Buscar

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS a teoria de darwin

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
EVOLUÇÃO
A VIAGEM PERDIDA DE DARWIN
A TEORIA DAS ESPÉCIES
Dulcinéia Vieira – RA – 1631010
Polo
Monte Sião
2018
Nome- Dulcinéia Vieira-RA – 1631010
Disciplina- Evolução
Tema- Documentário, a viagem perdida de Darwin (A origem das espécies).
1 -Sintese do Documentário – A viagem perdida de Darwin
Síntese- Charles Darwin era um naturalista britânico e autor de várias obras. Ele é muito conhecido até hoje por sua obra, A origem das espécies. Nasceu em 1809 na Inglaterra. Em 1831 abandonou a vida religiosa para participar de uma expedição científica a bordo do navio HMS Beagle. Esse convite foi feito pelo botânico John Stevens Henslow. A viagem no Beagle durou cinco anos. O documentário, a viagem perdida de Darwin foi realizado pelo biólogo Armand Marie Leroi. Ele navegou pela costa do Pacifico e pelo Sua da América, em diversos continentes e ilhas. Darwin passou pelo Brasil em sua primeira parada quando presenciou novas vidas. Na Argentina e no Uruguai ele descobriu vários fósseis enormes e também algumas espécies de animais vivos. Na Patagônia conheceu o Nandu, uma ave no qual ele teria comido e chamado de Ema. Ele se questionava porque as emas não voavam apesar terem asas.
Darwin percebeu em suas viagens que as espécies que encontrava provavelmente seriam espécies que teriam saído de seus habitats, e sendo assim acabavam vivendo em outros e dessa forma criavam ao longo do tempo condições de sobrevivência o que gerava muitas vezes novas formas nessas mesmas espécies. A diferença o fascinava. Ele procurava uma explicação baseada apenas nas forças naturais. Darwin ressaltava com clareza que a vida atravessava o mar, por ver que os pássaros conseguiam voar muito longe da terra, que as plantas flutuavam à deriva em pleno oceano. Ele também avistou um gafanhoto a mais de 400 KM da costa. Eles percebeu que os habitantes das ilhas do oceano e os seus antepassados tiveram que atravessar vastidões oceânicos e se convenceu de que as plantas, os animais em geral, como os insetos, os pássaros e outras criaturas tinham colonizado vários continentes distantes devido as mudanças e viagens que esses animais faziam, ou seja as espécies que permaneciam em seus lugares era porque não conseguiam atravessar o oceano, e muitas espécies com o tempo adquiriam suas próprias mudanças.
Em sua viagem a Galápagos Darwin ficou deslumbrado com os sabiás, e assim que no oceano Atlântico foi estudar esses pássaros que ele trouxe de várias ilhas. Os sabiás apesar de parecem iguais, não eram. Em sua observação que os sábias tinham bicos longos e curvos, enquanto outros tinham bicos pequenos e retilíneos entre outras pequenas diferenças. Ele acreditava que as mudanças desses sabiás eram variadas de acordo com o local em que eles viviam. Darwin também questiona o fato de algumas aves usarem suas asas com barbatanas e não para o voo, e também como era possível encontrar conchas marinhas a quilômetros de distância do mar. O fato das conchas marinhas a probabilidade era de que o mar teria chegado até a altura das conchas, ou seja, a mais ou menos 2000 metros de altura.
Depois de retornar de uma viagem de cinco anos, Darwin se dedicou a estudar tudo aquilo que presenciou. Em 1859 Darwin publicou oficialmente a sua obra, A origem das espécies.
2 - Ideia principal do Documentário- (A viagem perdida de Darwin)Na minha opinião a ideia principal do documentário, foi mostrar que a teoria de Darwin tem um amplo sentido. A evolução dos seres vivos em geral se dá por meio de uma evolução natural de acordo com as possibilidades de sobrevivência no ambiente em que cada um esteja vivendo, sem esquecer do nosso criador.
3 - A cena que talvez seja uma das mais evidentes, que ressalta a evolução por conta das mudanças naturais é a cena em que o Biólogo Armand Marie Leroi junto com o geólogo Victor Ramos encontraram uma rocha que continha provavelmente ostras antigas de 150 milhões de anos, ainda da era jurássica. Isso é uma evidência de que o mar esteve ali um dia, por causa das rochas estarem cheias de fósseis marinhos.
4 -Este documentário pode ser utilizado em sala de aula, como forma de mostrar aos alunos a evolução dos seres vivos em geral. A forma que Darwin pensava, o que foi realmente provado pela ciência até hoje, o que foi descartado, a forma em que a sociedade e a religião reagia em relação as terias de Darwin. É importante discutir esses assuntos sobre a teoria da evolução, porque percebemos que durante todos esses anos muitas espécies de animais e de plantas ficaram extintas, e outras novas foram descobertas, muitas coisas no planeta mudaram de formas. Existem muitas teorias sobre esses fenômenos. A verdade é que as mudanças são reais, e acreditamos que nos dias de hoje algumas mudanças podem sim estar relacionadas a poluição e ao desmatamento o que não teria sido o motivo das mudanças no outro século muito antes das teorias de Darwin, por isso que ainda existem tantas perguntas sobre a evolução desde aquela época.

Outros materiais