Buscar

Temas dos Principais Livros de Euclides da Cunha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Temas dos Principais Livros de Euclides da Cunha:
Os Sertões (1902): O livro, na primeira parte “A Terra”, faz menção aos aspectos físicos da região sertaneja, o relevo, o solo, fauna, flora e o clima que tem principal característica a seca que atinge profundamente o sertanejo. Em “O Homem” o autor analisa o sertanejo como uma pessoa forte que da em sua aparência de ser uma pessoa fraca. Em “A luta” Euclides analisa como “militar” (que ele era) os últimos dias da caída de canudos.
Peru versus Bolívia (1907): É um livro em que o autor fala do que ele observou em sua viagem ao Rio Purus, um dos principais rios do amazonas, onde ele viajou como chefe da comissão de reconhecimento. Nesse livro ele relata das condições dos seringueiros falando que eles são um caso raro, porque essas pessoas trabalham para virar escravos, acumulando cada vez mais dividas que eram impossíveis de pagar com os seus salários.
Observação: Euclides escreveu muitos outros textos antes do livro “Os Sertões” alguns outros entre 1902 e 1907 (também sobre a Amazônia), e ainda depois de 1907 foi assassinado em 1909 não podendo assim terminar outras obras que ainda estava fazendo (ainda sobre a Amazônia).
Poesias: Euclides também escreveu poesias em que ele fala sobre canudos, o e sertanejo.
Sites: http://www.youtube.com/watch?v=EZBheOCfRDA
	http://www.casaeuclidiana.org.br/semana/conferencia.asp
E o livro da BARSA.

Outros materiais