Buscar

Atividade contextualizada Tópicos Int. II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Por que é importante tratar das questões da Educação das relações étnico-raciais?  
R= Para que haja uma eliminação do racismo, e para que as diferenças sejam vistas como normais, tendo a consciência do respeito e da valorização daquilo que é diferente.
Por que as ações de racismo institucional, como as encontradas na escola, são prejudiciais para a formação da identidade das crianças?
R= Se a criança constrói sua identidade pessoal e coletivas a partir das interações sociais, as crianças negras que não vêem sua cultura e sua história materializada no espaço escolar através dos livros, cartazes, brinquedos e brincadeiras, passará por um processo de desenraizamento,  como diz o pesquisador d’Adesky (2001), o que provocará grandes marcas na construção de sua própria imagem podendo prejudicar a rota educacional e até mesmo sua vida futura.
Como educar para a eliminação do racismo e para a valorização da diversidade e da diferença?  
R= Investindo em processos de reeducação das relações étnicos raciais.
 
Por que a escola na perspectiva da Educação em direitos Humanos precisa trabalhar para a redução das desigualdades? 
R= Para amenizar os conflitos no cotidiano nas escolas, tendo em vista que a escola é um espaço de circulação de culturas, diferenças e singularidades.
Sugira ações, inclusive, livros de literatura infantil e filmes, que podem contribuir para a valorização da diversidade étnico-racial na sala de aula e que podem trazer para o centro da ação pedagógica a valorização das diferenças. Explique como pode ser feita a abordagem pedagógica a partir desses materiais didáticos. 
R= É preciso conhecer a comunidade na qual a escola está inserida e, considerando esse perfil, adequar a prática pedagógica para atender as necessidades e especificidades de cada grupo, posto que os conhecimentos construídos na escola devem contribuir para a formação do aluno cidadão. Paulo Freire (1983, p. 22).
Alguns livros que valorizam a diversidade étnico-racial: Menina bonita do laço de fita (Texto de Ana Maria Machado e Ilustraçõeso de Claudius. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.), Bruna e a galinha d’Angola. (Texto de Gercilga de Almeida e ilustração de Valéria Saraiva. Rio de Janeiro/RJ: Pallas, 2011.) Os livros citados podem ser trabalhados em rodas de leitura, ou em momentos de socialização, por meio de cartazes e fantoches, trazendo diálogos a respeito do objetivo da conscientização e valorização a respeito das diferenças.
 objetivo é reconhecer a importância da educação em Direitos Humanos e da reeducação das relações étnico-raciais desde a Educação Infantil, caso você precise de ajuda para

Outros materiais