Buscar

A ZUMBILÂNDIA É AQUI MESS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ZUMBILÂNDIA É AQUI MESS...
			Weber Abrahão Júnior*
					advocaciaweber@gmail.com
Deu em todos os media, há duas semanas. Após consulta de um cidadão, o City Council de uma cidade inglesa chamada Bristol resolveu divulgar informações, sob a forma de panfletos, de como devem se portar os cidadãos da cidade em caso de um ataque de mortos-vivos (ou desmortos, zumbis, ou outra denominação equivalente).
Outra cidade inglesa, Leicester, também recebeu uma consulta de um cidadão preocupado com as providências que o poder público local poderia tomar em caso de uma ataque dessa moçada descerebrada e sedenta de sangue. Segundo informações da BBC (British Broadcasting Corporation), o cidadão preocupado assim se manifestou: 
"Os senhores poderiam, por favor, me informar quais as medidas adotadas em caso de uma invasão de zumbis? Tendo visto vários filmes, está claro que as preparações para um evento deste são falhas, e as prefeituras do reino deveriam se precaver. Por favor, forneçam qualquer informação que vocês possuam".
A Câmara de Bristol então divulgou um folheto explicando como reagir em caso de ocorrência de zumbis:
“1) Tente desconectar o tronco encefálico do resto do corpo por meio de decapitação;
2) Evite contato desprotegido;
3) Não se aproxime, a menos que esteja adequadamente armado. Zumbis são extremamente agressivos.”
Em nosso modesto entendimento, seriam necessários outros esclarecimentos:
a) Esses procedimentos seriam aplicáveis a todo e qualquer tipo de zumbi? Dos Palmares, por exemplo, não deveria ter tratamento diferenciado, por ser rei? 
b) Se zumbis originados por desastre nuclear em usinas de propriedade privada, a responsabilidade pelos eventuais danos causados seria solidária ou concorrente?
c) Se derivados de pesquisas militares, caberia ação de regresso contra os cientistas responsáveis?
d) Parece-me que o autor do folheto confundiu os monstros: decapitação só elimina definitivamente vampiros, mas não mortos-vivos. Ele não deve ter assistido aos filmes do George Romero e nem acompanhou a série de quadrinhos Zumbis Marvel. O que funciona mesmo contra desmortos é tiro na cabeça!
e) Contato desprotegido refere-se a que tipo de contato? Essa é uma recomendação genérica para evitar contágio em relação a uma gama diversa de doenças infecto-contagiosas. Quem falou que “zumbisismo” é doença?
f) Quem quer se aproximar de zumbis e com qual finalidade? Na extensa iconografia dos monstros, charme e malemolência são atributos de vampiros, começando com o Drácula de Bram Stoker até chegarmos aos deprimidos e existencialistas vampiros de “Crepúsculo”. Ninguém em sã consciência aproximar-se-ia (gostaram da mesóclise?) de um zumbi, diga-se de passagem ...
Enfim, e justificando o título do artigo, a zumbilândia é aqui mesmo por vários motivos: políticos embalsamados que não desgrudam do poder e de suas benesses, e que teimam em permanecer na vida pública, tornando-a privada (essa é do avô dos “cassetas”, o Sr. Aparício Torelli, o Barão de Itararé); burocratas de todos os níveis e matizes, que teimam em amarrar o serviço para justificar salários e interesses privatistas; e etc., para não delongar demais o assunto.
*advogado militante, fã de Bram Stoker e George Romero, leitor de quadrinhos e desconfiado de zumbis corados, que respiram e agem como vampiros...

Outros materiais