Buscar

ATPS Recursos Humano.docx

Prévia do material em texto

MARCIO JOSÉ PAZ LOPES RA: 366547
 NEANDRO SANTOS DE OLIVEIRA RA: 390579 
 JEAN MICHEL SOARES DA SILVA R.A391437
ATPS
Nova Iguaçu, 2014.
RESUMO
Este relatório terá como base a Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais, baseado também no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin “Tempos Modernos”, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. Nossa primeira etapa será Introdução à moderna Gestão de pessoas.
Os funcionários passam parte de suas vidas exercendo suas funções em organizações e são totalmente dependentes delas para sua sustentação pessoal e profissional. Já as organizações são dependentes dos colaboradores para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.
INTRODUÇÃO
Nos tempos modernos, os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá como pode. Em algumas organizações os colaboradores são vistos como desenvolvedores de conhecimento.
O processo de Gestão de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.
Alguns processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje está em praticas de organização onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.
Os colaboradores, no contexto organização, estão tendo que aprender rapidamente e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente, por essa gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.
DESAFIO 
Este trabalho consiste em abordar a importância Gestão de Pessoas nas organizações, interação entre pessoas, sejam elas em ideias ou de relacionamentos, estruturas, interações objetivas, a dinâmica do mercado de trabalho, recrutamento e seleção, processo de aplicar pessoas os desenhos de cargo e avaliação de desempenho.
2-Gestão de Pessoas
Associar as habilidades e métodos, políticas técnicas e praticas definida, com objetivo de administrar o comportamento interno nas organizações.
ETAPA 01
Passo 1 (Equipe)
Reunir-se com sua equipe e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais, para isso, pesquisar em livros na biblioteca da Faculdade e ler:
1. As definições disponíveis em:<http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-de-pessoas-presentation>. Acesso em: 09 abr. 2012.
2. O Resumo da Introdução à Moderna Gestão de Pessoas. Disponível em:
<https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: 09 abr. 2012..
Passo 2 (Aluno)
Assistir atentamente ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936 Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. Ler também o contexto histórico do filme Tempos Modernos disponível em: <https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoOAqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 09 abr. 2012.
Passo 3 (Equipe)
Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas, com no máximo, 2 páginas. Entregar ao professor da disciplina.
Relatório
De inicio, definição do assunto: Gestão de pessoas - “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)
Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro.
Porem a prioridade era recuperar a economia
abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.
Já o processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.
Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha.
Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer. O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indústria funcionando.
ETAPA 02
Passo 1 (Equipe)
Ler junto com sua equipe o artigo Recrutamento e Seleção de Pessoal: o que a
Análise do Comportamento tem a dizer? Disponível em
<https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MDA0LTllMDgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=en>. Acesso em: 09 abr. 2012.
Passo 1 (Equipe)
Identificar uma organização na qual a equipe de trabalho possa desenvolver a atividade proposta. Como sugestão, a organização escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe. Fazer o primeiro contato para buscar a autorização da empresa.
Passo 2(Equipe)
Elaborar um questionário diretivo e aplicar ao Gestor a fim de identificar qual é o modelo de Gestão que é utilizada na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores. Para entender melhor sobre o modelo de Avaliação de Desempenho ler o artigo O que é Avaliação de Desempenho. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00ZDgyLWE4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en>. Acesso em: 09 abr. 2012.
Passo 3 (Equipe)
Elaborar um relatório, a partir de todas as informações, com um breve levantamento do histórico da empresa (nome, localização, segmento em que atua, porte/tamanho, missão e valores, o público-alvo, quantidade de funcionários e nome e cargo do contato que respondeu às perguntas). Máximo 5 páginas (Fonte Arial ou Times, corpo 12, espaçamento simples). Entregar para seu professor.
Etapa 3
Descrição da Empresa
O Mcdonalds é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo. Presente em 119 países através de operações
próprias ou franquias, a marca atende diariamente a mais de 64 milhões de clientes, que fazem suas refeições em mais de 33 mil restaurantes.
Desde agosto de 2007, após uma mudança estratégica da companhia, a licença exclusiva para operar a marca McDonald’s na América Latina foi concedida a Arcos Dourados, uma empresa de capital 100% latino-americano, que assim se tornou a maior franquia da marca em todo o mundo e a maior operadora de restaurantesda América Latina. Essa mudança trouxe maiores desafios e mais investimentos para expansão da rede. A Arcos Dourados fechou o ano de 2011 como uma das 5 maiores empregadoras da América Latina, com mais de 86 mil funcionários diretos, e operando mais de 4 mil pontos de vendas, em 20 países (Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Thomas, Saint Croix, Trinadad y Tobago, Uruguai e Venezuela).
Em 2011 a Arcos Dourados atingiu o maior faturamento anual obtido pela marca Mcdonalds desde que foi aberto o primeiro restaurante latino-americano em Porto Rico, há 42 anos. As vendas líquidas superaram os US$ 3,65 bilhões, atendendo a mais de 4 milhões de clientes por dia. Com esse resultado, a Arcos Dourados consolidou-se, como uma das 100 maiores empresas privadas da América Latina já em seu primeiro ano de operação.
O Brasil é um mercado estratégico para a empresa, pois representa quase 50% de suas vendas. A Arcos Dourados Brasil obteve em 2011 um faturamento de R$ 1,9 bilhões com mais de
1.400 pontos de vendas distribuídos por 24 estados.
A Arcos Dourados ocupa o posto de um dos maiores empregadores também no Brasil, com mais de 50 mil funcionários, que atendem diariamente a mais de 1,6 milhão de clientes. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado por conta dos 30 anos de operação da marca Mcdonalds no Brasil, esse contingente corresponde a quase 4% do total de funcionários com carteira assinada de todo o setor de alimentação do Brasil. O mesmo estudo ressalta que os empregos da Arcos Dourados são totalmente formais, diferentemente do universo do setor brasileiro de alimentação, no qual 54% dos empregos não têm registro em carteira.
Por ter cerca de 90% de seu quadro de funcionários formado por jovens (mais de 35 mil), a Arcos Dourados é considerada a maior empregadora de jovens do Brasil. E a maioria deles vive sua primeira experiência profissional na empresa. Não é por acaso que a Arcos Dourados é hoje um reconhecido núcleo de formação profissional, no qual os jovens são expostos a atividades educativas, visando à qualificação técnica, ao senso de comprometimento com o negócio e a valores como espírito de equipe e responsabilidade social.
Não é por acaso que o Mcdonalds é hoje um reconhecido núcleo de formação profissional, no qual os jovens são expostos a atividades educativas, visando à qualificação técnica, ao senso de comprometimento com o negócio e a valores como espírito de equipe e responsabilidade social.
Os sanduíches, acompanhamentos, saladas, bebidas,
sobremesas e itens de cafeteria que compõem a linha de produtos do McDonald's são reconhecidos internacionalmente pelo característico padrão de qualidade da marca.
Dos ingredientes rigorosamente selecionados à rapidez e à cortesia no atendimento, da limpeza das instalações aos cuidados com a decoração do ambiente, tudo é concebido para proporcionar uma refeição saborosa, nutritiva e, em todos os sentidos, agradável.
Nossa Entrevistada foi Amanda Martinelli que é Assistente Administrativa de uma das quatro Regionais que o Mcdonald possui, cuidando de 135 restaurantes do interior de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Processo de seleção:
Etapa 4
Para uma boa seleção devemos seguir passo a passo para a escolha de um bom candidato, os principais itens a serem observados são:
* Nível de escolaridade: cursando o 2º grau ou curso superior (de preferência escolas próximas ao restaurante);
* Alistamento militar para homens: não poderá estar completando 18 anos neste ano, pois estará sujeito ao cumprimento do serviço militar;
* Idade: entre 16 e 22 anos, maiores de 18 anos, para trabalhar no período noturno e entre 14 e 16 anos na condição de Jovem aprendiz;
* Distância da residência: 2 conduções por dia (ida e volta);
* INSS: o candidato não deverá estar afastado pelo INSS;
* Registro: poderá estar registrado em outro emprego, desde que a jornada de trabalho seja compatível com a jornada no McDonald´s e desde que a soma de ambas não ultrapasse 8 horas diárias.
Existe um sistema na
empresa chamado SHRMS (STORE-HUMAN-RESOURCES-MANAGEMENTE-SYSTEM) aonde os dados dos candidatos selecionados são lançados, no sistema o candidato pode estar como: ativo, recusado ou não enviado, o selecionador deve se atentar a esses status, pois todos deverão aparecer como “ativos”, caso contrário os documentos enviados para PWC não foram aceitos e deverão ser analisados novamente.
Na organização existe um calendário de admissão, que são chamados de janela de contratação, cada “leva” de funcionários tem sua janela certa para a entrada nos restaurantes se os mesmos forem lançados no sistema fora dessas “janelas” não serão aceitos pela PWC (Preço).
Como toda organização o Mcdonalds também possui sua listagem de documentos, segue alguns solicitados para seleção:
* Carteira Profissional (registro da empresa);
* Ficha de Solicitação de Emprego devidamente preenchida;
* Comprovante de conta corrente autenticado ou extrato bancário para depósito de salário: deverá obter na agência mais próxima de sua residência. Os documentos necessários para abertura de conta são:
* RG, CPF próprio, Comprovante de residência, carta de apresentação.
* Fotos 3x4 (fichas de registro);
* Cópia simples:
* RG (requisito legal);
* CPF (requisito legal);
* Título de eleitor (maior de 18 anos);
* Carteira de reservista (maior de 18 anos);
* PIS (somente para quem já trabalhou com registro);
* Comprovante de residência (requisito básico);
* Certidão de Nascimento ou Casamento (requisito legal);
*
Certidão de nascimento do(s) dependente(s) - (salário família);
* Carteira de vacinação dos filhos – (salário família);
* Comprovante de escolaridade (requisito básico);
* Formulário de solicitação do vale-transporte: preenchimento/ assinatura do responsável, se for menor (requisito legal);
O formulário de OVT deve ser preenchimento corretamente com todas as informações de: dados do funcionário, Tipo de vale, Quantidade diária, Valor unitário, Código do percurso, Valor total gasto por dia, Local e data, Assinatura do funcionário, Assinatura do responsável, em caso de menor de idade, Carimbo e assinatura do gerente / consultor responsável.
Na OVT não podem constar rasuras
Caso, o funcionário não seja optante de VT, deverá preencher a OVT e assinalar a opção de Não Optante.
Lembramos que essa documentação deve constar no prontuário do funcionário para eventuais fiscalizações que possam ocorrer.
* Exame médico adimensional: deverá ser realizado na clínica médica do trabalho disponibilizado pela empresa – O exame deve ser realizado ANTES de enviar a admissão eletronicamente pelo Portal.
O Restaurante é responsável pela guarda de todos os documentos solicitados, realização do exame médico adimensional e o correto preenchimento da Opção de Vale Transporte.
No final do processo de Admissão os itens mais importantes a serem verificados são:
* Digitação Completa dos Dados;
* Exame Médico Realizado;
* Número de documentos – RG, CPF, etc;
* Conta Corrente;
* Vale Transporte;
* Dependentes;
* Pensão
Alimentícia;
* Acompanhamento / Monitoramento.
Nesta empresa o esse processo de desempenho é feito em três fases. Na primeira o funcionário se auto-avalia dando pesos de 01 à 05 para cada item que a empresa mostra referente ao seu trabalho na organização.
Na segunda fase o seu gestor mais próximo confirma ou reajusta as resposta junto com o funcionário, tentando mostrar a ele o que realmente cada item pesa em sua avaliação (em muitos casos, chega a ser uma avaliação que ajuda tanto no lado profissional quanto no lado pessoal do colaborador).
E na terceira e ultima fase, ambos enviam para o DAP (Departamento de Pessoal) aonde é feito uma segunda avaliação baseado nos resultados que o restaurante ou o escritório estão mostrando, são lançados os pesos no sistema HRP e gerado os valores de seu desempenho.
Como nosso próprio entrevistadonos disse, esse processo dentro do McDonalds é muito demorado e detalhado para que ninguém seja prejudicado, portanto é muito complicado explicar com detalhes o processo desta operação.
CONCLUSÃO
Podemos perceber que os processos de gestão evoluíram muito, hoje a organização preza pelo funcionário e lhes proporciona benefícios para que os mesmos permaneçam com suas atividades, sendo desenvolvidas com a melhor qualidade.
Vimos também que o processo de Gestão de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança,
saúde, bem estar, etc. Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdepend

Continue navegando