Buscar

Desenvolvimento Economico AULA TEMA 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA TEMA 07
1 - (FUVEST – adaptado – 2009) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da Crise de 1929 porque:
Resposta correta: Um efeito combinado positivo resultou da substituição de importações e do crescimento industrial.
2 - (Mackenzie – 1997)
I. Até a década de 1930, não se desenvolveu uma política de industrialização. As atenções voltavam-se para o setor agrário-exportador.
II. Um período importante para o desenvolvimento industrial ocorreu após 1929, com a crise da cafeicultura.
III. Após 1950, o desenvolvimento foi realizado com grande participação de capitais estrangeiros, iniciando-se a internacionalização da economia do país.
IV. Os governos militares, após 1964, interromperam o processo de internacionalização, diminuindo a dependência de capitais externos.
Sobre as fases do processo de industrialização do Brasil, são corretas as afirmações:
Resposta correta: I, II e III.
3 - (PUC-PR - 2005) “Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se a grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.” (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 233).
O texto lembra a época do governo Kubitschek e o:
Resposta correta: Plano de Metas.
4 - (UDESC, 2010) Assinale a alternativa correta sobre a expressão “Milagre Econômico”:
Resposta correta: Remete a um período em que houve de fato crescimento econômico no país, mas o preço foi elevado: inflação, endividamento ao FMI e redução drástica das liberdades individuais.
5 - (Cesgranrio – adaptado – 2006) A década de 1990 do século XX será lembrada na história da economia brasileira como o período em que o Brasil entrou para a era da globalização, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituição das importações, adotado desde a última década do século XIX.
Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que:
I. A estruturação de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econômico classificado como um dos mais elevados do mundo.
II. Para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econômica, com a redução dos índices inflacionários que prevaleciam antes da adoção do Plano Real.
III. A redução dos gastos públicos e a diminuição do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infraestrutura, piorando a oferta de serviços públicos.
IV. A paridade cambial que marcou este período resultou em uma aceleração do consumo e, em consequência, no aumento da oferta de emprego e na elevação da qualidade de vida da população.
Estão corretas as afirmativas:
Resposta correta: II e III, apenas.
6 - Sobre a situação econômica brasileira no contexto do Plano Real, são feitas as afirmações a seguir. Assinale a correta:
Resposta correta: Muitas indústrias brasileiras não conseguiram competir com as estrangeiras e foram obrigadas a fechar.

Outros materiais