Buscar

AVC sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA
FOLHA DE RESPOSTA
Disci
	CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES
	
A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que compreende a elaboração de uma produção discursiva, podendo ser uma resenha, estudo de caso ou resposta de uma pergunta. Esta avaliação vale até 3,00 pontos. 
Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades com status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” não serão corrigidas. Lembre-se de clicar no botão “enviar”.
Atenção2: A atividade deve ser postada somente neste modelo de Folha de Respostas. Obrigatoriamente na versão Pdf. 
Importante:
Sempre desenvolva textos com sua própria argumentação. Lembre-se de indicar quais foram as fontes de referência de pesquisa. Nunca copie e cole informações da internet, de outro colega ou qualquer outra fonte como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.
	CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - DISCURSIVA
	
Forma: 1,00 ponto
Linguagem e clareza: o texto deve estar correto quanto à ortografia, ao vocabulário e às terminologias, e as ideias devem ser apresentadas de forma clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão, sem incoerências. (1,00)
Conteúdo: 2,00 pontos
Raciocínio: o trabalho deve seguir uma linha de raciocínio que se relacione com o material didático. (0,50)
Coerência: o trabalho deve responder às questões propostas pela atividade. (1,00)
Embasamento: a argumentação deve ser sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina. (0,50)
Pontuação total da Avaliação Contínua (AVC) – 3,00 pontos
	
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - CÁLCULO
Raciocínio: 1,50 Ponto
O trabalho deve seguir uma linha de raciocínio e coerência do início ao fim. O aluno deve colocar todo o desenvolvimento da atividade até chegar ao resultado final.
Resultado Final: 1,50 Ponto
A resolução do exercício deve levar ao resultado final correto. 
Pontuação total da Avaliação Contínua (AVC) – 3,00 pontos
 
	Resolução / Resposta
	
Defina e explique as três fases da evolução do pensamento humano.
Segundo Augusto Comte(1798-1895) as três fases da evolução do pensamento humano são a teológica, a metafísica e a positiva.
A teológica: um pensamento humano restrito aos fenômenos divinos, entender o mundo a partir da ótica mítica; o alicerce da sociedade era a fé transcendental representada pela Igreja Católica.
A metafísica: a idéia da razão a partir da filosofia, que buscava uma explicação do universo da mente; Comte desenvolve e confirma as duas leis essenciais: a lei dos três estados e a classificação das ciências. Segundo a lei dos três estados, o espírito humano teria passado por três fases sucessivas. Na primeira, o espírito humano explica os fenômenos atribuindo-os a seres, ou forças, comparáveis ao próprio homem. Na segunda, invoca entidades abstratas, como a natureza. Na terceira, o homem se limita a observar os fenômenos e se contenta em estabelecer as leis que os governam. A combinação da lei dos três estados com a classificação das ciências tem por objetivo provar que a maneira de pensar que triunfou na matemática, na astronomia, na física, na química e na biologia deve, por fim, se impor à política, levando à constituição de uma ciência positiva da sociedade, a sociologia.
A positiva: a ciência aparece e segundo Comte, traz maturidade aos seres humanos; ele justifica, por uma teoria da natureza humana e da natureza social, essa unidade da história humana. Ele acreditava ser possível entender as leis que regem nosso mundo social, ajudando-nos a compreender os processos sociais e dando-nos controle direto sobre os rumos que nossas sociedades tomariam, acreditando ser possível dessa forma prever e tratar os males sociais que nos afligiriam tal como trataríamos um corpo enfermo.
 Fonte: Revista Super Interessante.
Disciplina: Sociologia
�

Outros materiais