Buscar

simulado 2015 macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Macroeconomia
Disserte sobre os temas de estudo da macroeconomia.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
O que significa dizer que a taxa de juros reflete o custo de oportunidade da retenção de moeda?
Significa que se os indivíduos retiverem moeda, deixarão de ganhar o rendimento dos títulos que são determinados pela taxa de juros.
Uma curva com inclinação positiva como a curva da oferta demonstra:
uma relação direta entre a quantidade e o preço
Em macroeconomia, o equilíbrio é definido no ponto onde _________________________________
Despesa agregada é igual ao produto agregado.
A respeito da teoria de Keynes para uma economia fechada e com governo, leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa correta. I - Se for, por exemplo, a propensão marginal a consumir igual a 0,7, então para cada aumento de Y (produto), o aumento de C (consumo) será sempre 70% daquele aumento, ou seja, apenas uma parte dele. Com isso, os aumentos de C serão cada vez menores e os de Y também, até que os aumentos de ambos cessarão. II - Se for, por exemplo, a propensão marginal a poupar igual a 0,3, então para cada aumento de Y (produto), o aumento de S (poupança) será sempre 30% daquele aumento, isto é, apenas uma parte dele. Com isso, os aumentos de S serão cada vez maiores em função das elevações do consumo (C). III - Um aumento do consumo (C), gera um aumento na mesma proporção na poupança (S), dados o crescimento em rendimento decrescente do produto (Y) da economia do país.
I e II são verdadeiras e III é falsa.
Sobre o modelo keynesiano simplificado, seguem afirmações: I. Os salários reais não sofrem modificações quando ocorrem variações de preços. II. A curva de oferta agregada é positivamente inclinada porque os produtores são sensíveis a mudanças de preços. III. Os salários reais se alteram se ocorrerem deslocamentos da demanda agregada. Assinale a única opção correta:
As afirmações II e III são verdadeiras.
No modelo keynesiano, para o produto estar em equilíbrio, é preciso que seja igual à demanda agregada, vale dizer Y = DA = C+I+G. Neste sentido (assinalando a afirmativa correta):
C (consumo) tem uma parte dele que diz respeito à propensão marginal a consumir que depende da renda da economia.
Em uma economia aberta com Governo o cálculo do PIB / Demanda Agregada pode ser expresso pela seguinte fórmula:
 (consumo + investimento + gastos do governo + exportações - importações) Y = C + I + G + X - M
Uma política fiscal expansiva pelo modelo de keynesiano (assinalando a afirmativa correta):
Acontece, por exemplo, na medida em que os gastos públicos aumentam
Para o modelo keynesiano simplificado (assinalando a afirmativa correta):
Menor a propensão marginal a tributar, maior a renda disponível
Se houver inovação tecnológica na economia, o que ocorreria com a demanda de trabalho?
A maior inclinação da função de produção aumenta a produtividade marginal da mão-de-obra e portanto aumenta a demanda de trabalho
Suponha a população em Brasilandia é dividida em dois grupos. Embora os dois grupos tenham quantidades iguais de pessoas, o mais rico (Grupo A) perfaz 60% de renda total e o mais pobre, o Grupo B, 40%. A economia é representada pelas seguintes equações. Md = 5Y - 100i Ms = 8000 I = 600 - 20i CA = 120 + ca(YA - TA), onde YA=0.6Y CB = 80+cb(YB - TB), onde YB=0.4Y C = CA + CB G = 600 a) Assumindo que ca = cb = 0.5 e TA = TB= 200, expresse o a equação de equilíbrio para o mercado de bens e para o mercado financeiro. b) Calcule o valor do orçamento fiscal (T-G).
a) Equilíbrio no mercado de bens e serviços: Z= CA + CB + I + G assim, Z = Y= 2400 - 40i Equilíbrio no mercado financeiro: Md = Ms, Y =20i+1600 b) Orçamento Fiscal TA + TB - G = 400-600 = -200
Das considerações abaixo sobre o modelo Keynesiano Simplificado, é correto afirmar que:
A Propensão Marginal a Consumir (PMgC) pode variar entre 0 e 1.
Uma política fiscal expansiva pelo modelo de keynesiano (assinalando a afirmativa correta):
Acontece, por exemplo, na medida em que os gastos públicos aumentam
Em relação à teoria quantitativa da moeda:
É uma teoria da determinação do nível geral dos preços pela oferta da moeda
Tendo como base a teoria clássica em economia, pode-se concluir que em um país cujo governo eleve a oferta de moeda o efeito será de crescimento do (a):
inflação.
Os efeitos da moeda na economia são um tema-chave na Teoria Clássica, segundo a qual a política monetária:
expansionista não estimula a produção do país.
De acordo com a teoria dos clássicos:
O desemprego voluntário significa que um trabalhador só não tem emprego se não quiser aceitar o salário vigente no mercado de trabalho.
A afirmação que é compatível com os pressupostos da teoria clássica é:
Todas as empresas utilizam os fatores de produção em sua máxima disponibilidade; assim, a economia de um país só cresce se houver aumento na quantidade dos fatores.
Segundo a teoria clássica (marcando a afirmativa correta), dada a produção das empresas a curto prazo:
Maior produtividade marginal e média, menor o custo marginal e médio.
Discuta a afirmação a seguir, explicando se é verdadeira ou falsa: "Para os clássicos, o gasto do governo tem papel fundamental na economia, influenciando para que o produto atinja o pleno emprego".
Falso, pois para os clássicos é o mercado quem regula a economia, e há uma tendência natural de que esta atinja o pleno emprego.
O que significa dizer que a taxa de juros reflete o custo de oportunidade da retenção de moeda?
Significa que se os indivíduos retiverem moeda, deixarão de ganhar o rendimento dos títulos que são determinados pela taxa de juros.
Pela economia clássica (assinalando a alternativa correta):
A economia de um dado país deveria estar livre das intervenções do governo.
Dada uma interseção entre as curvas de oferta e de demanda no mercado de trabalho, leia atentamente as proposições a seguir e assinale a afirmativa correta. I - Se o nível de emprego não é tão alto quanto desejam os trabalhadores, pois na medida em que os salários forem se reduzindo, muitos trabalhadores vão desistindo de se ofertar, mas muitos empregadores estarão aparecendo, aumentando a quantidade demandada de mão de obra. II - Uma possibilidade de aumento do nível de emprego na economia consiste no aumento da demanda por mão de obra por parte dos empregadores. Teremos então o deslocamento para a direita da curva de demanda por trabalho que mostra que para o mesmo nível de salário anterior a demanda por trabalhadores é maior que a oferta. III - Os empregadores estarão dispostos a contratar mais mão de obra na medida em que haja queda do salário nominal e aumento do salário real dos trabalhadores ao longo de um dado tempo de contratação.
I e II são verdadeiras e III é falsa.
Pela teoria clássica, no que diz respeito à produção total da economia, esta depende diretamente das quantidades de capital e de mão de obra empregadas na economia, supondo-se a tecnologia e a população total constantes no período. Neste sentido, no curto prazo (assinalando a afirmativa correta):
O estoque de capital é fixo e a produção varia unicamente com as alterações da quantidade de mão de obra empregada.
Leia atentamente as alternativas abaixo que se referem ao produto, aos fatores e agentes de produção e aos rendimentos das famílias e marque a ERRADA.
O valor total da produção de bens e serviços de um determinado país (ou de uma determinadaeconomia) é obtido pelo somatório dos preços divididos pelas quantidades comercializadas.
Analise as preposições abaixo e assinale a CORRETA.
I - As firmas produzem bens e serviços para serem vendidos para as famílias e para tal precisam adquirir insumos, dentre os quais se destaca o trabalho.
II - A remuneração do trabalho são os salários, a da terra/recursos naturais são os aluguéis e a do capital, os lucros.
III - Pode-se considerar também que além dos lucros, o capital ainda recebe juros, para cobrir o custo de oportunidade do dinheiro investido na empresa.
I, II e III são verdadeiras
Leia atentamente as considerações abaixo e marque a alternativa correta.
I - Os fatores de produção (da economia de um país) para produzir bens e serviços são os recursos empregados pelas empresas (dos setores primário, secundário e terciário), definidos como inputs, e que são combinados ao longo de seus processos de produção a fim de obter os produtos (outputs), que consistem em uma ampla gama de bens e serviços cuja finalidade é o de atender as necessidades da sociedade (ou do país).
II - O Sistema econômico diz respeito ao conjunto de relações básicas, técnicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade (ou de um país) capitalista e que condicionam o sentido geral de suas decisões fundamentais, assim como as práticas predominantes em suas atividades.
III - As famílias, na visão macroeconômica, são considerados os agentes econômicos definidos como unidades produtoras de bens e serviços contratantes dos recursos (ou fatores) de produção em um dado país.
I e II são verdadeiras e III é falsa
Na análise macroeconômica, o Governo:
Compreende, no âmbito da administração pública, a União, Estados e Municípios.
Salários, aluguéis, juros e lucros compõem (marcando a afirmativa correta):
A renda das famílias

Outros materiais