Buscar

RESPOSTAS: Av1 - Contabilidade Aplicada À Administração

Prévia do material em texto

Av1 - Administração - Contabilidade Aplicada À Administração
1) De Acordo com nosso texto apresentado na web-aula I, a contabilidade passou por vários períodos de evolução coincidindo com a evolução da própria sociedade. Foram várias escolas que pensaram e discutiram a contabilidade, sendo que a primeira escola desenvolvida no século XV que deu início à contabilidade moderna foi:
Alternativas:
a) Escola modernista de contabilidade.
b) Escola contista.
c) Escola patrimonialista.
d) Escola personalista.
2) Em 1926, na Itália, através da obra de Vicenzo Masi (Ragioneria Generale), foi criada a Escola Patrimonialista, que tinha por objetivo destacar o patrimônio da entidade como aspecto mais importante ao seu desenvolvimento, sendo a escrituração apenas uma ferramenta do processo contábil. Esse estudo dividiu-se em três fases, sendo:
Alternativas:
a) A revelação patrimonial, as demonstrações financeiras e a escrituração patrimonial.
b) Os mecanismos de controle patrimonial, as demonstrações financeiras e as variações patrimoniais.
c) A estática, a dinâmica e a revelação patrimonial.
d) A estática, a dinâmica e a revelação patrimonial.
3) A finalidade da Contabilidade é fazer o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins.
Em relação à finalidade das atividades econômicas que envolvem o exercício da atividade contábil, é correto dizer que:
Alternativas:
a) As atividades com finalidade lucrativa são o objeto da contabilidade. As entidades sem fins lucrativos podem manter controles não contábeis de seu patrimônio sendo dispensável a contabilidade.
b) As atividades sem finalidade lucrativa são o objeto da contabilidade. As entidades com fins lucrativos podem manter controles contábeis de seu patrimônio, porém é dispensável a contabilidade.
c) A contabilidade não está focada nas atividades econômicas uma vez que o controle patrimonial é feito a partir do registro dos atos administrativos que não implicam em variações patrimoniais.
d) As atividades com finalidade lucrativa bem como as que possuem caráter social, por envolverem patrimônio à disposição dessas atividades, necessitam de uma contabilidade eficaz como mecanismo registro e controle patrimonial.
4) As atividades com finalidade lucrativa bem como as que possuem caráter social, por envolverem patrimônio à disposição dessas atividades, necessitam de uma contabilidade eficaz como mecanismo registro e controle patrimonial.
Alternativas:
a) As atividades com finalidade lucrativa bem como as que possuem caráter social, por envolverem patrimônio à disposição dessas atividades, necessitam de uma contabilidade eficaz como mecanismo registro e controle patrimonial.
b) Os interesses do governo que regula a atividade contábil.
c) As normas da Comissão de Valores Mobiliários que regula as atividades de qualquer tipo de empresas.
d) Os usuários da informação contábil que as utiliza em função da necessidade de tomada de decisões.
5) De acordo com os vários conceitos trabalhados em nossa web-aula a contabilidade possui um objeto – o patrimônio – bem como finalidades voltadas para o controle patrimonial. A partir de seu objeto e suas finalidades é correto afirmar que:
Alternativas:
a) A contabilidade é uma ciência que contempla a finalidade de controle patrimonial das entidades enquanto também estuda o patrimônio a partir de conteúdos advindos de importantes ramos do conhecimento humano.
b) A Contabilidade é considerada uma metodologia de gestão organizacional e embora não seja considerada uma ciência, estuda o patrimônio das entidades.
c) A contabilidade é considerada um sistema de informações e por isso não contempla elementos que possam permitir sua classificação como ciência.
d) A contabilidade é uma ciência em si mesma, ou seja, não envolve conhecimentos de outras áreas uma vez que já possui um escopo de teorias suficientemente elaborado com base nas descobertas da área.

Outros materiais