Buscar

Resumo do Filme Capitalismo Uma história de amor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo do filme: O Filme Documentário Capitalismo: Uma história de amor
O Filme Documentário Capitalismo: Uma história de amor, do ano de 2009, dirigido e escrito por Michael Moore, retrata a crise financeira americana, na transição do governo de George W. Bush para o atual presidente americano, Barack Obama. A história traz reflexões sobre o que é o capitalismo e, principalmente, as suas consequências, também como o sistema que visa o lucro pode fazer diversas alterações em uma sociedade.
No trecho do filme: “isso é o capitalismo, ele toma e dá, toma mais do que dá”, diz um dos personagens. Durante as gravações do documentário se ouviu muitos relatos de homens e mulheres insatisfeitos com esse sistema, e a crise instalada. Muitas famílias tiveram que deixar suas casas por não ter condições de pagar. Sendo que elas viviam o idealizado “sonho americano”, naquele momento apenas uma utopia para a maior nação mundial. 
O filme relata que os capitalistas usam o poder e permitem que as pessoas passem por situações humilhantes, como no caso da cidade de Wilkes-Barre, Pensilvânia, onde o reformatório juvenil foi privatizado e jovens passaram a ser presos por razões absurdas e ficarem mais tempo do que o previsto, pois o reformatório recebia do governo para isso. Lá um juiz condenava os jovens, isso sem motivos reais, pois era subornado para condenar cada vez mais. 
Muitos outros exemplos foram mostrados, Michael Moore conduz seu documentário até chegar à crise imobiliária norte-americana. As empresas faliram e foram socorridas pelo governo norte-americano. Porém, milhares de pessoas que perderem suas casas, seus empregos não foram socorridas pelo governo capitalista. Ocorreram protestos nas ruas, nas empresas, como no caso dos funcionários de uma empresa que foram demitidos sem aviso prévio, chamando a atenção da imprensa e do governo. 
Em uma fala do filme um dos personagens diz “um sistema que enriquece poucos, a custa de muito, o capitalismo é um mal e você não pode controlar o mal, você tem que substituir pelo que é bom”. Então, as eleições chegaram nos Estados Unidos da América e trouxeram uma nova esperança , Barack Obama. O escritor mostra no filme, fazendo de Obama um herói para o povo americano, assim como fez com Roosevelt. As pessoas acreditaram em Obama e em suas promessas de reerguer a nação. 
Portanto, Moore aborda que o sistema capitalista é contraditório. É um filme que nos faz refletir sobre como somos manipulados na esperança de enriquecimento e prosperidade, e com o consumismo exagerado, aumentando a riqueza de poucos, e a crescente pobreza da maioria, privilegiado assim um grupo reduzido de pessoas.

Outros materiais