Buscar

APS CLINICA DE GRANDES II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – clinica grande (sistema neurológico)
Como se compõe o exame neurológico em grandes animais? 
Para iniciar um exame neurológico são necessárias as seguintes informações:
Identificação: Espécie, raça, sexo, idade, qual tipo de trabalho exerce, local de origem.
Anamnese: Quando começou apresentar sinais como vem evoluindo, alimentação, vacinação, tratamentos realizados, doenças anteriores, número de animais acometidos, ambiente, manejo dos animais e número de mortes. Localizar as Lesões, diagnóstico diferenciais, exames complementares, diagnóstico e prognóstico
Exame Físico: Grau de desidratação, coloração de mucosas, palpação detalhada de todos os membros e coluna vertebral.
 Com essas informações obtidas anteriormente podemos fazer a avaliação sistema neurológico que compõe as seguintes avaliações 
O exame neurológico baseia-se na avaliação do comportamento (estado mental), postura e movimentos (andar, trotar e galopar), pares de nervos cranianos, reações posturais e, quando possível, na realização de reflexos espinhais. Pode-se incluir exames complementares como análise do liquido cefalorraquidiano, radiografias simples ou contrastadas (mielografia), eletroencefalografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética
Quais são as principais divisões anatômicas do encéfalo e quais suas respectivas funções?
TELENCEFALO: córtex cerebral (frontal: intelecto, comportamento e atividade motora refinada; parietal: nocicepção e propriocepção; occipital: visão; temporal: comportamento e audição) e núcleos basais (conjunto de corpos celulares localizados abaixo do encéfalo, ex: caudado. putamen, etc; com funções relacionadas ao tônus muscular e iniciação e controle da atividade motora). DIENCÉFALO: hipotálamo (modula o sistema nervoso autônomo, apetite , sede, regulação de temperatura e balanço de eletrólitos) tálamo (e um complexo de vários núcleos que entre outras funções estão relacionados com nocicepção , propiocepção e consciência), subtálamo (sistema reticular ativador relacionado a consciência). O diencéfalo também e o local que abriga o núcleo do nervo olfatório e do nervo óptico. MESENCÉFAlO: relacionado a consciência (sistema reticular ascendente ativador), núcleos de nervos cranianos (III. IV). apresentam também tratos ascendentes e descendentes com presença de atividade motora e sensorial. PONTE: local onde esta localizado o núcleo do nervo trigêmio (V). formação reticular (centros vitais de respiração e sono), tratos ascendentes e descendentes possuindo atividade sensorial e motora, 
BULBO: local com maior acumulo de núcleos de nervos cranianos (VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII), tratos ascendentes e descendentes possuindo atividade sensorial e motora. 
CEREBELO: coordenação de movimentos, tônus muscular, propriocepção inconsciente e equilíbrio.
3.Quais são os pares de nervos cranianos, suas respectivas funções e como testá-los?
O SNP inclui 12 pares de nervos cranianos originando-se no encéfalo e os diversos pares de nervos espinhais originando-se na medula.
I Olfatório
Função: Olfação 
Teste: Oferecer alimentos com odor atrativo, com as mãos fechadas.
 Óptico
Função: Visão 
Teste: Acuidade Visual, resposta de ameaça visual e reflexo pupilar.
 Óculomotor 
Função: Inervação de músculos extraoculares, contendo fibras parassimpáticas para o controle da pupila e da acomodação visual. É uma combinação dos nervo motor e automático. Responsável também pela elevação da pálpebra superior. 
Teste: Reflexo pupilar e avaliação do movimento da pálpebra superior.
 Troclear
Função: Inervação do músculo ocular oblíquo superior responsável pela movimentação dos globos oculares. 
Teste: Observação do posicionamento dos globos oculares e movimentos dos mesmos durante a movimentação da cabeça do animal. 
 Trigêmeo
Função: Informação sensorial de córnea, pálpebra e cabeça, motora dos músculos faciais relacionados com a mastigação. 
Teste: Oferecimento de alimento aos animais e teste de sensibilidade da face.
 Abducente
Função: Inervação do músculo lateral e reto, retrato ocular responsável pela movimentação dos globos oculares. 
Teste: Observação do posicionamento dos globos oculares e coordenação de movimentos dos mesmos durante movimentação da cabeça do animal. 
Facial
Função: Inervação motora de orelhas, pálpebras e musculatura relacionada a expressão facial (movimentação de narina e lábio), possui influência sobre as glândulas lacrimais e salivares, função gustativa no 1/3 inicial da língua. 
Teste: Avaliar simetria de posicionamento das pálpebras, orelhas, narinas e lábios, observar também a presença de filme lacrimal. Realizar o reflexo palpebral. Produção de sons para observar a movimentação das orelhas.
 Vestíbulococlear 
Função: Equilíbrio (vestibular) e Audição (coclear).
Teste: Posição da cabeça, presença de nistagmos, captação de estímulos auditivos. 
Glossofaríngeo: 
Função :Responsável pela inervação da faringe e sensibilidade da porção caudal da língua. 
Teste: Oferecer alimento e passar a sonda nasogástrica para observação da deglutição e sensibilidade da língua; utilizando substâncias irritantes. 
 Vago: 
Função: Motora e sensorial para vísceras torácicas e abdominais, além da função motora da laringe e faringe.
Teste: “Slap Teste”, testa-se a movimentação da laringe, abdução da cartilagem aritenóide contralateral, percute-se a região da escápula e oferta de alimento para avaliação de sons anormais durante a respiração.
 Acessório:
Função: Motora para músculo do pescoço
Teste: Eletromiografia. 
 Hipoglosso: 
Função: Função motora da língua.
Teste :Oferecer comida, movimentação da língua e simetria. 
 4.Quais são os principais sinais neurológicos observados nas diferentes síndromes do sistema nervoso? 
Síndrome Cerebral: 
Anormalidades locomotoras (discretas ou não), estado mental (depressão) e comportamento alterados, respiração irregular, cegueira (reflexo pupilar normal), pressão da cabeça contra obstáculos, andar em círculos (geralmente lesões unilaterais). 
Síndrome Mesencefálica: 
Anormalidades locomotoras, depressão mental, midríase não responsiva ou miose (visão normal), estrabismo.
Síndrome Pontobulbar: 
Anormalidades locomotoras, alteração em diversos nervos cranianos, depressão mental. 
Síndrome Vestibular: 
Central (nistagmos horizontais, rotacionais, verticais ou posicionais, déficits nos nervos cranianos: V, VI VII; podem ocorrer sinais cerebelares). Periférica (nistagmos horizontais ou rotacionais. 
Possível déficit no VII par de nervo craniano.
Tanto a síndrome central quanto a periférica podem apresentar perda de equilíbrio, quedas, rotação de cabeça e estrabismo. 
Cerebelar: 
Tremores de intensão na cabeça, anormalidades locomotoras (hipermetria), nistagmos, alteração na resposta de ameaça visual, aumento da área de sustentação do corpo (ampla base). 
Multifocal: 
Presença de sinais clínicos que refletem mais de uma síndrome.
 
 5. O que é e como avaliar a propriocepção?
A Propriocepção é a capacidade de percepção do posicionamento dos membros, realizada pela integração de informações obtidas por receptores periféricos com os núcleos encefálicos. As vias proprioceptivas estão presentes na medula espinhal divididas em tratos e fascículos, podendo ser conscientes ou inconscientes.pararealizar a avaliação interrompe-se o andar do animal subitamente após sua locomoção em linha reta, em círculos ou após afastá-lo e observar o tempo que os membros demoram para retornar à uma posição adequada.
 6. De que depende o padrão normal de locomoção? 
 Depende da integridade de todos os componentes que participam do processo de locomoção. Sendo eles: Encéfalo, medula espinhal, nervos, músculos, ossos, tendões, ligamentos e receptores nervosos localizados em articulações.
7. Quais as principais manobras a serem realizadas para a avaliação da locomoção e postura?
As principais manobras para avaliação são :Postura, Simetria de pescoço e tronco, andar em linha reta, trotar em linha reta, afastar, andar em círculos abertos e fechados, descer e subir rampas, ultrapassar pequenos obstáculos durante a locomoção, observação do andar com o animal montado, andar com o pescoço estendido e flexionado, palpação do pescoço e da coluna dorsal, manipulação do pescoço, resposta cervical e cervicofacial, sensibilidade do pescoço, reflexo músculo cutâneo, slap test, deslocamento lateral dos membros torácicos, observação de atrofia muscular, deslocamento da garupa com o animal parado em locomoção, observação do tônus anal, movimentação da cauda e sensibilidade perineal e por fim palpação retal.

Continue navegando