Buscar

Atividade estruturada Pedagogia nas Instituições não Escolares 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

����������Relatório - Atividade Estruturada
��13/12/2013 11:51
�����������
����������Página: � PAGE �3�/� NUMPAGES �3�
�����������������������
	
	
Disciplina: Pedagogia nas Instituições Não Escolares 
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA
Elaboração de um Plano de Ação para Implementação de Estratégias e Ações de Formação Continuada dos Profissionais em uma empresa com foco na democratização da educação profissional
OBJETIVOS
- Identificar a educação corporativa como uma resposta das organizações contemporâneas aos seus desafios no que diz respeito à aprendizagem, à inovação e à produção do conhecimento no paradigma flexível. 
- Analisar criticamente até que ponto a proposta de educação corporativa supera o antigo paradigma de treinamento nas organizações.
- Identificar os princípios, objetivos, pressupostos e formas de implantação da educação corporativa.
- Distinguir elementos de uma proposta de educação profissional comprometida com os interesses dos empresários e com os dos trabalhadores.
 
- Propor estratégias e ações para implementar um processo de formação continuada destes profissionais amplo e critico diante da realidade de uma organização em termos de educação profissional.
- Utilizar o trabalho pedagógico de planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação do processo de formação profissional em uma instituição, como forma de mediação em prol da luta dos trabalhadores por uma educação profissional de qualidade.
- Formular mecanismos de democratização das relações e dos espaços sociais, ainda que para isso tangencie a tensão permanente existente no âmbito dos interesses dos empresários e dos trabalhadores, cuja origem se localiza no caráter contraditório e antagônico das relações sociais do modo de produção capitalista.
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
- Propor um processo de formação continuada dos trabalhadores em organizações que adotam o modelo de educação corporativa que funcione como uma forma de mediação em prol da luta dos trabalhadores por uma educação profissional de qualidade.
- Diante da realidade de uma organização, propor estratégias e ações para implementar um processo de formação continuada dos trabalhadores com base na proposta emancipatória de educação profissional.
- Planejar o modelo de educação corporativa em uma organização voltado para a formação continuada e integral dos trabalhadores e para a democratização da educação profissional.
DESENVOLVIMENTO
Preparação
Inicie a atividade realizando os seguintes passos:
1 – Recapitule o conteúdo estudado na disciplina Pedagogia nas Instituições Não Escolares. Elabore um resumo sobre o impacto do paradigma flexível na qualificação dos trabalhadores, identificando as principais análises realizadas por autores que se dedicaram à questão.
2 – Enumere os princípios, objetivos, pressupostos e características da proposta de educação corporativa.
3- Elabore uma síntese dos princípios de uma proposta de educação profissional comprometida com os interesses dos trabalhadores. 
Desenvolvimento
Compreenda a Situação Problema:
Você foi recém contratado(a) para atuar em uma empresa do ramo do varejo que implementou a proposta de educação corporativa para seus funcionários. Diante de sua formação em educação profissional integral e de seu compromisso técnico-político, você iniciou sua atuação na organização solicitando uma pesquisa. Tal pesquisa tem como objetivo diagnosticar a qualidade, so limites e os avanços obtidos com a implementação da proposta de educação corporativa considerando as necessidades de qualificação dos trabalhadores. 
Com base nos resultados da pesquisa, seu objetivo consiste em elaborar um Plano de Ação para Implementação de Estratégias e Ações de Formação Continuada dos Profissionais desta empresa comprometidas com a democratização da educação profissional. O propósito é utilizar o trabalho pedagógico - planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da proposta de educação corporativa – como uma das formas de mediação, no contexto da empresa, para a obtenção de uma proposta de formação dos trabalhadores orientada para os seus interesses. 
O resultado do diagnóstico da empresa encontra-se no artigo: Educação Corporativa: a Proposta Empresarial no Discurso e na Prática1 (http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a16v26n2.pdf ). Este artigo apresenta os resultados da avaliação da implementação da educação corporativa Leader Magazine.
Realize a atividade:
1 – Enumere as principais conclusões obtidas sobre a situação da educação dos funcionários na empresa em questão após a leitura do artigo.
2- Responda: o modelo de educação corporativa implementado parece atender aos interesses dos trabalhadores? E aos da empresa? Este modelo tende a superar o antigo paradigma de treinamento e desenvolvimento? Justifique sua resposta.
3 – Elabore um plano de ação criativo, contendo as estratégias e ações de formação continuada dos profissionais desta empresa, as quais você pretende implementar com sua equipe, com base nos princípios da formação profissional integral, comprometida com os interesses dos trabalhadores e com a democratização da educação profissional. Não deixe de refletir sobre a tensão existente entre a busca do alcance dos interesses da empresa e dos trabalhadores, em que tais interesses divergem e convergem em termos de qualificação profissional.
3. 1 Neste plano, enumere as estratégias. Liste as ações a serem implementadas com prazos e com ordem de prioridade estabelecida. Indique sempre que possível qual será o órgão na empresa responsável por executar tal ação sugerida. 
Conclusão
Auto avaliação
Agora que você concluiu a elaboração do plano, faça uma auto avaliação para verificar:
- até que ponto o plano está voltado para a implantação de uma proposta de formação continuada ampla, participativa e crítica; ou seja, de uma proposta de formação profissional integral, comprometida com os interesses dos trabalhadores. Quais as possíveis barreiras que poderiam ocorrer para sua implementação? Como buscar alternativas para superá-las?
- qual a importância da atuação do pedagogo(a) em uma empresa no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação do processo de formação continuada dos trabalhadores? Em especial, qual a sua importância quando tal organização possui uma proposta de educação corporativa em fase de estruturação ou implementação?
Referências Bibliográficas
1.CRUZ, D. Educação corporativa: A proposta empresarial no discurso e na prática. Educ. rev. [online], vol.26, n.2, p. 317-357, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000200016
PRODUTO / RESULTADO
I)Resumo contendo: a) o impacto do paradigma flexível na qualificação dos trabalhadores, identificando as principais análises realizadas por autores que se dedicaram à questão; b) os princípios, objetivos, pressupostos e características da proposta de educação corporativa; e c) os 
princípios de uma proposta de educação profissional comprometida com os interesses dos trabalhadores. 
II) Plano de Ação contendo estratégias e ações para implementação de um processo de Formação Continuada dos Profissionais comprometido com a democratização da educação profissional com prazos, prioridades e áreas responsáveis por implementá-lo.
III)Síntese contendo as reflexões sobre as dificuldades e alternativas para implementação de uma proposta de formação profissional integral, comprometida com os interesses dos trabalhadores e possíveis alternativas para superá-las.

Outros materiais