apol 100 Literatura Fundamentos e Metodologias na Educao Bsica

apol 100 Literatura Fundamentos e Metodologias na Educao Bsica

Disciplina:Apol436 materiais1.385 seguidores
Pré-visualização2 páginas
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 76.

Levando em consideração a leitura do texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as propostas de Philippe Perrenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consideradas tradicionais, analise as propostas do referido autor a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:

I. ( ) Tarefas diferenciadas, não simultâneas.
II. ( ) A fragmentação de tarefas.
III. ( ) A alternância rápida de tarefas.
IV. ( ) Tarefas assumidas coletivamente.
V. ( ) A relativa facilidade das tarefas.
VI. ( ) Tarefas de longa duração.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F– V – V

	
	B
	F – F – V – V – F – F

	
	C
	V – F – F – V – F – V

	
	D
	F – V – F – F – F – V

	
	E
	V – V – V – V – F – F

Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o exerto de texto a seguir:
''Para que o convívio de leitor com a literatura resulte efetivo, nessa aventura espirital que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os mais importantes está a necessária adequação dos textos às díversas etapas do desenvolvimento infantil/juvenil''. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.32.
Após a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as fases da leitura ao longo do ensino fundamental, relacione corretamente as fases às suas respectivas características:

1. Primeira fase.
2. Segunda fase.
3. Terceira fase.

(  ) Fase da leitura compreensiva.
(  ) Fase da Pré-leitura.
(  ) Fase da leitura interpretativa.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 2

	
	B
	2 – 1 – 3

	
	C
	1 – 2 – 3

	
	D
	3 – 2 – 1

	
	E
	2 – 3 – 1

Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:

I. É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
II. É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
III. É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV apenas.

	
	B
	II, III e IV apenas.

	
	C
	III e IV apenas.

	
	D
	I e III apenas.

	
	E
	I, II e III apenas.

Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Estudiosos da leitura têm mostrado como o ato de ler e seus rituais são marcados por uma necessidade de controle na busca de se evitar uma leitura não prevista, subversiva. É o fenômeno da legitimação da leitura, que por sinal, não ocorre apenas na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
Em razão da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a utilização da literatura infantil com função meramente instrumental, cumprindo apenas objetivos pedagógicos, é correto afirmar que:
	
	A
	A literatura, quando utilizada de forma instrumental, contribui para a aprendizagem dos alunos, pois, servindo como apoio para o ensino de outras disciplinas, torna a aprendizagem mais lúdica e prazerosa.

	
	B
	A organização do trabalho pedagógico com a literatura na escola tem uma função meramente instrumental, pois o ensino está centrado nos conteúdos contemplados pela grade curricular, não havendo espaço para o trabalho com o texto apenas como entretenimento.

	
	C
	O trabalho com a literatura apenas com finalidade instrumental, sujeita a objetivos pedagógicos, reduz o foco sobre a qualidade do texto literário e sua função poética, anulando a sua natureza de expressão artística.

	
	D
	A utilização da literatura com função instrumental pode acarretar alguns problemas para o professor, pois uma vez que é escrita com a função de servir como entretenimento, nem sempre tem o aprofundamento necessário para garantir a aprendizagem de conteúdos e informações confiáveis.

	
	E
	Apesar de sua função artística, a literatura, quando trabalhada na escola, assume uma função de auxiliar na aprendizagem, ficando o foco no prazer e na leitura descompromissada para atividades direcionadas para fora do ambiente escolar ou para atividades a serem desenvolvidas no recreio ou momentos extraclasse.

Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:

I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado