Buscar

TOPOGRAFIA RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A TOPOGRAFIA APLICADA NA ENGENHARIA CIVIL
Deisiane Santos das Neves
Graduando(a) do Semestre 9° do Curso de Engenharia Civil – Faculdade Regional de Alagoinhas –UNIRB, 2018
Resumo
O presente trabalho tem como tema topografia aplicada na Engenharia Civil. E tem como principal objetivo demonstrar a importância da topografia na construção civil e suas aplicações. Apenas o levantamento topográfico é capaz de nos fornecer valores de distâncias e ângulos horizontais e verticais com exatidão. Podendo caracterizar imperfeições ou planicidade do terreno que se vai inserir a construção. As dificuldades ou impossibilidades de obtenção de distâncias por medidas diretas, pode-se conseguir indiretamente, a utilização de uma solução matemática, onde os valores angulares e lineares necessários são obtidos pelos equipamentos e métodos topográficos. Os conceitos obtidos para o presente trabalho foram observados através de revisão bibliográfica, focando os conceitos da topografia que afetam diretamente a engenharia civil, bem como as suas aplicações e parâmetros que são levantados. 
Palavras-chave: Engenharia Civil. Medidas. Topografia.
Abstract
The present work has applied topography in Civil Engineering. And its main objective is to demonstrate the importance of topography in civil construction and its applications. Only the topographic survey is capable of providing accurate horizontal and vertical values ​​of distances and angles. Being able to characterize imperfections or flatness of the land that will be inserted the construction. The difficulties or impossibilities of obtaining distances by direct measurements can be achieved indirectly, the use of a mathematical solution, where the required angular and linear values ​​are obtained by topographic equipment and methods. The concepts obtained for the present work were observed through a bibliographic review, focusing on topography concepts that directly affect civil engineering, as well as its applications and parameters that are raised.
Key-words: Civil Engineering. Measures. Topography 
 
Introdução
A utilização da topografia se aplica em vários contexto na engenharia civil, desde a obtenção de plantas com curvas de nível, indispensável para a elaboração de qualquer projeto. Um bom levantamento topográfico resulta numa maior e mais precisa gama de informações essenciais ao projeto. Segundo Borges (1977), dentro da engenharia civil a topografia se destaca para projetos de edificações e barragens, visando o controle da prumada, nivelamento e alinhamento da construção. Além de estudos para construção de estradas, sejam elas rodovias ou ferrovias, onde o levantamento topográfico será a base para o anteprojeto, a fim de delimitar o traçado geométrico e a distribuição de terras entre cortes e aterros por meio de um planejamento de terraplanagem. 
A topografia adota em seus levantamentos regras e princípios matemáticos que permitem obter a representação gráfica, descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, desníveis, acidentes geográficos. Assim, estas regras e princípios estabelecem os métodos gerais de levantamentos topográficos que relacionam entre si medidas e ângulos e distâncias, com o propósito de definir, com o rigor exigido, a representação pretendida. 
 A construção de qualquer obra depende de um bom levantamento topográfico, pois este influenciará nas medidas de planejamento e execução a serem tomadas pelo responsável técnico.
 
Levantamento topográfico em construção
Objetivos
O presente resumo tem como principal objetivo demonstrar a importância da topografia na Engenharia civil e suas aplicações para garantir o perfeito alinhamento, enquadramento e prumada das construções civil. 
Metodologia
Cordine (2007), dentre os diversos métodos topográficos, os das coordenadas retangulares e o das irradiações são os mais indicados para o levantamento dos detalhes, enquanto o método do caminhamento e o das intersecções servem ao levantamento do conjunto. De todos, o que oferece maior é o da triangulação, por isso é sempre recomendado para o levantamento do conjunto, pelas vantagem que oferecem na fixação mais rigorosa das posições dos vários pontos dentro da área representada. 
Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros, podemos citar os seguintes serviços: demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento dos pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, etc.
 Na Topografia em geral, existe um imenso leque, basicamente todo o trabalho realizado na construção civil necessita de topografia, o principal limitador deste trabalho é o tempo, condições climáticas e equipamentos inadequados ou ultrapassados.
Resultados
A topografia se faz presente durante todas as etapas do processo construtivo desde o projeto até finalização. Daí sua vital importância agregada ao custo benefício já que a topografia consome entre 5% a 7% dos gastos da fase de projeto. Com efeito, desde edifícios e obras viárias a sistemas de água e saneamento, planejamento urbanístico e paisagístico, entre outros, todos se desenvolvem em função do terreno sobre o qual assentam pelo que é fundamental o conhecimento pormenorizado desse mesmo terreno, tanto na fase do projeto, como na sua execução. É na Topografia que se encontram os métodos e os instrumentos que permitem esse conhecimento e asseguram uma correta implantação da obra (BORGES, 1977). 
A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra. 
Não se pode confundir topografia com geodésia, pois enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, de 25 a 30 quilômetros de raio, a
Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções (BORGES, 1977).
Genericamente, o objetivo da Topografia é a obtenção da planta topográfica. Para tal, entretanto, é necessário a media de distância e ângulos. Necessário se faz, também, a determinação da orientação e de coordenadas topográficas (X, Y) de pontos, além da adoção de um sistema de projeção.
 Este trabalho buscou analisar o quanto a Topografia é importante para a Engenharia Civil o levantamento planialtimétrico para se conhecer o modelo original do terreno, com o levantamento planialtimétrico em mãos o projetista tem perfis longitudinais e seções transversais precisas, representativas e de fácil visualização ajudando na avaliação não somente do preço, se o projeto será viável financeiramente.
Considerações Finais 
 A primeira coisa que um Engenheiro precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informações sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra - árvores, lagos, antigas pavimentações etc. - ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros. 
 Quem fornece esses dados é o Topógrafo, profissional responsável por fazer o levantamento dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles, assim como a variação de cotas no local.
 Essa primeira planta (chamada de planta topográfica) é fornecida ao projetista que poderá, então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras de terraplanagem, fundações, paredes, etc.Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o Topógrafo também atua na execução e no acompanhamento da obra, verificando se a execução está bem alinhada e posicionada, por exemplo. Ele ainda pode trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas.
Referências 
BORGES, A. C. Topografia. São Paulo: Edgar Blücher, 1977.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman,
2005.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 13.133. Execução de
levantamentos topográficos. Rio de janeiro, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3. ed. São Paulo:
Atlas, 1991.
MORAIS, R. V. Análise de uma metodologia simplificada para o transporte de
coordenadas no sistema UTM num cadastro técnico urbano através da avaliação do
erro de fechamento de poligonais. Diponível em: <https://www.ufpe.br/cgtg/
ISIMGEO/CD/html/geodesia/Artigos/G006.pdf>. Acesso em: 15 set. 2014.

Continue navegando