Buscar

resp.social_A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segundo NEGRA, Teixeira & Carmo (2002), a idéia do Balanço Social ganha força no Brasil a partir de determinada iniciativa, que tem por objetivo incentivar a publicação do balanço social pelas empresas visando dar transparência a partir da prestação de contas do que fazem pela qualidade de vida, tanto dentro quanto fora da organização. 
Assim, pergunta-se: de onde partiu tal iniciativa? -SOCIÓLOGO HERBERT DE SOUZA.
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista, que é defendida pelo Estado e empresariado e foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), para o qual: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras. Esta concepção de desenvolvimento sustentável é reiterada pela Agenda 21, que se inicia com a seguinte afirmação:
- A AFIRMAÇÃO DA PRIMAZIA DA ECONOMIA COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APONTANDO, EM SEUS VÁRIOS CAPÍTULOS, A NECESSIDADE DE UM AMBIENTE ECONÔMICO INTERNACIONAL AO MESMO TEMPO DINÂMICO E PROPÍCIO, DE POLÍTICAS ECONÔMICAS INTERNAS SAUDÁVEIS, DA LIBERALIZAÇÃO DO COMÉRCIO E DE UMA DISTRIBUIÇÃO ÓTIMA DA PRODUÇÃO MUNDIAL, SOBRE A BASE DAS VANTAGENS COMPARATIVAS, NA PERSPECTIVA DA LÓGICA E DA HEGEMONIA DO MERCADO;.
Dos 57,8 mil litros de água tratada que a Cedae produz por segundo, 42 mil vêm do Rio Guandu. - Se ninguém fizer nada para alterar o ritmo da poluição no Guandu, teremos no futuro um rio morto, de água impossível de ser tratada para o consumo, como o Tietê, alerta o diretor de Produção e Tratamento da Cedae, Flávio Guedes. A contaminação do Rio Paraíba do Sul, por sua vez, está acima dos padrões para manganês, cádmio, coliformes e fosfato.  Adaptado do Jornal do Brasil, 29 de julho de 2001.Com relação à contaminação da água dos rios, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa que melhor reflete a assertiva apresentada no texto. - A PRESENÇA DE COLIFORMES FECAIS REFLETE A CONTAMINAÇÃO COM ESGOTO SANITÁRIO, O QUE PODE CAUSAR DOENÇAS COMO HEPATITE, AMEBÍASE E CÓLERA;.
A degradação ambiental, a crise da sociedade do trabalho, a conseqüente queda na qualidade de vida e o aumento da desigualdade/exclusão social, estão exigindo uma discussão que profunde a articulação entre __, ___ e ___, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo.
Assinale a alternativa que melhor complete as lacunas. - TRABALHO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Considerando a importância do Balanço Social, as deputadas federais Marta Suplicy, Maria da Conceição Tavares e Sandra Starling elaboraram o projeto de lei nº 3.116, apresentado ao Congresso Nacional (1997). Neste contexto,  responda:   O que o referido projeto de lei em seu art. 2º faz referência quanto a implementação do Balanço Social pelas empresas?
- BALANÇO SOCIAL É UM DOCUMENTO ATRAVÉS DO QUAL A EMPRESA APRESENTA DADOS QUE PERMITAM IDENTIFICAR O PERFIL DA SUA ATUAÇÃO SOCIAL DURANTE O ANO, A QUALIDADE DE SUAS RELAÇÕES COM OS EMPREGADOS, O CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS SOCIAIS, A PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS RESULTADOS ECONÔMICOS DA EMPRESA E AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, BEM COMO A FORMA DE SUA INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE;.
Com o advento da Lei 601 de 1850, foi criada a primeira Lei de Terras do Brasil, que considerava crime punível com prisão de 2 a 6 meses e multa a derrubada de matos ou o ateamento de fogo. Além disso, também estabeleceu a responsabilidade por dano ambiental fora do âmbito da legislação civil. O infrator submetia-se, além das sanções penais, a sanções civis e administrativas. Para a legitimação da posse, exigia-se o "princípio de cultura", não se considerando assim: os simples roçados, derrubadas ou queimas de matos ou campos. Esse princípio não foi consagrado na ocupação de determinada região. Pergunta-se: qual região do Brasil foi degradada e devastada em razão dos seus ocupantes promoverem desmatamentos para o plantio de qualquer coisa visando a legitimação da terra? - A AMAZÔNIA;.
A ideia do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas empresas no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens essa verificação são vários educação, saúde, atenção à mulher, atuação na preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e de trabalho de seus empregados, apoio a projetos comunitários visando a erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho. O campo é vasto e várias empresas já estão trilhando esse caminho. Realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática."   O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. Em síntese, esta justificativa deve provar que a relação custo-benefício na sua adoção é positiva. Quando essa relação pode ser considerada positiva?Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto. - QUANDO AGREGA VALOR À ECONOMIA E À SOCIEDADE, RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS DE SEUS COLABORADORES E, AINDA, DESENVOLVE TODO O SEU PROCESSO OPERACIONAL SEM AGREDIR O MEIO AMBIENTE..
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial".Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
- ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS NA PRESERVAÇÃO DO LEGADO NATURAL: UMA NECESSIDADE IMEDIATA.
O aprofundamento do processo de globalização econômica traz novas demandas e exigências às empresas que utilizam como estratégias de busca de competitividade o emprego maciço de novas tecnologias e de novas formas de organização da produção e do trabalho. As novas tecnologias, basicamente a microeletrônica, as biotecnologias e os novos materiais têm como característica comum sua aplicação universal, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto na organização da produção.  Quais consequências advêm desse modelo?
- O USO DAS BIOTECNOLOGIAS E DOS NOVOS MATERIAIS REDEFINE A RELAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AGRÍCOLA E DOS SERES HUMANOS COM A NATUREZA, COM IMPLICAÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE, NO LOCAL DE TRABALHO, COMUNIDADES/SOCIEDADE E EM ESCALA PLANETÁRIA..
Preservar o meio ambiente tornou-se fator preponderante para a manutenção da vida no planeta. Contudo, a continuidade da geração de riquezas e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas parece ser a sua contradição. Desta forma, surgem discussões mundo a fora buscando soluções paraesse impasse. Parece-nos que o desenvolvimento através do manejo responsável dos recursos talvez seja a solução. Os governos têm buscado intervir de forma a atuar como agente motivador e controlador dessas ações. Assim, atuam como agente regulador onde para o desenvolvimento de determinadas atividades que possam vir a produzir impactos ao meio ambiente, tornam obrigatório a apresentação de trabalhos que visem dar garantias a um manejo mais responsável dos recursos naturais. Considerando essa assertiva, e, para fazer cumprir esse compromisso, assinale a opção que melhor determina os documentos que devem ser apresentados por uma empresa e que na execução das suas atividades possam promover riscos ao meio ambiente.
- EIAS E RIMAS - ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E RELATÓRIO DE IMPACTOS AMBIENTAIS;.
É certo afirmar que as mudanças no cenário econômico e os impactos causados por este ao meio ambiente foram os fatores responsáveis por uma mudança nos paradigmas que regulam a relação de consumo no mundo. Historicamente, foi nos Estados Unidos da América que os primeiros sinais de mudanças se fizeram presentes. Assim, a origem da responsabilidade social, decorre de quais iniciativas? - PARTIU DA PRÓPRIA SOCIEDADE E ACEITA PELOS EMPRESÁRIOS FACE A PERDA DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO CONSUMIDOR;.
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista e é defendida pelo Estado e empresariado. A definição de desenvolvimento sustentável , foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, através do qual,___ , isto é, aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável. 
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É AQUELE QUE ATENDE ÀS NECESSIDADE DO PRESENTE SEM COMPROMETER A POSSIBILIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS ATENDEREM ÀS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES;.
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista, que é defendida pelo Estado e empresariado e foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), para o qual: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras. Esta concepção de desenvolvimento sustentável é reiterada pela Agenda 21, que se inicia com a seguinte afirmação:
- A AFIRMAÇÃO DA PRIMAZIA DA ECONOMIA COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APONTANDO, EM SEUS VÁRIOS CAPÍTULOS, A NECESSIDADE DE UM AMBIENTE ECONÔMICO INTERNACIONAL AO MESMO TEMPO DINÂMICO E PROPÍCIO, DE POLÍTICAS ECONÔMICAS INTERNAS SAUDÁVEIS, DA LIBERALIZAÇÃO DO COMÉRCIO E DE UMA DISTRIBUIÇÃO ÓTIMA DA PRODUÇÃO MUNDIAL, SOBRE A BASE DAS VANTAGENS COMPARATIVAS, NA PERSPECTIVA DA LÓGICA E DA HEGEMONIA DO MERCADO;
Segundo Ludícibus, Martins e Gelbcte (2003), o Balanço Social das Sociedades por Ações deverá conter informações de diversas ordens, as quais deverão ser apresentadas através de relatórios. Pergunta-se: quais são esses relatórios?
- BALANÇO AMBIENTAL, O BALANÇO DE RECURSOS HUMANOS, OS BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE E A DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO;.
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).  No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de constituir um problema local e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. Considerando esse contexto, avalie as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados. 
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta. - A ASSERTIVA I É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA, E A II É UMA PROPOSIÇÃO FALSA
A degradação ambiental, a crise da sociedade do trabalho, a conseqüente queda na qualidade de vida e o aumento da desigualdade/exclusão social, estão exigindo uma discussão que profunde a articulação entre __, __ e __, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo. - TRABALHO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;.
PROVA INGRID
A globalização vem provocando mudanças na forma que uma empresa deve ser administrada. Uma das preocupações é com o Meio Ambiente e as gerações futuras. O que se quer deixar para os seus netos, um mundo poluído e sem vida? Entre os principais impactos no meio ambiente não se pode citar: - EFEITO ESTUFA
No decorrer dos nossos estudos é possível verificar que a degradação ambiental e a crise da sociedade do trabalho, além da consequente queda na qualidade de vida das pessoas, face ao aumento das desigualdades/exclusão social, são pontos que exigem discussões aprofundadas e uma revisão dos paradigmas que regulam as articulações entre os fatores produtivos de uma sociedade. Assim, um questionamento feito por todos é querer saber até quando os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico existente. Em razão do exposto, pergunta-se: quais os fatores produtivos que essa articulação deverá considerar? - TRABALHO, MEIO AMBIENTE E O PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;
No Brasil, em virtude do estabelecido na Constituição Federal, cabe ao Poder Público promover a gestão ambiental pública. O Poder Público, como principal mediador desse processo, é detentor de poderes estabelecidos na legislação que lhe permitem promover algumas ações, exceto: - ACOMPANHAR A ECONOMIA DAS EMPRESAS.
Tem-se observado que as questões ambientais e do trabalho vêm assumindo novas configurações com o aprofundamento do processo de globalização, com a reestruturação produtiva e a adoção das políticas econômicas de corte neoliberal.  Em razão do exposto, pode ser constatado um duplo movimento nas questões econômicas internacionais.
Assinale a alternativa que melhor representa esses movimentos: Escolha uma: - A DISSOLUÇÃO DAS FRONTEIRAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS AO DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO  GLOBALIZADO E DESREGULAMENTADO E A EMERGÊNCIA DE "NOVAS" FRONTEIRAS AMBIENTAIS QUE NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS EM LONGO PRAZO POR ESTE MESMO MODO DE PRODUÇÃO;
Preservar o meio ambiente tornou-se fator preponderante para a manutenção da vida no planeta. Contudo, a continuidade da geração de riquezas e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas parece ser a sua contradição. Desta forma, surgem discussões mundo a fora buscando soluções para esse impasse. Parece-nos que o desenvolvimento através do manejo responsável dos recursos talvez seja a solução. Os governos têm buscado intervir de forma a atuar como agente motivador e controlador dessas ações. Assim, atuam como agente regulador onde para o desenvolvimento de determinadas atividades que possam vir a produzir impactos ao meio ambiente, tornam obrigatório aapresentação de trabalhos que visem dar garantias a um manejo mais responsável dos recursos naturais. 
Considerando essa assertiva, e, para fazer cumprir esse compromisso, assinale a opção que melhor determina os documentos que devem ser apresentados por uma empresa e que na execução das suas atividades possam promover riscos ao meio ambiente. - EIAS E RIMAS - ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E RELATÓRIO DE IMPACTOS AMBIENTAIS;
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista e é defendida pelo Estado e empresariado. A definição de desenvolvimento sustentável , foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, através do qual,__ , isto é, aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável.- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É AQUELE QUE ATENDE ÀS NECESSIDADE DO PRESENTE SEM COMPROMETER A POSSIBILIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS ATENDEREM ÀS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES; 
O Balanço Social deve ser criado para sempre gerar benefícios aos seus empregados e nunca malefícios. - PRIVACIDADE - SIGILO -  SUBJETIVIDADE - UNIFORMIDADE - UTILIDADE – ECONOMICIDADE.
De acordo com os textos oferecidos, nos tornamos conhecedores de que historicamente, os seres humanos estabelecem relações sociais e, por meio delas, atribuem significados à natureza. Agindo sobre o meio físico-natural, instituem práticas; alterando suas propriedades, garantem a reprodução social de sua existência. Essas relações (dos seres humanos entre si e com o meio físico-natural) ocorrem nas diferentes esferas da vida societária (econômica, política, religiosa, jurídica, afetiva, étnica, etc.) e assumem características específicas decorrentes do contexto social e histórico em que acontecem. De acordo com esta assertiva é possível concluir:
- QUE A MULTIPLICIDADE DE PRÁTICAS DE APROPRIAÇÃO E USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS, PODEM SER EXPLICADAS PELAS RELAÇÕES SOCIAIS, INCLUSIVE QUANTO A ATRIBUIÇÃO DESSE SIGNIFICADO SER EMINENTEMENTE ECONÔMICO;
Como no Brasil não há lei federal que obrigue as empresas a elaborar e divulgar seu balanço social, aquelas que decidem fazê-lo voluntariamente, acabam não tendo padrão formal a seguir, o que ocasiona, dentre outros problemas falta de comparabilidade entre empresas até do mesmo setor, falta de identificação do responsável pelas informações, divulgação de dados insuficientes para análise e falta de confiança nas informações apresentadas, em virtude de não haver um processo fundamental. 
Qual das alternativas abaixo padronizaria a elaboração do Balanço Social? - AUDITORIA EXTERNA
Segundo o Relatório da Comissão Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Não é uma delas: Escolha uma: 
- CONTROLE DA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIMINUIÇÃO DE PÓLOS INDUSTRIAIS 
Nos anos 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultaram no que hoje se chama de: - BALANÇO SOCIAL
Para que a gestão ambiental se torne um compromisso assumido pela empresa perante a sociedade, categorizando suas intenções e princípios com relação ao seu desempenho ambiental deve ter como pilar: - O COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO DA EMPRESA
Atualmente, a grande preocupação de uma empresa é estar inserida no mercado globalizado. Assim, para atender aos quesitos relacionados ao meio ambiente, as empresas tem buscado alinhar suas ações na busca da Certificação ISO 14001, que especifica os requisitos para um eficiente sistema de gestão ambiental. Considerando os exemplos de benefícios decorrentes da implantação de um sistema de gestão ambiental, a seguir, pede-se assinalar a alternativa que encampa aqueles requisitados para a referida certificação. I - Medidas que satisfaçam os requisitos regulatórios, controlando os riscos e a responsabilidade de acordo com a lei. 
II - Melhoria da imagem da empresa junto a clientes e operários. 
III - Aperfeiçoamento contínuo de suas atividades em harmonia com o meio ambiente 
IV- Melhoria na gerência financeira.
V - Redução de desperdícios. - I, III E V;
O Desenvolvimento Sustentável é conceituado como:
- AQUELE QUE GARANTE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO VIGOROSO E, AO MESMO TEMPO, SOCIAL E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
O crescimento econômico e sua idéia central é a de que a riqueza das nações é determinada pelo aumento da produtividade do trabalho, que tem origem em mudanças na divisão e especialização do processo de trabalho sem prejudicar a sociedade e o Meio Ambiente. Essa é a idéia foi formulada por um pensador da década de 80 e é conhecida como: - TEORIA DE SMITH
É extremamente vital para as organizações nos dias de hoje reconhecer que a gestão ambiental funciona como uma questão estratégica. Essa concepção se caracteriza por meio das iniciativa abaixo, exceto: - DESPERDÍCIO ECONÔMICO. 
Diante das evidências a respeito das mudanças climáticas, alguns países decidiram estabelecer medidas para diminuir o uso de substâncias geradoras de poluição no mundo no chamado Protocolo de Kyoto. Os acordos buscados por esse protocolo têm sido dificultados em face de diversos fatores. Dentre outros, estabeleça através das opções abaixo, aquela que melhor reflete essa dificuldade:
- O CHOQUE DE INTERESSES ENTRE AS AÇÕES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E AS METAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS TÊM SIDO UM IMPASSE PARA OS OBJETIVOS SEREM ALCANÇADOS;
Tem-se observado que as questões ambientais e do trabalho vêm assumindo novas configurações com o aprofundamento do processo de globalização, com a reestruturação produtiva e a adoção das políticas econômicas de corte neoliberal. Em razão do exposto, pode ser constatado um duplo movimento nas questões econômicas internacionais. Assinale a alternativa que melhor representa esses movimentos:
- A DISSOLUÇÃO DAS FRONTEIRAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS AO DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO GLOBALIZADO E DESREGULAMENTADO E A EMERGÊNCIA DE "NOVAS" FRONTEIRAS AMBIENTAIS QUE NÃO PODEM SER DESCONSIDERADAS EM LONGO PRAZO POR ESTE MESMO MODO DE PRODUÇÃO;
Considerando a importância do Balanço Social, as deputadas federais Marta Suplicy, Maria da Conceição Tavares e Sandra Starling elaboraram o projeto de lei nº 3.116, apresentado ao Congresso Nacional (1997). Neste contexto, responda: O que o referido projeto de lei em seu art. 2º faz referência quanto a implementação do Balanço Social pelas empresas?
- BALANÇO SOCIAL É UM DOCUMENTO ATRAVÉS DO QUAL A EMPRESA APRESENTA DADOS QUE PERMITAM IDENTIFICAR O PERFIL DA SUA ATUAÇÃO SOCIAL DURANTE O ANO, A QUALIDADE DE SUAS RELAÇÕES COM OS EMPREGADOS, O CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS SOCIAIS, A PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS RESULTADOS ECONÔMICOS DA EMPRESA E AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, BEM COMO A FORMA DE SUA INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE;
 QUESTIONÁRIO INGRID – A1
Publicar  Balanço Social é importante para a organização,  porquê.  
I) Porque  o balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo.
II) Porque diminui os riscos , já que  nos dias atuais as informações sobre empresas circulam mercados internacionais em minutos. Assim,  uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização nos dias de hoje. III)  Porque é um moderno instrumento de gestão... o balanço social é uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos. IV) Porque é instrumento de avaliação... os analistas de mercado,investidores e órgãos de financiamento  já incluem o balanço social na lista dos documentos necessários para se conhecer e avaliar os riscos e as projeções de uma empresa. V) Porque realizar e publicar balanço social anualmente é mudar a antiga visão, indiferente à satisfação e o bem-estar dos funcionários e clientes, para uma visão moderna em que os objetivos da empresa incorporam as práticas de responsabilidade social e ambiental. - TODAS AS PROPOSIÇÕES ESTÃO CORRETAS.
Marque a alternativa da palavra chave que define melhor uma abordagem mercadológico-ambiental de desenvolvimento sustentável, onde as inovações tecnológicas devem garantir um melhor aproveitamento dos recursos naturais e diminuir os efeitos nocivos das atividades produtivas? - EFICIÊNCIA
“o Balanço Social tem por objetivo ser eqüitativo e evidenciar informação que satisfaça à necessidade de quem dela precisa, [...].Tinoco (2001) Do mesmo modo,  o balaço social deverá reportar informação: - CONTÁBIL, FINANCEIRA, ECONÔMICA, SOCIAL, FÍSICA, DE PRODUTIVIDADE E DE QUALIDADE.
São metodologias ou modelos para a publicação do Balanço social, EXCETO. - BALANÇO DE LUCROS E PERDAS FINANCEIRAS: EQUACIONA APENAS OS CUSTOS RELACIONADOS COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Balanço Social é o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da atuação social da empresa durante o ano, contempla os  seguintes itens:
- QUALIDADE DE SUAS RELAÇÕES COM OS EMPREGADOS;  O CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS SOCIAIS,  A PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS RESULTADOS ECONÔMICOS DA EMPRESA E A FORMA DE SUA INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE.
Sobre o Relatório da Comissão Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Marque a opção INCORRETA. - CONTROLE DA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIMINUIÇÃO DE PÓLOS INDUSTRIAIS.
Marque a alternativa que melhor define o que é Desenvolvimento Sustentável:
- AQUELE QUE GARANTE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO VIGOROSO E, AO MESMO TEMPO, SOCIAL E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
Sobre os pontos que devem ser observados pela organização quanto  às informações a serem divulgadas para a sociedade, analise as proposições que seguem:
I – A Economicidade  diz que o custo para a elaboração do balanço social não deve ser maior que os benefícios gerados por ele;
II - A uniformidade é importante para as comparações entre um balanço e outro, objetivando acompanhar a evolução de seus componentes;
III – Sigilo será aplicado parcialmente, quando  as informações forem de  caráter imprescindível para a sociedade, não  importando o comprometimento da organização. - APENAS III É INCORRETA.
Algumas outras medidas para a implantação de um programa minimamente adequado de desenvolvimento sustentável são:
I - uso de novos materiais na construção e reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais
II - aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a geotérmica e reciclagem de materiais reaproveitáveis
III - consumo racional de água e de alimentos e redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde na produção de alimentos.
Agora, responda, em relação as afirmativas I, II e III: - TODAS AS MEDIDAS SÃO ADEQUADAS..
Tem-se como função principal do Balanço Social: 
- TORNAR PÚBLICA A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL, CONSTRUINDO MAIORES VÍNCULOS ENTRE A EMPRESA, A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE;.
O balanço social, por ser um demonstrativo da responsabilidade social e ecológica da empresa, a qual irá buscar relacionar a organização com a sociedade, deve observar alguns pontos quanto às informações a serem divulgadas.
São pontos a serem observados, EXCETO: - PUBLICIDADE;.
Segundo o Ibase (2005), o balanço social favorece  a todos os grupos que interagem com a empresa. Sobre os usuários das informações sociais, apresentadas pelo balanço social, é INCORRETO afirmar:
- NÃO INCLUI, NEM FAVORECE AO  ESTADO,  UMA VEZ QUE AS INFORMAÇÕES ESTÃO NA ESFERA PRIVADA E NÃO PÚBLICA;.
Para uma promissora gestão ambiental se torne um sucesso pela empresa perante a sociedade, categorizando suas intenções e princípios com relação ao seu desempenho ambiental deve ter como pilar: - O COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO DA EMPRESA..
O termo “desenvolvimento sustentável” apresenta, atualmente, várias definições, sendo uma delas “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas próprias necessidades”. Esta definição de desenvolvimento sustentável foi criada oficialmente pela:
- CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, EM 1992, ATRAVÉS DO DOCUMENTO “AGENDA 21”..
É sabido que o Setor industrial, por ser o que mais provoca danos ao meio ambiente, é o maior facilitador da degradação ambiental. Correlacione o Tipo de resíduo ( Tintas, Pigmentos e solventes) com o principal impacto ambiental causado.
- FEITO A BASE DE CHUMBO, MERCÚRIO OU CÁDMIO E SOLVENTES ORGÂNICOS, DESCARTADOS NO LIXO, POLUEM ÁGUA E ALIMENTOS.
Sobre a Abrangência dos Balanços Sociais:“O primeiro ponto a ser observado diz respeito à abrangência, que é a contemplação das quatro vertentes propostas por Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003) no Manual de contabilidade das sociedades por ações. Segundo esses autores, um balanço social deverá conter:”
- O BALANÇO AMBIENTAL; O BALANÇO DE RECURSOS HUMANOS, OS BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE; E A DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA);

Outros materiais