Buscar

DESAFIO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESAFIO COLABORATIVO 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
FECHAR
Fórum de Discussão – Unidade I
A educação entre os gregos na antiguidade foi algo extremamente valorizado, no entanto, a absorção de conhecimentos era apenas uma parte do processo educacional. A educação física também fazia parte do ideal de cidadãos que viveriam nas cidades gregas. O filme disponível no link abaixo tem como tema central as olimpíadas na Grécia antiga, a partir das reflexões despertadas no conteúdo de nossa unidade e no filme, fale sobre a importância de uma formação integral (intelectual e física) para a cultura grega na antiguidade.
https://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE
A Grécia antiga é considerada o berço da civilização ocidental, mas a história nos relata fatos curiosos a respeito do tratamento para com as crianças naquela época que, na concepção atual, não era nada civilizado, havendo casos até de violência sexual para com os pequenos gregos. A infância era considerada apenas um período de passagem, e as crianças vistas como seres demasiadamente frágeis e suscetíveis ao insucesso quanto a sobrevivência. Sendo assim, pouco se preocupava com sua educação e com aspectos afetivos para com eles.
Na Grécia antiga, antes da escrita, a educação era ministrada pelas famílias, dentro dos padrões de tradição e religião das mesmas e conforme a região de domicílio, o objetivo educacional era a formação integral do indivíduo (corpo e espírito). As poucas escolas existentes eram destinadas as classes nobres e ricas da sociedade e sua principal intenção era a formação esportiva e militar, deixando a formação intelectual em segundo plano, e por esse motivo o ensino das letras e dos cálculos demorou a ser difundido naquela cultura.
Contudo, mesmo retratanto alguns aspectos negativos, não podemos negar que foi na Grécia antiga que surgiram os primeiros traços educacionais da história da humanidade. A educação era intencionalmente para o preparo militar ou esportivo, mas dependendo do local e a época o interesse era o debate intelectual. Com o surgimento dos pensadores gregos, os filósofos, a espiritualidade também tornou-se foco no processo educativo. 
Portanto, verificamos no aspecto da educação da Grécia antiga a preocupação com a formação integral do cidadão, enquanto um ser livre e isso se trata de um pensamento bastante contemporâneo, o acesso da educação é hoje visto como ferramenta libertadora, através do conhecimento o homem torna-se autor de sua própria autonomia do ponto de vista político e social.
Finalmente, concluo que apesar da evolução nos processos educacionais da atualidade, das ferramentas tecnológicas de última geração e dos diversos sistemas organizacionais disponíveis, é inegável que a educação grega buscava a formação de seres sábios e, ao mesmo tempo, saudáveis, dá para comparar com o processo educacional em vigor no Brasil?
Fontes consultadas:
http://www.pedagogia.com.br/historia/grego.php
https://www.webartigos.com/artigos/principais-aspectos-da-educacao-na-grecia-antiga/136662
https://jus.com.br/artigos/22050/o-retorno-curricular-da-educacao-brasileira-aos-ensinamentos-da-grecia-antiga

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais