Buscar

Saúde Mental e Transtorno Mental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Saúde Mental e Transtorno Mental
Prof.ª Luciana Marinho
Conceito de Saúde Mental e Transtorno Mental
Conceito de Saúde Mental e Transtorno Mental
Saúde mental
Compreensão de si e do outro
Abertura para a experiência e mudanças
Fluidez das emoções
Transtorno mental
Comprometimento das funções mentais superiores (linguagem, pensamento, memória, sensação, percepção, emoção, atenção)
Comprometimento da vida diária (familiar, profissional, social em geral)
Personalidade
“Totalidade relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, sob condições normais”. (KAPLAN e SADOCK)
“É a organização dinâmica, dentro do indivíduo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam seus ajustamentos únicos no ambiente.” (CAMPBELL; HALL; LINDZEY)
Características da Personalidade
“Os comportamentos típicos, estáveis, persistentes que formam o padrão por meio do qual o indivíduo se comporta em suas relações, nas mais diversas situações do convívio social.” FIORELLI e MANGINI, p. 98)
Emocionalmente estáveis
Emocionalmente instáveis
Transtornos de Personalidade
“Padrões de comportamentos profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais.” (KAPLAN e SADOCK)
Sofrimento subjetivo, comprometimento da vida social, perda da capacidade de adaptação.
Transtornos de Personalidade
Paranóide • Dependente •Esquizóide
De evitação • Emocionalmente instável
Histriônica
Transtornos de Personalidade Antissoacial
DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
Característica essencial: padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta. Sinônimos: psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade dissoacial.
Falha na formação do superego, ou seja, dos valores sociais, éticos, morais. Mecanismos de defesa mais utilizados: racionalização e projeção.
Insensibilidade em relação aos outros, ambição, crueldade, ausência de sentimentos de culpa, de remorso, de empatia, reduzida tolerância à frustração, ação e reação violentas e gratuitas.
Transtornos de Personalidade Antissoacial
Psicopatia X Psicose; imputabilidade X inimputabilidade
Psicose: perda de contato com a realidade, ausência de visão crítica, delírios, alucinações, pensamento desorganizado, comprometimento da linguagem e da memória (registro e resgate), desorientação temporal e espacial.
Funcional
Orgânica
Tenho força. Mas sou frágil 
e delicado como cada um que tem 
o sentimentode vida.
Rodrigo de Souza Leão
Ser sadio existencialmente consiste tanto em se abrir às próprias possibilidades, como em aceitar e enfrentar os paradoxos e restrições da existência. A saúde existencial está profundamente relacionada ao modo como conseguimos estabelecer articulações eficientes entre a amplitude e as restrições de nosso modo de existir.
FORGHIERI
Eu sou esquizofrênico. Tento em vão começar essa história. Apago, deleto, digito palavras a mais. Acho-me um idiota. Se houvesse no mundo tantos idiotas como eu, o mundo seria uma idiotice tão grande quanto revelar que sou esquizofrênico quando não sei ao certo o que sou. Quando também não gosto de definir em uma palavra o que sou. Se o que sou é uma palavra só, é tão pouco. Gostaria de ser milhões de coisas. É reducionista ser uma coisa só... Eu sou o que sou.
Rodrigo de Souza Leão, “O Esquizóide, coração na boca”
No canto escuro do quarto, que é onde só vão os ratos. Sou podre. Porco. Imundo. Sou selvagem.
Era um porco. Suíno. Sujo... Mas um dia, sem dúvida, ia criar alguma espécie de biodegradado,remover minhas impurezas e ficar limpinho. Limpo por fora. Por dentro estaria sempre com aquelas marcas que os animais deixam, das mordidas. Com os hematomas da alma. 
Sentia-me um bicho. 
Rodrigo de Souza Leão, “Todos os cachorros são azuis”
Há um desespero na loucura que me parece incontrolável e o berro talvez seja como dizer eu ainda existo e existe vida em mim. (OE)
Ainda continuo na jaula. A minha boca está fechada com uma mordaça. Meus pés estão presos. (TCA)
Não há nada mais aviltante quanto uma camisa de força. Nela não dá para se mover... Ia comprimido numa camisa de forças. (OE)
Por uma compreensão da Psicose
As obras de cunho autobiográfico de Rodrigo de Souza Leão são não só um testemunho de sua existência, mas também um percurso da transformação dessa existência através do ato de significá-la. A palavra, longe de ser um simples instrumento de comunicação, é constitutiva do sujeito e do mundo. Utilizá-la é uma maneira de agir no mundo, construindo-o, desconstruindo-o, afirmando-o para si e perante o outro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais