Buscar

Educação ambiental lll

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Profº Rubens Menha
 Educador Físico
CREF 025714/G-SP
*
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
Vamos conhecer um pouco da cronologia do termo e da temática na agenda global 
1948: Surgem os primeiros registros da utilização do termo Educação Ambiental num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris, França. 
*
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
1972: Conferência de Estocolmo, Suécia, inserção da temática da Educação Ambiental na agenda internacional. 
1975: O Programa Internacional de Educação Ambiental em Belgrado, Sérvia. 
1977: Conferência Intergovernamental de Estocolmo, Suécia. 
*
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
1992: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92) – onde foi elaborado o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. 
*
Mas afinal, como podemos entender a educação ambiental nos dias de hoje? 
			Atualmente não é possível entender a 			Educação Ambiental no singular, como um 			único modelo alternativo de educação que 			simplesmente complementa uma 				educação convencional. 
	A nossa educação carece de profissionais e práticas que direcionem o ser humano para maior valorização e respeito ao meio ambiente. 
*
Neste viés, as práticas pedagógicas discutidas por Sauvé (1997) 
*
	A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco 92, ocorrida no Brasil, na Cidade do Rio de Janeiro. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer e refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não- governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. 
*
Declaração universal dos direitos à prática dos esportes na natureza 
No sentido dos praticantes dos esportes na natureza, segundo Tubino (2007), assumem esses princípios devendo jurar respeito a esta declaração, seguindo-a com cidadania e ética. 
Observamos assim, que esse caminho sugerido vai oferecer a harmonia entre os seres humanos, a cultura e o meio ambiente, produzindo a SUSTENTABILIDADE tão almejada por todos aqueles que lutam pelo equilíbrio ecológico do nosso planeta .
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais