Produção+Textual+Interdisciplinar+em+Grupo+PTG+2ºSemestre+8
10 pág.

Produção+Textual+Interdisciplinar+em+Grupo+PTG+2ºSemestre+8

Disciplina:Filosofia da Educação5.138 materiais166.105 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Amanda Gomes de Moura -RA: 7843458554
Cleodete Nunes Braz -RA: 0979850346
Fernanda Dos Santos Veloso -RA: 9398914013
Suelen Milato Rosa -RA: 9163861396
Luciana Aparecida Simões Dos Reis -RA: 9649942066

 PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Direito à Educação

 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 2018

 PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Direito à Educação

Desafio Profissional apresentado às, ÈTICA Política e Cidadania, Políticas Públicas da Educação Básica, Educação e Diversidade, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Praticas Pedagógicas- Gestão da Aprendizagem, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.
Tutor (a) EaD – Maria Eugênia Maranho
Tutor (a) Presencial – Tatiane Vagulla

 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................................
DESENVOLVIMENTO .................................................................................................
CONCLUSÃO ..............................................................................................................
REFERÊNCIAS ..........................................................................................................

INTRODUÇÃO

 O papel do estado para as políticas publica de educação porque está na constituição Federal Brasileira que cabe ao estado a obrigatoriedade do estudo gratuito de quatro aos dezessete anos o processo a educação está previsto em lei no brasil acredita ser que uma grande parte dos brasileiros desconheça a educação como meu direito pretende se descartar os principais legais que asseguram o direito público em quantidade a todos sem qualquer tipo distinção etnia, gênero, religião, cor ou qualquer diferença no sistema oficial de ensino e gerar bem estar social e econômico e melhorar as condições salariais e fornecendo material de trabalho dos professores somente com a luta da democratização do pais nos anos 80 e as diretrizes constitucionais de 1988 a educação se tornou um dever da família e obrigação dos poderes públicos podendo ser cobrado dos responsável, os pais essa obrigatoriedade e atualmente o estado garante dos que não tiveram na idade própria aos deficientes físicos.
 A constituição(1988), em seu art. 6º coloca a educação como direito social e garante o seu direito a todos os brasileiros, saúde, alimentação o trabalho.
 A mudança só ocorrerá quando a educação foi vista por todos como é, um caminho pra formação de uma pessoa de valor conhecimento para ser livre.
 A educação é meu direito constitui dever de todos garanti-lo seja na ordem social, familiar e publica.

DESENVOLVIMENTO

 Desde a criação do Estatuto da criança e do Adolescente -ECA, os direitos da criança e do Adolescente estão garantidos, pois viraram lei. Entre esses direitos está o que se refere à educação, como aponta o Art.: 53 do ECA. A criança e ao adolescente tem direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes.
 I- A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
 II- Direito de ser respeitado por seus educadores.
 III- Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer ás instâncias escolares superiores
 IV- Direito de organização e participação em entidades estudantis
 V-Acesso à escola pública e gratuita próximo a sua residência.
 Parágrafo único: É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico bem como participar da definição das propostas educacionais. Logo de início já é possível perceber a importância na educação, pois ela ajuda no desenvolvimento pleno do ser humano. A educação, portanto é um termo que acompanha o indivíduo ao longo da vida e ela acontece em qualquer lugar, nas ruas e também nas escolas.
 Nas escolas ocorre a educação formal, com conteúdo pré organizados respeitando as diferentes faixas etárias. Assim há várias linhas pedagógicas para embasa a forma como se educa em ambiente escolar, entenda algumas delas. O saber não é transmitido apenas pelos professores, os estudantes são incentivados a serem independentes e pró- ativos no processo de aprendizagem e também constroem o próprio conhecimento.
 O professor é a figura principal que ensina as matérias e cobra as resposta dos alunos. Apesar de todas as escolas terem um objetivo comum, geralmente são diferentes umas das outras e em algumas situações os alunos tem que se deslocar para lugares bem distantes para estudar.
 Isso acontece com frequência na zona rural, onde as escolas ficam em sítios ou fazendas de difícil acesso. Para chegar até elas os alunos utilizam ônibus escolares que são enviados pela prefeitura ou em caminhões, já nas cidades os acessos são mais fáceis. As escolas também podem ser públicas ou particulares, as públicas são mantidas pelo governo municipal, estadual ou federal, que enviam verbas para suas despesas. Já as particulares são mantidas pelas mensalidades pagas pelos alunos. Tem também as escolas cooperativas, que são administradas por um grupo de pais, tendo todas as dispensas divididas entre eles
 A educação é tão importante que tem um dia só para ela: 28 de Abril. O dia é estabelecido para podermos refletir sobre sua importância. Através dela o direito ao desenvolvimento social, econômico e cultural é garantido, mas seus impacto vão muito além do indivíduo, atingindo até mesmo o pais como um todo influenciando no combate à pobreza, promovendo a saúde diminuindo a violência, entre outros aspectos.
 Exija o Direito à Educação.
 Para qualquer cidadão brasileiro é permitido exigir o direito à educação e ter o direito de ingressa uma instituição de ensina para que ele se sinta preparado para arcar com todas as suas reponsabilidades sociais, ética e de cidadania. É do direito do cidadão recorrer as autoridades locais quando se tem a educação negada em quaisquer instituição de ensino.
 A busca pela educação de qualquer ser humano deve ser oferecida pelo Estado e pela própria família, de forma com que não aja qualquer distinção. Vale destacar que pessoas que possuam quaisquer deficiência também devem ter o direito social exigido para obter o acesso à educação especial inclusiva, que consta na Constituição Federal de 1988.
 Para aquele que são impedidos de estudar por falta de vaga ou quaisquer ou problemas é preciso ter em mente que no Brasil, é considerado crime quando a instituição de ensino se nega, suspende, adia ou cancele o direito do aluno realizar sua matricula ou direito de estudar por quaisquer motivo principalmente se estiver relacionado à sua deficiência.
 Exigir o direito a educação deve ser algo realizado não só pela criança os adolescente, mas principalmente pela sua família, que assim como o estado possui a obrigação de matricular a criança e ao adolescente em uma instituição de ensino. O aluno ao adenta o ensino da pré-escola, ensino fundamental ou ensino médio
 Deve ter a liberdade de aprender, pesquisar, ensinar e até mesmo divulgar seus pensamentos, opiniões e duvidas, de maneira com que o corpo docente esteja disponível para ajudá-lo a superar suas dificuldades. A busca pela formação escolar é o direito social mais importante que qualquer cidadão deve exigir do Estado principalmente