combate a tendência de erguer barreiras entre as disciplinas psicológicas e sociais.
C) O texto representa a Psicologia Social Sociológica, pois afirma que a psicologia, a sociologia e a antropologia são importantes para a Psicologia Social.
D)O texto representa a Psicologia Social Psicológica, pois afirma que só a psicologia é importantes para a Psicologia Social.
E) O texto pode ser representativo tanto da Psicologia Social Psicológica quanto da Psicologia Social Sociológica, pois ambas consideram a Psicologia Social uma disciplina mista.
Justificativa: A Alternativa correta é a C, pois as articulações entre antropologia, sociologia e psicologia na constituição da psicologia Social Sociologica desloca a enfase dada ao individuo na definição do objeto, dos principios eptemologicos e metodologicos presente na psicologia social psicologica, para os processos grupais, interativos e simbolicos que constituem o campo de estruturação da experiencia social
7- Leia o texto abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
\u201cNão há nenhuma psicologia de grupos que não seja essencial e totalmente uma psicologia