Buscar

Dispositivos de Proteção dos Circuitos Apresentação .pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ELETRICIDADE 
Dispositivos de proteção dos circuitos elétricos:
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS:
Os dispositivos de proteção são componentes que, inseridos nos circuitos elétricos, servem para proteção do circuito elétrico, interrompendo a circulação de corrente quando alguma anomalia acontece (curtos-circuitos e sobrecargas), que poderiam danificar equipamentos, devido à corrente ser acima do valor compatível com o condutor.
Esses dispositivos se classificam em:
- Dispositivos contra curto-circuito;
- Dispositivos contra sobre cargas;
Dispositivos de proteção contra curtos-circuitos:
Quando ocorrer um curto circuito, o dispositivo de proteção deve interromper a corrente, antes que os efeitos térmicos possam se tornar perigosos para os condutores, terminais e equipamentos. A capacidade de interrupção de corrente pelos dispositivos está descrita na NBR 5410.
Os dispositivos empregados na proteção contra curtos-circuitos são:
- Fusíveis;
-Disjuntores;
Fusíveis
Destinados a interromper circuitos pelos quais esteja circulando uma corrente de curto-circuito ou sobrecarga de longa duração.
Os fusíveis são formados por um corpo de material isolante, normalmente fibra prensada ou porcelana no qual esta inserido um fio fusível de chumbo, cobre ou prata, que uma vez fundido por sobrecarga ou curto-circuito, interrompe a corrente do circuito.
Fusíveis de efeito rápido:
Os fusíveis de efeito rápido são empregados em circuitos em que não ha variação considerável de corrente entre a fase de partida e a de regime normal de funcionamento.
Esses fusíveis são ideais para a proteção de circuitos com semicondutores (diodos e tiristores).
 
Fusíveis de efeito retardado:
Os fusíveis de efeito retardado são apropriados para uso em circuitos cuja corrente de partida atinge valores muitas vezes superiores ao valor da corrente nominal e em circuitos que estejam sujeitos a sobrecargas de curta duração.
 Fusíveis NH
Os fusíveis NH suportam elevações de tensão durante certo tempo sem que ocorra fusão.
Eles são empregados em circuitos sujeitos a picos de corrente e onde existam cargas indutivas e capacitivas.
 Fusíveis DIAZED
Os fusíveis DIAZED podem ser de ação rápida ou retardada.
Os de ação rápida são usados em circuitos resistivos, ou seja, sem picos de corrente. Os de ação retardada são usados em circuitos com motores e capacitores, sujeitos a picos de corrente.
DISJUNTORES
Disjuntores são dispositivos de manobra e proteção com capacidade de ligação e interrupção de corrente quando surgem no circuito condições anormais de trabalho, como curto-circuito ou sobrecarga. Possuem um dispositivo de interrupção de corrente construído por laminas de metais de coeficiente de dilatação térmicas diferentes (latão e aço), soldados. A dilatação desigual nas laminas, por efeito do aquecimento, provoca uma corrente de sobrecarga faz interromper a passagem de corrente no circuito. Esses dispositivos bi metálicos são Relés Térmicos e, em certos tipos de disjuntores, são ajustáveis.
Os disjuntores podem ser unipolar, bipolar e tripolar; normalmente para correntes de 2 A, 4 A, 6 A, 10 A, 13 A, 16 A, 20 A, 25 A, 32 A, 40 A, 50 A, 63 A, 70 A, 80 A.
Mecanismo de disparo quando ha um curto-circuito.
Relês térmicos
Esse componente e também denominado de rele bimetalico. Sua função básica e proteger motores ou outros equipamentos contra aquecimento demasiado produzido por sobrecarga.
Protegem também os motores trifásicos em caso de funcionamento bifásico, ou seja, se faltar uma fase por um motivo qualquer, o motor continuara funcionando, mas ocorrera uma elevação da corrente das outras duas fases. Essa elevação da corrente provocara um aquecimento do rele, interrompendo o circuito.
 
Os dispositivos de proteção são representados pelos símbolos gráficos apresentados na tabela a seguir conforme determina a norma NBR 5444.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando