A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade Diagnóstica 03

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Diagnóstica 03				TODAS OK AVA
1) As autoras Bastos e Ferreira (2016, p.122) conceituam paradigma como "um modelo ou padrão que serve para orientar o desenvolvimento de algo. Na ciência, é uma teoria originada de uma pesquisa que servirá de modelo para outras pesquisas".Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados a seguir e suas definições:
1 - Positivismo.
II - Estruturalismo.
III - Materialismo dialético.
( ) Esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade.
( ) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas.
( ) Nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As alternativas 3, 2, 1 estão corretas.
b) As alternativas 2, 1, 3 estão corretas.
c) As alternativas 3, 1, 2 estão corretas.
d) As alternativas 2, 3, 1 estão corretas.
e) As alternativas 1, 2, 3 estão corretas.
2) A pesquisa qualitativa vem ganhando grande destaque nas pesquisas sociais, embora ainda não seja reconhecida por muitos teóricos. A questão da subjetividade é colocada como um dos aspectos problemáticos desse tipo de abordagem. Com relação à subjetividade nas pesquisas qualitativas, é verdadeiro afirmar:
I - O mais adequado é que o pesquisador não utilize os aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. Assim, o melhor é utilizar esse aspecto como complementação.
II - A subjetividade ganha destaque porque nem sempre a quantificação pode apreender a dinâmica presente na vida cotidiana, cenário dos fenômenos sociais.
III - A subjetividade se refere à compreensão detalhada dos significados e características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade.
IV - A objetividade apresentada por meio de diagramas e gráficos é o único meio de demonstrar uma verdade científica.
Assinale as alternativas corretas: 
Alternativas:
a) As alternativas II, III e IV estão corretas.
b) As alternativas I e III estão corretas.
c) As alternativas I e IV estão corretas.
d) As alternativas II e III estão corretas.
e) As alternativas I e II estão corretas.
3) Quanto à pesquisa, uma de suas formas mais frequentes é a pesquisa bibliográfica. Sua importância está no fato de não ser apenas um tipo de pesquisa definido para que um tema seja estudado, visto que a pesquisa bibliográfica também se apresenta como pré-requisito para a realização de todos os tipos de pesquisa. Com relação à pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:
I - Ela se serve de produções teóricas existentes sobre determinado assunto.
II - Para sua realização, há a necessidade da seleção e leitura do material, cabendo anotações e fichamentos.
III - A leitura destinada à elaboração de um trabalho científico tem características diferentes daquela que se faz em relação a um romance, por exemplo.
IV - Documentos obtidos em arquivos públicos representam um tipo de fonte bibliográfica.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As alternativas I e II estão corretas.
b) As alternativas I, II e III estão corretas.
c) As alternativas I e III estão corretas.
d) As alternativas II e IV estão corretas.
e) As alternativas III e IV estão corretas.
4) O Projeto de Pesquisa "é um documento elaborado para nortear o trabalho de investigação, podendo ser compreendido como um planejamento que visa organizar as etapas desse processo para garantir a viabilidade do estudo. Portanto, o projeto é um documento que precisa seguir um determinado roteiro e regras de organização. Existe uma norma específica para nortear a apresentação do projeto, a NBR 15287 (2005), porém antes é preciso planejá-lo" BASTOS e FERREIRA (2016, p.131). O Projeto de Pesquisa deve ser estruturado em três partes: elementos pré-textual, textual e pós-textual. Assinale a alternativa que apresenta os elementos textuais do projeto de pesquisa.
BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: Elementos do projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
Alternativas:
a) Capa, folha de rosto, sumário e listas, justificativa, objetivos.
b) Referências, anexos, apêndices e glossário, anexo, justificativa.
c) Introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma.
d) Capa, folha de rosto, introdução e justificativa, referências, epígrafe.
e) Introdução, problema da pesquisa, objetivos, metodologia e referências.