Buscar

dto coisas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características do desdobramento da posse
O novo código civil estabeleceu a possibilidade de o possuidor direto defender a posse contra o possuidor indireto e vice versa possibilidade que não existia no código anterior.
Dependência da posse direta 
Relata que a posse indireta pressupõem a existência da direta pois não pode existir posse indireta sem a direta. Já Miranda com um outro posicionamento diz que isso não existe pois na relação em que o possuidor direto morre e o herdeiro é menor passa a ter a posse indireta do bem.
Existência de relação jurídica e derivação da posse
No tópico anterior falava da relação de dependência entre possuidor direto e indireto, mas não seria correto pois como se pode notar já é quebrada no quesito do nascituro do seus direitos. Isso então acaba com a relação da dependência, mas não com o fato de o desdobramento ser valido ou não como na Alemanha que não o existe seria como a posse do ladrão aqui o desdobramento não teria validade a posse é de um só apenas.
Mas a caracterização da sua invalidade não seria a melhor solução em virtude do locatário, porém em alguns pontos específicos ela poderia ser invalidada. Isso traz a questão que na relação de locação o locatário sabe da sua subordinação com o proprietário (possuidor direto) e que só esse pode penhorar sua propriedade. 
Então o desdobramento da posse da posse deve existir pois é necessário mas poderia existir som a relação de dependência do possuidor direto e do indireto.
Transitoriedade da relação possessória
O novo código civil brasileiro não prevê o tempo do desdobramento mas como ele deve existir se traz no contrato de aluguel se fosse caracterizado que o desdobramento da posse só existiria na relação de locação não se teria mais a usucapião.
Pretensão à restituição
A pretensão a restituição existe pois quando se contrata o aluguel se tem a intenção de restituir a coisa embora é aplicada a tudo mas não deveria por causa se o bem foi adquirido por posse originaria daí a coisa deveria apenas ser considerada como devolução e não restituição.
A organização vertical- o desdobramento e os degraus da posse
 O desdobramento da posse surgiu naturalmente um nosso código com a necessidade de subdividir a posse em degraus Gondim neto defende que a posse direta tem só um degrau e a indireta que possui vários.
Proteção possessória do possuidor direto e indireto 
Com a previsão do desdobramento da posse trouxe diversos direitos o do possuidor indireto que seria obvio pois é o proprietário mas para o possuidor indireto que pode proteger a posse tanto contra terceiros e contra o possuidor indireto.
Proteção externa- relação com terceiros 
Bom ambos os possuidores tanto o direto quanto o direto tem proteção da posse mas o direto pode ter um pouco de dificuldade pois nem sempre ela é pacifica. Mas a defesa pelo possuidor indireto é facultativa mas no direto Alemão não se considera isso algo vantajoso pois o indireto nunca defendo um ponto autônomo ele acaba indo a favor o direto, entretanto caso se ache um problema na posse do possuidor direto o indireto poderá usar e ai sim ter uma causa autônoma para defender sua posse.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes