Buscar

TRABALHO GERENCIAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gerenciamento Orçamentário
Universidade Estácio de Sá 
Curso: Administração
Professor: Hamiltom
 
___________________________________________________________________
São João de Meriti 
 2018
RESUMO
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NAS EMPRESAS
Este trabalho aborda um instrumento fundamental de controladoria e gestão financeira para o processo de planejamento, avaliação e controle das atividades empresariais: O orçamento.
A grande vantagem do processo orçamentário é obrigar a empresa e, conseqüentemente, seus gestores a trabalharem sempre em perspectivas de futuros. O plano orçamentário resume todas as atividades futuras da empresa no modelo das demonstrações financeiras, mensurando economicamente os planos operacionais e permitindo com isso, um controle antecedente de todas as suas atividades. A empresa vista como um sistema aberto possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se interrelacionam buscando atingir a eficácia.
Tendo sido definido os princípios, a empresa passará a delinear sua estrutura organizacional coerentemente com seu processo de decisão. Para avaliarmos o desempenho dos gestores acreditamos que a empresa deva ser dividida em áreas de responsabilidade. E de acordo com a necessidade, subdivididas em unidades de acumulação (centro de custos, resultados e investimentos).
INTRODUÇÃO 
 
O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa. 
Uma das desvantagens do orçamento empresarial é a geração de custos em todas as suas etapas e, por isso, é necessário que a organização tenha clareza dos seus objetivos e envolvimento, desde a alta direção até a área operacional. Ressalte-se que para o orçamento possa ser bem acompanhado, necessário se faz que os dados sejam constantemente atualizados e comentados, exigindo, consequentemente, mais esforço dos colaboradores, o que por sua vez pode gerar indiferença para aqueles que não compreendem a sua importância. 
Um dos pontos mais importantes do orçamento empresarial é a previsão de vendas, que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamente deve ser cuidadosamente levantado se a empresa tem uma capacidade produtiva que atenda às suas metas de vendas, analisado se a mão-de-obra está qualificada para atingir a produtividade na qualidade pretendida e, por fim, se a estrutura administrativa da organização é adequada ao atendimento da demanda. Já externamente deve se examinar a concorrência, detalhando as suas forças e fraquezas competitivas, o comportamento das políticas econômicas e o seu impacto sobre o consumo e ainda acompanhar atentamente a legislação, para identificar novas oportunidades e promover mudanças amparadas nos aspectos legais. Sendo assim, o controle será a peça fundamental para a retro alimentação do sistema, possibilitando ao administrador financeiro tomar decisões alinhadas ao planejamento estratégico, sendo fundamental para o sucesso destas decisões, o entendimento e o comprometimento de todos os colaboradores.
Orçamento Empresarial 
Razão social: Companhia de Bebidas Brasil Ltda
Nome Fantasia: Refrigerantes Brasileirinho
Ramo de atividade: Bebidas
MISSÃO:
Tudo o que fazemos é inspirado pela nossa missão permanente:
Para atualizar o Mundo em corpo, mente e espírito.
Para inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e nossas ações.
Para criar valor e fazer a diferença todos os lugares que se envolver.
VISÃO:
Para alcançar o crescimento sustentável, nós estabelecemos uma visão com metas claras.
Lucro: Maximizar retorno aos acionistas, enquanto ser consciente das nossas
responsabilidades globais.
Pessoas: Ser um ótimo lugar para trabalhar onde as pessoas são inspirados a ser o melhor que pode ser.
Portfólio:Trazendo para o mundo um portfólio de marcas de bebidas que antecipe e satisfaça os desejos e necessidades dos povos.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Unir esforços para construir um futuro melhor, potenciar o talento coletivo, agir com transparência, ser responsável, estar comprometido com o coração e com a mente, contar com uma vasta gama de marcas e ser tão inclusivo quanto elas, procurar a constantemente a excelência.
PERSPECTIVA FINANCEIRA
O Planejamento Financeiro tem como objetivo auxiliar a criar uma estratégia precisa para acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma empresa ajudando a arquitetar um orçamento empresarial para a conquista de etapas importantes. .A Refrigerantes Brasileirinho, fabricante e distribuidora de refrigerantes e água, a maior franquia da Companhia de Bebidas Brasil Ltda em volume de vendas, já tinha uma Solução de Planejamento Financeiro quando chamou a CTI Global. A empresa precisava que esse sistema fosse além, que tivesse um maior nível de detalhe e maior poder de análise de informações, permitindo fazer simulações de cenários consistentes e de forma ágil, uma necessidade típica do mercado brasileiro.
PERSPECTIVA DE CLIENTES
No caso das organizações privadas, esta perspectiva avalia a capacidade de gestão de clientes nos segmentos de mercado em que a organização opera, bem como as medidas de êxito nesses segmentos. A forma de manter e aumentar a participação no mercado é conseguir manter os clientes existentes e procurar atrair novos clientes. O comportamento dos clientes é demasiado complexo para que se possa compreender bem o processo de decisão de compra, mas é fundamental que as empresas tenham como referência a satisfação do cliente.
A premissa fundamental em relação aos clientes, baseia-se no correto conhecimento, compreensão e interpretação daquilo a que os clientes dão realmente importância. Para tal, é necessário manter um canal de comunicação direto com os clientes, de forma a aferir as suas necessidades, sensibilidades, gostos, valorização da marca, qualidade apreendida no produto ou serviço, nível de satisfação? (através de inquéritos).
PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS
Os indicadores mais utilizados nesta perspectiva serão, por exemplo, a capacidade de produção (em horas); número de novos produtos produzidos; número de novos serviços prestados; número de novas patentes; tempo de desenvolvimento de novos produtos; volume de produção; número de não conformidades (produtos defeituosos); percentagem de não conformidades face ao total da produção; tempo de produção; tempo médio de atendimento; tempo de entrega; tempo gasto para substituir produtos defeituosos; vendas de novos produtos face ao total de vendas; prazos de pagamento; etC. 
PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO
A  maior fonte de aprendizagem e crescimento organizacional são as pessoas, pelo que as organizações devem ser capazes de captar os recursos que necessitam, formar os seus recursos em conformidade com os objetivos estratégicos e operacionais que pretendem alcançar, motivá-los, retê-los, e aumentar a sua produtividade.
Os indicadores mais utilizados são, por exemplo, o número de horas de formação por recurso; grau de satisfação dos colaboradores; número de certificações obtidas; taxa de absentismo; taxa de rotação de pessoal; taxa de retenção de pessoal; VAB por recurso; número de novas competências captadas; percentagem de funcionários com prémio de desempenho; etc.
4

Outros materiais