WEB 4 DE  DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO I
1 pág.

WEB 4 DE DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO I

Disciplina:Direito Financeiro e Tributario I785 materiais5.094 seguidores
Pré-visualização1 página
WEB AULA 4
Caso Concreto
Ao dispor sobre o plano de custeio da Seguridade Social, a União cuidou de regular a cobrança de várias contribuições cujos fatos geradores dizem respeito à atividades do contribuinte como a remuneração paga ou creditada aos segurados que prestem serviço às empresas, dos empregadores domésticos, dos trabalhadores (incidentes sobre o seu salário-de-contribuição), incidentes sobre o faturamento e lucro das empresas e sobre a receita de concursos de prognósticos. Estas contribuições são, por lei, designadas de contribuições sociais. A mesma lei que as institui estabelecia um prazo de dez anos para a apuração e constituição dos créditos da seguridade social. Sabendo que normas gerais do Direito Tributário são reservadas pela Constituição para lei complementar, identifique e analise o dispositivo, tendo para tanto a compreensão da natureza da cobrança realizada e, portanto, o ordenamento jurídico específico ao qual está submetida.
RESPOSTA:Toda legislação ordinária anterior a CF que trata de tem as de matéria tributária poderia continuar sendo aplicada se fosse recepcionada, é o caso do próprio CTN que é lei ordinária na sua for a, mas foi recebida com a lei complementar pela constituição. A partir da CF/ 8 8 está claro que as contribuições sociais são tributos, portanto tem natureza jurídica tributaria, e se as contribuições tributarias são tributos, se sujeitam ao regime jurídico tributário e as mesmas limitações da constituição de matéria tributária, um dessas exigências diz respeito à lei complementar para alguns temas. art 14 6 , II, “b ”. Dessa forma, não teria cabimento que essa lei criada pela união estabeleces se por exemplo um prazo para cobrança de 10 anos se o prazo para cobrança de tributo é de 5 a nos, e precisa ser estabelecido em uma lei complementar que é o CTN.
 Questão objetiva
(CETREDE – 2016) Como se chama o tributo que tem por características ser não vinculado a uma atividade estatal, admite, por expressa e excepcional previsão constitucional, destinação específica do produto da arrecadação e não admite previsão de restituição ao final de determinado período?
A( ) Contribuição de intervenção no domínio econômico.
B ( ) Contribuição social.
C ( ) Empréstimo compulsório.
D ( ) Imposto.
E ( ) Taxa.