Buscar

AD1 Metodologia da Pesquisa em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2019.1
Prazo final para a entrega da avaliação, via Plataforma: 
02/03/2019, até às 23h55min
ATENÇÃO: A AD1 pode ser entregue a partir do dia 23/02/19, Sábado até às 23h55min, do dia 02/03/2019, Sábado.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Coordenador (a): Siomara Borba
Aluno (a): Kariny Costa de Lima
Matrícula: 17212080259 Polo: Magé 
QUESTÃO 01 [02 pontos]
Explique, em uma redação própria, a seguinte citação: [máximo de 05 linhas]
O trabalho científico é, portanto, atividade intencional, processual e complexa de produção de conhecimentos para a interpretação da realidade. Como tal, é carregado de escolhas teóricas e metodológicas que exigem a atenção do pesquisador que procura contribuir para a construção da vida social. [...]. [TOZONI-REIS, 2010, p.8]
	O pesquisar precisa estar atento ao objetivo do seu conhecimento científico, ele precisa estar embasado em fatos e descobertas para que seja confirmado por outros pesquisadores, e não em opiniões ou crenças. Ele precisa colocar de forma clara os instrumentos de investigação para que assim possa colaborar com os avanços do conhecimento. Nenhuma pesquisa se dá do nada, ela precisa partir de um problema real existente.
	
QUESTÃO 02 [03 pontos]
O conhecimento científico é caracterizado por alguns princípios, princípios que o diferem de outras formas de conhecimento da realidade. Tozoni-Reis (2010, p.9) elenca e explica o significado de cada um desses princípios. 
A partir da análise de Tozoni-Reis (2010), apresente esses princípios e, em redação própria, explique o significado de cada um desses princípios. [Máximo de 02 linhas para cada um dos princípios].
	1 – Para que o trabalho científico possa colaborar com o aumento do conhecimento da área estudada ele precisa ser claro e direto com seu objeto de estudo.
	2 – O trabalho deve se basear em estudos, descobertas, documentos e na realidade existente para que possam ser confirmados por outros pesquisadores, eles não podem ser abstratos, frutos de opiniões vagas. 
	3 – Devem ser utilizados instrumentos específicos para organização e sistematização dos trabalhos, os dados não podem ser colocados de forma aleatória. 
 	4 – As novas descobertas devem partir de constatações já realizadas e comprovadas.	
	5 – Deve ser feita uma compilação entre ciência e técnica, argumentação e fundamentação teórica. 
QUESTÂO 03 [02 pontos]
Considerando a citação abaixo, o que é metodologia de pesquisa? Responda com uma redação própria. [Máximo de 05 linhas]
Metodologia de pesquisa é um caminho a ser trilhado pelo pesquisador no processo de produção de conhecimentos sobre a realidade estudada. Um conjunto de procedimentos que não se resume à utilização das técnicas e instrumentos de pesquisa, mas que as inclui, porque as reflexões teóricas têm importância fundamental. A articulação entre os estudos teóricos e a aplicação prática de técnicas e instrumentos deve estar presente durante todo o processo de investigação. Minayo (2002) nos ensina que a organização do processo de pesquisa obedece a três principais dimensões: as escolhas teóricas, as técnicas e a criatividade do pesquisador. [TOZONI-REIS, 2010, p.9]
	Método é o conjunto de procedimentos e regras para realizar uma pesquisa, pesquisa é a atividade principal da metodologia, os dois juntos promovem a reflexão teórica de forma a compreender melhor a realidade vivida e quais melhorias podem ser adotadas levando em consideração a prática.
QUESTÃO 04 [2,5 pontos]
Indique e explique, com suas palavras, quais são os passos para a construção de um problema de pesquisa. [Máximo de 10 linhas]
	Ter curiosidade, ter dúvida sobre alguma questão a ser esclarecida para que tenhamos interesse no objeto a ser estudado. Porém não podem ser dúvidas simples, onde uma simples pesquisa resolveria. Escrever tudo o que já sabemos sobre nosso tema de interesse, para que possam surgir novas dúvidas ainda não esclarecidas sobre o objeto de estudo, começar a escrever perguntas para as dúvidas a serem respondidas, separar as perguntas entre as que precisam de maiores estudos das que são apenas falta de informação sobre o assunto, derivando as perguntas para que possamos chegar nas perguntas que realmente são relevantes ao trabalho de pesquisa. Organizar as perguntas entre relevantes e secundárias, amplas e especificas, depois começar a escrever as respostas para essas perguntas. Após todo esse processo surgira o material necessário para começar a escrever a proposta de pesquisa, que deverá ser escrita de forma clara, de forma que o leitor possa compreender o que esta escrito. 
QUESTÃO 05 [0,5 ponto]
Para você, o que é uma monografia? Quais são as etapas do desenvolvimento do trabalho de pesquisa para a elaboração de uma monografia? Quais os itens de um texto monográfico? [Máximo de 05 linhas].
	Monografia é um trabalho de pesquisa aprofundada em um único tema realizado normalmente na conclusão de um curso de graduação ou pós-graduação. As etapas são a escolha de um tema pertinente a área de estudo do aluno, a elaboração do conteúdo e referencias a serem utilizadas e a forma de apresentação, ela deve ser baseada a partir de fatos ou conceitos, de modo a obter coerência e relevância cientifica, ela deve ser elaborada e embasadas a partir de bibliografias e também de resultados práticos de pesquisas científicas. Os itens são elementos textuais de trabalhos científicos, formatação de capa, folha de rosto, dedicatória, resumo, sumário e etc., padrões de acordo com as normas da ABNT, e o corpo do texto pode ser divido entre introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Referências
ETAPAS na elaboração de uma Monografia. Rio de Janeiro, 2016/2017. Site
CONFIRA os elementos que devem conter em sua Monografia. [S. l.], 2012-2019. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/confira-os-elementos-que-devem-conter-em-sua-monografia. Acesso em: 17 fev. 2019.
MONOGRAFIA – COMO FAZER. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/monografia. Acesso em: 17 fev. 2019.
 BUENO, Jayme Ferreira. Produzir um bom texto: tarefa possível no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 2, p. 35-39, jul./dez. 2000. Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=61 Acesso em 21 JUL 2013.
 LAVILLE, Christian. Um diálogo entre o objeto e o método: reflexões acerca da metodologia da pesquisa. Linhas Críticas, v. 5, n. 9, p. 119-128, jul a dez 1999. Disponível em http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6716 Acesso em 21 JUL 2013.
BRAGA, José Luiz. Para começar um projeto de pesquisa. Comum. Educ. São Paulo, v. 10, n. 3, p. 288-296 2005. Disponível em http://www.scielo.brAcesso em 14 SET 2010.
 TOZONI-REIS, Marília Freiras de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores. Educação, Cultura e Desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 3, p. 1-17, 2010, p.142. Disponível emhttp://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/195/3/01d10a03.pdf. Acesso em 23 JUL 2103.

Outros materiais