AD2 2018 2 Transportes I  Débora Martins Trindade mat 17117130126 Polo Duque de Caxias
2 pág.

AD2 2018 2 Transportes I Débora Martins Trindade mat 17117130126 Polo Duque de Caxias


Disciplina<strong>transportes</strong>3 materiais1 seguidores
Pré-visualização1 página
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA \u2013 AD2
 Período - 2018/2 
Disciplina: Transportes Turísticos I 
Coordenador: Rafael Castro 
Tutor à Distância: Thadeu André Melo 
Aluno: Débora Martins Trindade Matrícula:17117130126
 
 O Trem do Corcovado- Uma experiencia turística
 O objetivo do presente estudo é analisar a importância dos transportes ferroviários na experiencia turística com foco no Trem do Corcovado, que de acordo com o MTur é um dos mais populares trens turísticos do país.
 Dentro da área turística, tudo que envolve a atividade deve ser vista e desenvolvida como um atrativo. Cada momento deve ser uma experiencia única, portanto, os profissionais envolvidos devem cuidar para que cada detalhe seja explorado ao máximo. Em alguns casos, a própria atividade de transporte é uma experiencia de turismo, tal como no caso dos cruzeiros, dos trens panorâmicos, dos passeios de carro e de bicicleta. Entretanto, em algumas circunstâncias o transporte prevalece sobre o próprio destino turístico, e, muitas vezes, influência na escolha do local a ser visitado, inclusive (PALHARES,2002). Atualmente o Brasil tem trens turísticos espalhados por 11 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Existem passeios para todos os gostos, longos e curtos, silenciosos e animados, simples e luxuosos. Um dos mais populares do país é o Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, que recebe mais de 1 milhão de turistas por ano.
Pretende-se analizar a importancia do Trem do Corcovado na experiencia turística dos frequentadores do Cristo Redentor. Como objetivos específicos pretende-se expor de forma suscinta a história do modal ferroviário no Brasil e no mundo; caracterizar os transportes ferroviários turísticos; apresentar a história do Trem do Corcovado; identificar o perfil dos visitantes do Trem do Corcovado e analisar o motivo da escolha de utilizar o Trem do Corcovado para chegar ao Cristo Redentor.
Para a realização deste estudo será utilizada pesquisa bibliográfica, utilizando principalmente os autores Guilherme Palhares e Carla Fraga. Também será utilizada pesquisa de campo, onde será aplicado um questionário no desembarque do Trem do Corcovado durante os fins de semana do mês de dezembro. O período foi escolhido devido ao maior fluxo de turistas movimentando o local.
Os resultados esperados são o conhecimento sobre o que motiva os turistas a utilizarem o Trem do Corcovado em detrimento a subida em transporte rodoviário,
O estudo estará subdividido da seguinte forma: 
1. Introdução
2.Turismo Ferroviário onde será abordada a interface ferrovia e turismo;
2.1:Transporte Ferroviário no Brasil, onde será analisado este modal no Brasil;
3.Transporte Ferroviário e Turismo;
4. Trem do Corcovado: História;
4.1 Monumento ao Cristo Redentor;
5. Publico do Trem do Corcovado;
6. Por que do Trem?
7. Conclusão 
8. Bibliografia