Buscar

AD 2 LIT BRAS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª questão 
A designação de escritor Pré-Modernista se aplica ao autor Monteiro Lobato criador do conto “Um homem de consciência”, as características encontradas que são: o regionalismo presente no conto quando fala que os personagens (moradores) almejam por melhores lugares para se morar; no uso da linguagem coloquial ao dizer ruinzote, não vale mais nada de nada de nada..., boto-me fora daqui... A realidade social brasileira demonstrada descreve uma pequena cidade interiorana com a retirada da população que desejam obter algo melhor”. ... partir-se para uma terra melhor”. A pouca fé e confiança do personagem retrata que João Teodoro não se acha capaz de nada, nem mesmo de ser delegado de uma cidadezinha daquela, aonde “ele” chega a ser um delegado; não dá valor a si mesmo.
2ª questão
Os desafios que o narrador enfrenta são complexos, porque, por mais que se pretenda isento, livre para conduzir a sua narrativa, ele sabe que a língua em que se escreve já lhe impõe regras capaz de escraviza-lo. Também ele escraviza porque tem a voz que se torna soberana, impondo aos leitores e aos personagens a sua própria voz. É isso que está posto na obra de Sérgio Sant’Anna: ver os lances que a narrativa impõe em um jogo. Nele n, que não há ganhadores. Autor-texto-narrador-leitor se movem sem que um desses participes ganhe definitivamente um do outro.
Lembramos durante nossa aula do caleidoscópio que, ao girar nas mãos de quem o segura, permite novas possibilidades, novas combinações de figuras sempre diversas. É assim a narrativa de Antônio Martins, que não se completa em si mesma, mas no outro que a lê mas também não lê definitivamente. Há sempre algo mais além do seu ponto final.

Outros materiais