Buscar

PROVA DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos fundamentais.
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar:
a )O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a única legislação nacional que tem como um dos objetivos a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, não havendo, até então, qualquer previsão legislativa que viesse a assegurar esses direitos.
b ) O Estatuto da Pessoa com Deficiência apenas consagra direitos civis, econômicos e culturais, não adentrando na questão dos direitos políticos.
c )contrariando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência adota um conceito biomédico de deficiência, excluindo a influência dos aspectos sociais na exclusão dessas pessoas.
d ) o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade".
e )o Estatuto da Pessoa com Deficiência preocupa-se, tão somente, em estabelecer um rol de direitos, sem adentrar em outras disposições como, por exemplo, na previsão de crimes relacionados à ofensa a esses direitos.
QUESTÃO 2
A exploração econômica da Guiné Portuguesa não ocorre de imediato. No entanto, os portugueses desenvolvem na Guiné um negócio que lhes renderia divisas. De que negócio se trata?
a ) Comércio de escravos.
b ) Algodão.
c ) Cana-de-açúcar.
d ) Café.
QUESTÃO 3
(COPS-UEL-2003)
"Aproximadamente 5% do orçamento norte-americano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questões éticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa área não tecnológica? Todo novo conhecimento confere à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso."
(PEREIRA, Lygia. Seqüenciaram o genoma humano... E agora? São Paulo: Moderna, 2001. p. 98.)
O texto alerta para o fato de que os conhecimentos sobre o genoma humano conferem "à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso".
Avalie os diferentes usos que podem ser feitos do saber sobre o genoma humano:
I. mecanismo de dominação e de controle social.
II. instrumento para identificar a paternidade.
III. critério seletivo de acesso ao emprego e ao seguro de saúde.
IV. recurso para a prevenção de possíveis patologias.
V. método para identificação de cadáveres.
Quais dentre os usos acima configuram abuso na utilização do código genético dos indivíduos?
a ) Apenas I e IV.
b ) Apenas IV e V.
c ) Apenas I e III.
d ) Apenas II e V.
e ) Apenas II e III.
QUESTÃO 4
Entre os direitos humanos a serem assegurados às crianças e adolescentes se pode citar o direito ao convívio familiar (art. 19 do ECA). Todavia, quando o convívio com a família natural está impossibilitado, seja em razão da morte dos pais, seja em razão da perda da guarda, suspensão ou destituição do poder familiar, estes serão colocados para conviver com a família extensa ou ampliada (art. 25, parágrafo único do ECA), ou, ainda, caso não haja outra alternativa, nas chamadas famílias substitutas, mediante guarda, tutela ou adoção (art. 28 do ECA).
Sobre o conceito de família extensa ou ampliada, assinale a alternativa correta:
a )a formada pelos pais, conjunta ou separadamente, e por parentes próximos com vínculos constituídos por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
b )aquela formada pelos pais e seus descendentes, seja o vínculo constituído mediante escritura ou outro documento particular, desde que o vínculo seja biológico.
c )a formada para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, ou seja, constituída por parentes próximos, até o quarto grau, com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos biológicos.
d )aquela que se estende para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
e )aquela constituída pelos pais e seus descendentes, seja o vínculo constituído mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
QUESTÃO 5
O território é a base da vida dos povos indígenas porque
 a ) os recursos naturais que nele se encontram representam o único meio de subsistência para eles.
b ) representa o suporte da vida social e cultural ligada ao sistema de crenças e conhecimentos.
c ) nele habita todo tipo de seres vivos e não vivos, materiais e imateriais.
d ) garante a possibilidade de exploração e o comércio de seus recursos com a população não indígena.
QUESTÃO 6
Sobre a Identidade nacional brasileira assinale a alternativa verdadeira. 
a ) O Brasil criou uma identidade miscigenada no século XIX. 
b ) O Brasil apresentou uma identidade baseada na igualdade social dos agentes. 
c ) Durante o período getulista o samba e a feijoada ganharam contornos nacionais sendo eleitos os símbolos populares da nacionalidade. 
d ) O Brasil democrático não alterou sua forma identitária tradicional, adotando ainda modelos da república velha. 
QUESTÃO 7
O aumento da população autoidentificada como indígena tem sido significativo nas duas últimas décadas. Quais são os principais fatores que explicam esse crescimento?
 a ) O crescimento demográfico e os processos de reetnização.
b ) O aumento das taxas de fecundidade e a diminuição da morbidade.
c ) A diminuição da mortalidade e da morbidade indígenas.
d ) O crescimento demográfico e a diminuição da mortalidade.
QUESTÃO 8
Os africanos que aqui chegavam trazidos de diferentes regiões da África recriavam seus cultos. Esse fenômeno se dava porque os
a ) africanos precisavam reinventá-los para escapar à censura do colonizador.
b ) africanos iam paulatinamente se adaptando a um novo modo de vida na colônia.
c ) africanos se inspiravam nos costumes indígenas.
d ) diversos grupos étnicos acabavam incorporando traços culturais dos demais povos africanos irmãos por conta da proximidade e convivência.
Parte inferior do formulário

Outros materiais