A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
questionários i,ii,ii, supervisão da formação profissional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questionário UNIDADE I - SUPERVISÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Pergunta 1
	
	
	
	A partir de quando a assistência social foi reconhecida como política pública?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Da Constituição de 1988.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	A rotina dos serviços às vezes extrapola e, geralmente, é solicitada pelos próprios usuários, não sendo identificada, inicialmente, pelo profissional ou pela instituição. A rotina é alterada por uma demanda:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Manifestada.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Aprender as várias expressões da questão social, projetar e propor formas de resistência e defesa da vida, construir respostas para as demandas, são novas formas de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Enfrentamento da questão social.
	
	
	
Pergunta 4
	
	As bases teórico-metodológicas são recursos que o assistente social aciona para:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Exercer o seu trabalho.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	O Estado se retraiu na prestação de serviços básicos, devido ao enxugamento de suas responsabilidades, expandindo o terceiro setor, por meio de organizações não governamentais que acabam assumindo o papel do Estado. Que medidas provocaram a retração e o enxugamento de suas responsabilidades?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Medidas neoliberais.
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	O assistente social pode participar da prestação de serviços sociais, redistribuição de riqueza via política pública etc. Essa perspectiva acontece na prestação de serviço:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
No setor público – Estado.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	O atual projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro tem a peculiaridade de se afirmar articulado ao processo de construção de uma contra hegemonia, pois faz a defesa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
De uma sociedade justa, democrática e igualitária.
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	O profissional de Serviço Social deve estar comprometido com sua profissão e com o usuário. Cabe ao assistente social dar respostas além do:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Imediatismo.
	
	
	
Pergunta 9
	
	O usuário quando procura um serviço apresenta uma demanda material e/ou social. Frente a isso, o profissional deve trabalhar pautado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
No código de ética profissional.
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	Uma nova forma de gestão da questão social que na linha de desinstitucionalização se volta para o empenho da população na participação dos serviços prestados pelo Estado, podemos entender como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Terceirização dos serviços.
	
	
	
Pergunta 1- UNIDADE II
	
	
	
	A utilização e/ou aplicabilidade da análise custobenefício pode darse nos três setores (primeiro, segundo ou terceiro setor) e, em qualquer um deles, a função é conseguir o maior grau de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Eficiência e rentabilidade.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Complete corretamente a frase abaixo. De acordo com Worthen (2004), _________________ é fundamental para a avaliação e os métodos que os avaliadores usam para coletar informações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A coleta de dados.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Complete corretamente a frase abaixo. Segundo Armani (2006, p. 58), ______________ “são conceituados como [...] um instrumento de medição usado para indicar mudanças na realidade social que nos interessa. Ele é uma ‘régua’ ou um padrão que nos ajuda a medir, avaliar ou demonstrar variações em alguma dimensão da realidade relevante para os objetivos de um determinado projeto. Eles fornecem evidências concretas do andamento das atividades, do alcance dos resultados e da realização dos objetivos de um projeto”.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Indicadores.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Complete corretamente a frase: A avaliação __________________ é muito rica, pois busca ser uma avaliação capaz de apreender o pluralismo social e perseguir dois objetivos centrais: incorporar os sujeitos implicados nas ações e desencadear um processo de aprendizagem social. Esse tipo de avaliação não se limita a conhecer informações e opiniões da coletividade envolvida nas redes, mas, por meio do ato do debate, da diversidade de opiniões, de valores e de expectativas, os sujeitos tornamse partícipes da avaliação e comprometidos com a ação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Participativa.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	No campo filosófico e ideológico, o autor House citado por Worthen et al. (2004, p. 107) classifica as abordagens da avaliação em duas categorias: objetivismo e subjetivismo. No campo das preferências metodológicas e ações práticas, destacam-se as avaliações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Qualitativa e quantitativa.
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	O marco lógico é um recurso para o planejamento e para a gestão de projetos, que facilita:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
O processo de avaliação.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	Quando se fala em avaliação em função dos destinatários, que autores elencam três destinatários que demandam informações diferenciadas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Cohen e Franco.
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	Quando um projeto, em sua execução, foi capaz de alcançar os objetivos e as metas propostas e o quanto foi capaz de cumprir os resultados previstos, dizemos que teve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Eficácia.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 9
	
	
	
	Que objetivo expressa o propósito geral do projeto, deixando claro a partir de que perspectiva ele se desenvolverá?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Objetivo geral.
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	Um projeto envolve fases em seu processo de desenvolvimento. Qual é a fase que mostra o momento em que avaliadores selecionam, entre o leque de perguntas, as mais críticas a serem tratadas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Fase convergente.
UNIDADE III
PPergunta 1
	
	
	
	A interdisciplinaridade entre a Psicologia Social e o Serviço Social acontece com frequência e muito sucesso na área:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Da saúde mental.
	
	
	
PPergunta 2
	
	
	
	Complete corretamente a frase abaixo.
Temos, no Justintime, a eliminação da demarcação de tarefas, forma empregada no modelo _________________, que se caracterizava pelo alto grau de especialização, tornando o trabalhador apenas um cumpridor de tarefas e, com isso, à medida que a sua atividade se encerrava, o seu envolvimento com a linha de produção também diminuía; com a eliminação de tarefas, seu envolvimento nas etapas da produção se ampliava.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Fordista.
	
	
	
PPergunta 3
	
	
	
	Complete corretamente a frase abaixo. Se fossemos realizar uma leitura do processo produtivo da sociedade no final do século XX, iríamos perceber como o trabalhador teve redimensionada a sua importância dentro da cadeia produtiva. Além de todo avanço tecnológico que redesenhou a cadeia produtiva, _____________________ também colocou na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A terceirização da mão de obra.
	
	
	
PPergunta 4
	
	No cenário mundial contemporâneo, as inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural trazem novas formas de relação entre mercados e instituições, organizações e sociedades.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.