Portifolio Individual Cosmotec
13 pág.

Portifolio Individual Cosmotec


DisciplinaGestão do Conhecimento1.546 materiais8.531 seguidores
Pré-visualização3 páginas
e desbravador de seus diretores, aliado as gestão de suas competências individuais e grupais, seu planejamento de carreira e a bela organização estrutural bem definida em suas gestões de conhecimento, o que tem proporcionado a empresa qualidade na prestação de serviços, o crescimento no segmentos de distribuição de matérias primas e a qualidades em seus produtos de fabricação própria. Traz alinhado a toda essa evolução a satisfação de seus colaboradores e a oportunidade de estarem em pleno desenvolvimento pessoal, pois tem tido um suporte pela empresa, fazendo com que cresçam profissionalmente e permaneçam vinculados a mesma instituição o que garante uma boa remuneração não precisando trocar de empresa. Por outro lado, a Cosmotec se matem líder no mercado e ampliando seus produtos e mercados.
Assim vamos identificar como funciona o seu plano de carreira, que fazem com que haja pouca rotatividade na empresa.
Qual foi a contribuição real do empreendedorismo de seus sócios para que ela realmente fosse criada.
Como é feita sua gestão de competências e como desenvolve-se uso do CHA para se recrutar seus colaboradores.
DESENVOLVIMENTO
Os valores corporativos da Cosmotec são bem claros, fortes com publicações e praticados diariamente por seus fundadores e gestores, são eles: 
\u201cHonestidade e transparência nas relações com colaboradores, fornecedores e clientes.
Inovar sempre.
Espírito de equipe e respeito ao próximo, independente de cargos e posições.
Agilidade e busca constante de excelência no atendimento aos clientes.
Responsabilidade social e ambiental visando ao bem da sociedade.
Melhoria contínua em todas as ações da empresa.
Compromisso com os resultados para garantir o crescimento sustentável. \u201d
Os valores de uma empresa são responsáveis pela sua organização, pois são eles que uma convivência harmoniosa e duradoura, fazem com que seus colaboradores possam respeitar a si e a seus superiores sem hierarquia, mas exatamente como pessoas, sem desigualdades. São esses valores que fazem com que a gestão de competências tenha uma importância tão explicita na Cosmotec, a honestidade e a transparência influenciam diretamente nas atitudes de colaborador, fortalecem a valorização da verdade faz com que todos possam agir com mais naturalidade e confiança o que traz o sentimento de segurança emocional. O espirito de equipe e respeito ao próximo são fundamentais para a boa convivência, pois traz para o dia a dia o desejo de fazer sempre o melhor, induz cada colaborador a oferecer o melhor de si para o grupo, é o sentimento de bem-estar coletivo. Quanto a agilidade e busca por excelência é a necessidade constante de buscar conhecimento e ir mais além, é socializar todos eles com a equipe, isso traz reconhecimento, maturidade e crescimento da organização que pode assim estar agregando uma fonte a mais de informações. A responsabilidade social e ambiental faz com que não esqueçamos que há um mundo ao nosso redor, que por mais que se passe a maior parte do tempo em um ambiente de trabalho, nos faz querer ter outro mundo que nos receba e que nos traga um bem-estar, mas nossas atitudes e comportamentos de trabalho são responsáveis pela sua sobrevivência, no entanto não nos esquecer que é dele que vem toda a matéria prima que nos fazem criar e produzir os bens que facilitam nosso dia a dia. Esse é o compromisso dos valores com a gestão de competências, fazer com que todos da instituição possam viver harmoniosamente entre si, suas criações e seu ambiente.
Um empreendimento como o da Cosmotec tem se transformado e se adaptado a muitas mudanças do mercado, mesmo sendo uma empresa experiente é preciso ter competência para se manter firme nesse cenário tão instável que a globalização apresenta, mas os seus sócios Marly e Luciano devem manter em constante renovação são suas competências de comunicação e liderança. A comunicação porque transmite toda a essência e valores da Cosmotec, é através da transmissão de informações, dos conhecimentos, do saber ouvir, do feedback que seus colaboradores vão estar continuamente acreditando e vivenciando os valores da empresa. A comunicação alimenta a alma do negócio, identifica suas necessidades, traz à tona os anseios de cada um, o desejo de seus idealizadores de ser um grande negócio, o prazer de seus colaboradores de fazerem parte dele e a satisfação de seus clientes com os resultados. Outra competência é a Liderança, pois o líder tem o poder do sobrenatural, os valores que norteiam a organização da Cosmotec precisam ter credibilidade real, ou seja, tem que ser vivido no dia a dia e não há outro colaborador que possa difundi-lo tão bem quanto um líder. Ele faz com que os outros não vejam a empresa apenas como necessária, pois há muitas outras no mercado igual a ela, ele precisa crê que ela é fundamental para ele, que ela é a melhor para ele. A competência de líder vai imortalizar em cada colaborador o prazer de fazer parte da Família Cosmotec, porque ele acredita e convence a todos que a mesma é a melhor do mercado.
A Cosmotec tem uma gestão de pessoas baseada em seus valores, são eles que fazem com que a empresa tenha uma base sólida quanto ao sucesso. Esse s fatores fazem com que todos os conhecimentos adquiridos pelos seus colaboradores sejam valorizados, através da gestão por conhecimento incentivando através da oferta de oportunidades o desenvolvimento valorizando suas competências com promoções de cargos e salários.
Para preservar a alma de sucesso da empresa foi criado um manual de integração que visa deixar claro para todos como aqui se age e interage, tirando as dúvidas e os maus comportamentos. De fato o manual é um grande aliado para o programa de integração e faz com que todos possam estar descobrindo onde podem estar colaborando, readequando ou até mesmo não se enquadrando nos padrões da empresa, mantendo assim um perfil único e harmonioso interno e o respeito externo, todos precisamos de regras para organizarem nossas vidas e para uma empresa elas são fundamentais, o manual de integração é uma forma de manter e perpetuar os valores que fazem a empresa ter sucesso e longevidade nesse novo cenário do mercado mundial.
A história de Marly e Luciano são muito parecidas, são um grade exemplo do conceito de empreendedorismo, ambos de famílias de imigrantes viram seus pais estarem em constantes investimentos afim de estabilização para criar e dar melhores condições de vida para seus filhos, Justificando a frase \u201coutro detalhe comum é o espirito empreendedor dos pais\u201d A família de Marly era japonesa e vieram para o Brasil trabalhar no campo em fazendas quase como semiescravos, mas conseguiram fugir e seu pai tornou-se tintureiro e com este ofício educou seus cinco filhos. A família de Luciano por sua vez tem origem italiana, seu pai desenvolveu vários negócios como processar arroz, padaria, fabrica de rodinhos até então se fixar com uma marcenaria. Os filhos não poderiam fugir dos estilos educacionais dos pais, o exemplo sempre foi o maior modificador de comportamentos do ser Humano.
Mas para todo grande empreendimento não basta e empreendedor é preciso que se tenha o mínimo de realidade e para que a Comotec chegasse até aqui foram precisos alguns improvisos, um dos primeiros foi a criação da fábrica no apartamento no pequeno apartamento no bairro da liberdade em são Paulo, onde juntamente com as sócias m feitas e amigas Luiza Takako Inada e Lu Hui Tzu investiram na compra de uma batedeira de bolos da marca Arno, que veio a ser o misturador de matérias primas, eis o segundo improviso. E as formulações eram feitas em três versões, para cabelos normais, secos e oleosos e como terceiro improviso temos a embalagem que era gravada e fornecida pelo cunhado que conhecia como silk screnn que é uma técnica de impressão bem simples onde a tinta é vazada em uma tela de nylon pelo processo de fotosensibilidade. Mas foram tantos os improvisos que um não tanto importante temos que citar, pois provavelmente