Buscar

Exercícios - Incentivos Econômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CONTÁBEIS 2015.1
Disciplina: Economia e Mercados 2º Período 
Profª Silvana Silveira 
		Exercícios (Incentivos Econômicos) 
1º Em economia, um incentivo é algo que induz a uma ação, seja pela perspectiva de evitar uma punição ou de receber alguma recompensa. Ciente disto, o governo elabora suas políticas públicas tentando influenciar a adoção de algum comportamento por parte dos cidadãos para atingir certos objetivos. Descreva o tipo de incentivo fornecido e os prováveis objetivos almejados, em cada situação hipotética abaixo.
a) Cobrança de um imposto de R$ 2,50 por pacote de cigarro
b) Governo paga R$ 100 às famílias que vacinarem a criança contra caxumba
c) Governo aumenta o imposto sobre a gasolina.
2º Imagine um incentivo, por meio de uma política pública, que induza as empresas de ônibus da sua cidade a melhorarem a qualidade dos serviços prestados aos usuários. OBS: Determine regras ou limites, caso necessário.
3º O pagamento do seguro-desemprego é uma proteção dada aos trabalhadores desempregados e a forma de sua concessão varia de país para país. Na sua visão, como este tipo de incentivo influenciará o comportamento de seus beneficiários se o mesmo for: 
a) Concedido por tempo ilimitado até a reinserção no mercado de trabalho; 
b) Concedido por tempo limitado. 
4ºNa Suécia, apesar de o pagamento do seguro-desemprego ser um valor próximo ao recebido no emprego anterior e concedido por tempo indeterminado até a reentrada no mercado de trabalho, os trabalhadores suecos não desejam o prolongamento do recebimento do benefício. Comente. 
5º No Brasil, as calçadas há muito tempo deixaram de ser cuidadas e livres para os passantes. Elabore um tipo de incentivo, por meio de uma política pública, que induza os proprietários de imóveis a manterem suas calçadas bem cuidadas e sem empecilhos à passagem dos pedestres. OBS: Determine regras ou limites, caso necessário.

Outros materiais